Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 24 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SOS FAUNA: Vamos extinguir o tráfico de animais silvestres

Hoje resolvi deixar um post reservado para falar de um assunto que não tem muito a ver com pré-história, mas é muito importante, o combate ao tráfico de animais silvestres no Brasil e no mundo. A SOS Fauna (clique no nome para acessar o site) é uma organização sem fins lucrativos aqui do Brasil que luta há mais de 20 anos contra o tráfico de animais e a sua criação em cativeiro. A SOS Fauna vez um vídeo para mostrar às pessoas como é ficar trancafiado em um espaço muito pequeno sem poder fazer nada para sair. Veja o vídeo e tente se colocar na pele de um animal, fechado em uma gaiola pequena ou numa jaula apertada. Deve ser a coisa mais triste do mundo ficar até o dia da morte olhando a mesma paisagem, comendo e bebendo só o que lhe é fornecido. Diga não ao tráfico de animais, NUNCA VENDA NEM COMPRE ANIMAIS SILVESTRES! E SE VER ALGUÉM COMERCIALIZANDO, DENUNCIE! Precisamos proteger nossa fauna ou em poucos anos os mamíferos, aves e répteis, além de outros animais de todo o mundo, podem estar tão extintos quanto os dinossauros não-avianos!
Veja o vídeo: é muito legal
© SOS Fauna

Nephila jurassica: a maior aranha fóssil já descoberta

O fóssil da Nephila jurassica
© Paul Selden

Se você tem arrepior de pensar em uma aranha enorme, imagine-se encontrando uma aranha de 15 centímetros pendurada numa teia em frente à sua cara! Pois uma aranha dessas viveu no período Jurássico e o fóssil de um exemplar fêmea bem preservado foi encontrado em rochas na China, na vila Daohugou. A nova espécie recebeu o nome de Nephila jurassica e é a mais antiga espécie de seu gênero já encontrada. Saiba mais sobre esse admirável artrópode no resto da postagem.


Esta aranha tinha um corpo que media ao todo uns 5 centímetros sem contar as patas, que eram longas a ponto da aranha medir 15 centímetros. Aranhas do gênero Nephila ainda vivem atualmente em ambientes tropicais e criam lindas teias de fios dourados, que já foram inclusive usados para produzir uma rara seda dourada, para capturar pequenos animais, desde insetos até vertebrados, que para aranhas são presas admiráveis, como morcegos ou pássaros pequenos. Se tiver curiosidade, veja aqui uma notícia de uma aranha Nephila comendo um pássaro na Austrália, com foto e tudo mais.

A descoberta nos mostra que o gênero Nephila é bem mais antigo do que se pensava, pois antes dessa, a mais antiga Nephila encontrada é uma especie de 34 milhões de anos aproximadamente e também que o ambiente dessa criatura, que hoje é mais seco, deveria ser bem mais quente e úmido, mais tropical.
Imagina-se que o macho da espécie, assim como ocorre nas espécies de hoje, era bem menor que a fêmea. Segundo os pesquisadores, as Nephilas devem ter surgido quando os continentes ainda estavam unidos na forma da Pangéia e por isso tem uma vasta distribuição nos mais diversos pontos do planeta atualmente.
Detalhe da perna da N. jurassica mostra os pelos fossilizados
©
Paul Selden

Fonte

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Daemonosaurus chauliodus: animal estravagante, nome mais ainda

Reconstrução do Daemonosaurus
© Jeffrey W. Martz.

Notícia... É, eu sei que faz um bom tempo que não faço isso, mas hoje topei meio sem querer com esta nova espécie de dinossauro anunciada agora a pouco na internet e decidi postar aqui pra você leitor fiel do Blog do Ikessauro. O bicho é feio com certeza, mas interessante. Foi achado no famoso sítio paleontológico de Ghost Ranch (Rancho Fantasma ou Fazenda Fanstasma) no estado do Novo México - Estados Unidos. O nome do animal é ainda mais intrigante, como pode ver no nome dessa postagem, mas se quiser de que período o dino é e o que significa seu nome vai ter de ler o resto da postagem clicando no "Leia Mais" logo abaixo.


