Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 16 de setembro de 2012

Dinossauros Iluzer Art's: obras de arte a preço acessível!

Pycnonemosaurus 
© Patrick Król Padilha
Este post de hoje tem tudo a ver com colecionismo de miniaturas, algo que é meu hobby e uma paixão de muitos anos. No Brasil, como você já deve saber se é um colecionador ávido, não se encontram modelos de qualidade, tanto em questão de estética quanto de acurácia científica.
Poucos são os paleoartistas nacionais que trabalham com modelismo, e os que o fazem cobram preços altíssimos por suas peças, uma vez que são obras de arte originais e únicas. Mas no mundo todo há um mercado razoavelmente grande de réplicas em resina, que disponibiliza ao colecionador uma vasta gama de modelos de alta qualidade. Leia mais no resto do artigo.


Este mercado funciona quase da mesma maneira que se produzem brinquedos, através da cópia de um modelo original para venda, em vez da venda da peça protótipo. Desta maneira o artista mantém seu original, podendo copiar várias vezes para diversos compradores, enviando os kits do modelo ainda desmontados, sem pintura, para que o próprio colecionador faça o acabamento como preferir.
Mas me cabe dar a triste notícia de que no Brasil não se vê tais modelos e mesmo que existissem, não são vendidos a preços acessíveis. Pode-se adquirir os kits online, mas é necessário possuir cartão de crédito internacional e muita paciência, pois tais pedidos levam longos períodos de tempo para ficarem prontos. Os kits mais baratos que se vê na internet hoje em dia passam de 80 dólares. Se contabilizarmos esse valor com o frete internacional que custa caro, impostos de importação, gasto em material como colas, tintas e afins para finalização da peça, o modelo sai caríssimo para os padrões do "paleo-colecionador" brasileiro.
Eu mesmo pensei em comprar peças deste tipo, mas seu preço e necessidade de montagem acabaram por fazer-me desistir da ideia. Muitos não tem nem a habilidade de pintar o modelo, o que é o meu caso, pois o modelo para ficar bom tem que ser bem montado, precisa ser trabalhado por um profissional ou alguém com razoável experiência de pintura e modelagem.
Enfim, com a falta de peças de qualidade a preço acessível o colecionador brasileiro ficava a ver navios... FICAVA! Digo isso destacando o tempo verbal do passado porque este mês tive a feliz notícia de que um grande artista nacional voltou ao mercado de modelos de dinossauros e criaturas extintas, produzindo vários modelos com mais qualidade do que antes.
Quem é leitor antigo do Ikessauro lembra que costumava oferecer "Modelos de Resina" para venda. Pois é, o escultor Ademar Pereira do Nascimento, que fazia cada modelo, voltou à ativa! Entrou em contato comigo para avisar que voltaria a produzir os dinos em resina.
Fiquei contente e ao ver os novos modelos já fiz meu pedido, adquirindo os 4 modelos já disponíveis. A vantagem de ser cliente do Ademar é que suas peças são realistas e os dinos são corretos cientificamente porque o artista é extremamente dedicado à pesquisa e estudo da anatomia do animal, deixando para esculpir o bicho depois de estar certo de que tudo está de acordo com as pesquisas mais recentes.
Os prós não param aqui, pois os modelos tem uma pintura de alto nível, com cores vibrantes e ao mesmo tempo realistas. Padrões incríveis de coloração feitos com tinta boa, tudo aplicado com muita presteza, sem deixar defeitos ou borrões na tinta. E o melhor é que os modelos não ficam grudentos como alguns que se vê por aí, devido à tinta ser meio ruim ou não ser adequada ao tipo de aplicação.
A resina parece ser de boa qualidade, porém, como toda resina é frágil e por isso devo dizer que os modelos do Ademar são coisa de gente grande. Não quero desanimar as crianças, que eu sei formam grande parte dos leitores do Ikessauro, mas estas estatuetas não são brinquedos e sim peças de decoração. São qubráveis, qualquer pressão ou baque pode partir a resina deixado peças ponteagudos ou cortantes. Além disso, apesar de as peças poderem ser coladas facilmente em caso de quebra, é bom evitar o manuseio delas.
Fiquei extremamente satisfeito em adquirir as peças do Ademar, que chegaram há alguns dias. São representações do Carnotaurus e Aucasaurus, dois terópodes argentinos e felizmente um Sacisaurus e um Pycnonemosaurus, espécies brasileiras de dinossauros que até que enfim aparecem em forma de modelos disponíveis ao colecionador.
Aucasaurus
©
Patrick Król Padilha
Sacisaurus
©
Patrick Król Padilha
Carnotaurus
© Patrick Król Padilha
Detalhes do Sacisaurus
© Patrick Król Padilha

Segundo o próprio Ademar já existem cerca de 12 modelos (contando com estes quatro citados) prontos para lançamento. Se tudo der certo ele lançará um por semana, anunciando com fotos e preço no blog dele, que você pode acessar clicando aqui.
Estou ansioso para ver os novos lançamentos, sendo que já fui informado pelo Ademar quais espécies serão. Vou deixar você leitor na expectativa e não vou revelar os novos lançamentos, assim quem quiser ver terá que ficar de olho lá no Iluzer Art's.
Os preços são extremamente atrativos se levarmos em consideração a qualidade do trabalho. Segundo o artista, a produção não vai parar, porém nunca se sabe né. Da última vez houveram problemas que não convém citar aqui, impediram o nosso artista de continuar com esse maravilhoso trabalho.
Detalhes do Aucasaurus
© Patrick Król Padilha
Detalhes do Pycnonemosaurus
© Patrick Król Padilha
Detalhes do Carnotaurus
© Patrick Król Padilha

Compre seus modelos o quanto antes, mande um e-mail pro artista, ele é bem simpático e atencioso e as negociações com ele são muito simples e rápidas. Esse eu recomendo e dou garantia de que é de confiança!

UPDATE
Fotos do Carnotaurus enviado por Marco Antonio Maciel dos Santos


 Adamantisaurus
 
 
 

4 comentários :

Ademar Pereira disse...

Grande Patrick! Fico muito agradecido e "inspirado" a continuar meu trabalho, por essa força e espaço que você me dá aqui no Ikessauro.
E repetindo, não tenho intenção de parar. Ainda que os lançamentos dos novos modelos sofram alguns atrasos, é algo que faço com muito prazer.
Obrigado

Marco Antonio disse...

Que bom, que o Ademar voltou a produzir, desde que o conheci atravez do Ikessauro que compro do ademar, valeu sempre divulgar para outros que querem iniciar uma coleção e realmente Patrick são peças frageis pois são para colecionadores e o acabamento e detalhes são incriveis

Marco Antonio disse...

Oi Patrick!
estou retornando aqui para avisar que meu CARNOTAURO, que encomendei junto ao nosso amigo Ademar, acabou de chegar. Como de costume muito bem ambalado e seguro. Pedi a ele uma cor fora do catalogo que ele tem disponivel e ele conseguiu atingir o que pedi.
Mais uma vez parabens Ademar, e aos que tem duvida, podem comprar que os detalhes estão muito bons e realistas

um abraço, parabéns pelo site e seus conteudos

PS: se tiver como postar uma foto do meu dino aqui no site seria legal

Patrick disse...

Oi Marco
Claro que dá, pode me mandar a foto que eu publico.