O dino, um pequeno terópode, não parece ser um animal que botava medo pelo tamanho, pois não devia ser maior do que 1,5 metro de comprimento, mas era feio e dentuço o suficiente pra botar qualquer um pra correr. Tá, estou brincando, mas que o danado era dentuço era, daí vem parte do nome dele, que foi criado a partir das palavras do grego "daimon" = Espírito do mal + "sauros" = réptil e ainda "chauliodus" = dentes proeminentes ou dentes impressionantes.
Sem dúvida é um dos nomes mais intrigantes e interessantes que já vi dentre os dinossauros: Réptil espírito do mal de dentes impressionantes ou Espírito do mal réptil de dentes proeminentes!
Crânio do Daemonosaurus
© Museu
Nacional de História Natural, Washington, D.C.

O dinossauro era um tipo bem primitivo, datado de 205 milhões de anos, ou seja, Triássico e deveria, pela dentição, ser carnívoro. Mas, afirmou Hans-Dieter Sues, paleontólogo de vertebrados do Museu Nacional de História Natural, que este animal não deve ter dado continuidade a uma linhagem que estendeu-se durante a Era Mesozóica. Em outras palavras, ele era um beco sem saída evolutivo. Não evoluiu pra nada, apenas acabou extinto.
Segundo Sues, o Daemonosaurus foi descoberto em um bloco de rocha retirado de Ghost Ranch e que havia sido emprestado ao Museu Carnegie de História Natural, onde um laboratório havia sido montado em público para que os visitantes pudessem ver os técnicos e voluntários escavando a rocha para remover fósseis de dinossauros. Um dos voluntários foi que encontrou o crânio do Daemonosaurus que foi estudado e nomeado, com um trabalho publicado hoje na Proceedings of the Royal Society B.

Fonte

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Corythosaurus Papo: Verdade ou Farsa?


Hoje recebi aqui no blog um comentário de um visitante perguntando se a Papo, empresa francesa que faz brinquedos, havia lançado ou pretendia lançar um Corythosaurus como parte da linha de dinossauros. A dúvida surgiu porque este visitante havia visto na internet fotos de um suposto Corythosaurus Papo, pintado igual ao do JP3, mas com o corpo igual ao Parassaurolofo da mesma marca. Para saber sobre esse tal Coritossauro e se é original ou falso, leia o resto do post.

Fui investigar e encontrei as fotos que disponibilizo aqui. Infelizmente não sei quem é o autor das imagens nem dono do boneco e por isso não sei a quem dar os créditos das imagens. Se o dono ler isso, por favor, envie um e-mail requisitando que eu insira os créditos das fotos.

O que acontece é este Coritossauro Papo é ao mesmo tempo verdadeiro e falso. Verdadeiro porque existe realmente, não é montagem de imagens. Falso porque não passa de uma modificação, é um custom.

O que é um custom?
Custom vem do inglês, da palavra Customização, que indica modificação, adaptação, personalização de algo através da alteração de suas características originais.

Resumindo, algum colecionador de miniaturas que tem boas habilidades artísticas, comprou um boneco do Parasaurolophus Papo e com cuidado cortou fora a crista do boneco, adicionando em seu local uma crista de Corythosaurus, provavelmente, imagino eu, feita de epóxi ou material de escultura semelhante.
O artista simplesmente esculpiu uma nova crista de formato diferente no corpo do Parassaurolofo e depois de tudo esculpido, detalhado e seco, o modelo todo foi repintado com as cores do Coritossauro de Jurassic Park 3.
Devo admitir que essa customização ficou excelente, parece coisa de alguém que tem boa experiência em modificação de modelos e pintura. Sei isso porque o site que continha imagens dizia que era um custom.
Enfim, a empresa Papo NÃO LANÇOU NENHUM CORYTHOSAURUS... ainda. Espero que um dia façam um bem legal, de preferência em pose diferente dessa. Parabéns ao artista que fez o modelo.




O que o Ikessauro acha de Morde e Assopra

Logo da Novela
© Rede Globo

Hoje decidi fazer um post totalmente pessoal, ou seja, minha opinião aqui é o centro de tudo e não farei aquela compilação básica de dados sobre um animal, nem trago um download pra você leitor. Mas nem por isso o que tenho pra dizer é menos importante, pelo contrário, garanto que você deve ler com atenção, pois faço um alerta. Estou aqui dando minha opinião sobre a novela da Rede Globo, intitulada Morde e Assopra. Como você deve saber, a novela tem como tema central a paleontologia, pois a protagonista, Júlia, é uma paleontóloga profissional. Já aviso que o conteúdo é um tanto direto. Se quiser saber o que eu acho da novela, basta ler o restante deste texto com um simples clique no botãozinho "Leia Mais" aí embaixo.

NOVELAS: Uma pequena explicação
Bem, todos os brasileiros com certeza devem estar acostumados com as novelas tomando boa parte da programação televisiva, programação esta, que na TV aberta pelo menos, é um lixo. Infelizmente as novelas são excelentes ferramentas formadoras de opinião e de divulgação, o que muitas vezes leva o povo a um falso saber, um saber errado ou pior ainda, apenas emburrece o sujeito. É, para ser mais direto, uma ótima forma de manipulação do povo.

Eu particularmente acho que assistir novela é uma enorme perda de tempo, enorme mesmo, no sentido "dinossáurico" da coisa, porque geralmente as novelas tomam um tempo precioso que poderia ser aproveitado para ler um livro, estudar, bater um papo interessante com algúem, ver um filme bom, passear, namorar ou qualquer outra coisa mais proveitosa, incluse escrever um blog. Pra começar preciso dizer que as novelas, principalmente as Globais, tem um esqueleto praticamente padronizado, que parece ser seguido por todos os escritores.

Sempre há uma "mocinha" e um "mocinho" que se se amam incondicionalmente e que por algum motivo idiota (se bem que tudo é idiota em novela) não conseguem ficar juntos. Durante toda a trama da novela os dois ficam num lenga-lenga, num chove e não molha para conseguirem ficar juntos e em volta há um bando de antagonistas tentando impedir que isso ocorra, geralmente porque um vilão quer ficar com o mocinho ou mocinha e não consegue.
Todo o resto além disso na novela é tema para encher linguiça! Procuram encontrar um tema pra ser o centro das atenções, tentando geralmente parecer politicamente correto, aparentando ser um tema polêmico ou de utilidade pública, algo que poderá ser relevante ao povo, mas que geralmente não dá resultado algum, pois vira moda por um tempo e depois PUF!, desaparece da boca do povo. Os temas geralmente são tratados de forma bem superficial e por vezes não do modo certo, por isso nem sempre servem para educar o espectador, somente entretê-lo de forma vazia.

A NOVELA: o que deve ser aproveitado?
Bem, isso nos leva ao motivo deste post. O tema da novela "das 7 horas" da Globo é paleontologia e ciência da robótica. O primeiro tema é o que mais aparece e por isso a novela apresenta muitos conceitos sobre esta ciência. Infelizmente, como noutras novelas, o tema é mero plano de fundo pro casalzinho ficar no velho chove e não molha de sempre. Ouvi dizer por aí, ou melhor, li numa rede social, Orkut se não me engano, que alguns paleontólogos do Museu Nacional do Rio de Janeiro participaram como consultores da novela. Isso é bom, mas infelizmente a novela assim mesmo pisa na bola e os atores saem falando muita bobagem.

Eu não sigo a novela, primeiro porque faço faculdade à noite. Só vi uns capítulos para poder ver como era o teor da coisa e poder ter uma opinião sobre. E segundo, não vejo porque desde o começo saiba que nada excelente sairia de uma novela dessas.

A minha crítica aqui é sobre a paleontologia como é mostrada na novela e que você leitor, NÃO DEVE aceitar como verdade o que dizem na telinha. Apesar de paleontólogos profissionais estarem sendo consultados, e não duvido da competência destes, o escritor e seja lá quem mais é responsável pelo texto tem conseguido fazer certas confusões. Veja este exemplo:

No primeiro capítulo, quando os personagens estão no Japão, uma das paleontólogas, que secretamente é uma vilã, demonstra não gostar de fósseis. O rapaz paleontólogo a critica e pergunta: "Então porque é que ela estudou paleontologia?"

A resposta absurda: Não conta pra ninguém, mas foi o único vestibular que eu consegui passar!

Agora vejamos o que tal fala do personagem nos dá a entender... 


  • Primeiro de tudo que existe vestibular para paleontologia com curso de graduação na área, o que é falso, pois para se estudar paleo, precisa-se primeiro cursar uma graduação de biologia, geologia, geografia ou outra que seja de área compatível.
  • Segundo que dá a ideia de que o vestibular de paleontologia, que nem existe, é muito fácil de passar ou não é valorizado, por isso falta candidato e sobra vaga. E que o curso inclusive seria fácil demais ou serve apenas como última opção para quem não consegue nada melhor;
Porém, na vida real um sujeito tem de ralar demais para ser paleontólogo, no Brasil ou no exterior. O fato é que no mínimo uns 6 anos de estudo ou mais vão ser gastos até que o sujeito consiga ser um paleontólogo formado.

Outro exemplo de falha na novela é que fósseis são mostrados como sendo valiosíssimos. Em princípio parece ser para conscientizar o povo da importância deles, mas ao mesmo tempo é um tiro no pé, porque quem mora em local onde fósseis são comuns e necessita de grana vai acabar tentando coletar pra vender. Isso só estimula o tráfico de fósseis que são para sempre perdidos para a ciência nacional.
Imagine você sendo um morador pobre de uma região fossilífera, tendo vários filhos para dar de comer. Se este morador precisa de dinheiro, está sem trabalho e descobre que um fóssil vale muito, venderá aos contrabandistas que quiserem comprar e dane-se a ciência, o que importa é a barriga cheia dos filhos durante mais alguns dias e as contas pagas! Posso parecer insensível, mas não sou. Sinto pena de pessoas que precisam recorrer ao tráfico de fósseis para sobreviver e também dos fósseis que são levados para fora do país ilegalmente. Aí está a chance do governo ajudar o povo... poderia criar um projeto de recompensa aos moradores que entregassem fósseis aos museus brasileiros.
Eu sei que pareço até ingênuo falando isso, mas seria uma boa. Não custa sonhar não é? Voltando à novela. Se procurar no You Tube você encontra facilmente vídeos da novela e pode ver os dinossauros em computação gráfica. Todos bem mais ou menos e sem falar que começa a aparecer Tiranossauro e Velociraptor no Brasil, quando claramente estes animais não viveram por aqui. A novela erra muito na divulgação científica, por mais boas que sejam as intenções.

Chega de ressaltar falhas da novela. Cansei de digitar. Já é tarde, estou sem café e preciso estudar pra um artigo hoje, depois que eu acordar. Vou dormir. Mas antes quero dizer o seguinte:

A novela tem alguns pontos positivos, mas o principal é que traz a paleontologia à mídia, o que é raro de ver em algo de grande duração como uma novela. Isso com certeza desperta e despertará até o fim da novela o interesse de muita criança Brasil afora, que podem vir a ser ótimos paleontólogos ou paleoartistas no futuro.
Mas deixo claro, antes de tomar algo como verdade só porque disseram na novela, pense e pesquise num livro ou na internet, em sites confiáveis. Procurem especialistas, museus e afins. Se quiser perguntar pra mim, apesar de eu ser apenas um amador, o meu contato aqui no blog está a disposição! Sejam críticos e não aceitem qualquer coisa enfiada goela abaixo pela TV!
Por agora é só... quem sabe mais tarde eu poste mais alguma coisa. Estou preparando uma postagem sobre um animal bem famoso e peludo... alguém adivinha qual é?????

domingo, 3 de abril de 2011

Você sabia que os animais congelados não estavam num bloco de gelo?

Mamute congelado: essa foto é uma montagem
© Penn State University

Você sabia que os animais extintos encontrados congelados não estavam em um bloco grande de gelo? Isso aí, os animais não são achados dentro de uma pedrona de gelo bonitinha, transparente, que mostra o animal ali dentro como um mosquito preso no âmbar. Interessado em saber mais? Leia a postagem completa.

Muita gente imagina que um Mamute congelado estava lá no gelo preso como era em vida, extamente igual há 10.000 anos, com tudinho preservado. Aliás, não foram apenas Mamutes os animais encontrados no gelo. Muitos outros como Rinocerontes Lanudos e Bisões entre outras espécies já foram achadas no gelo. O que na verdade ocorre é que em locais onde há gelo o ano todo, como o norte da Rússia por exemplo, há locais onde o ambiente evolui formando um tipo de solo conhecido como Permafrost (do inglês Perma = permanente + frost = congelamento). Em português temos outro nome pra tal fenômeno, um tanto mais complicado, que é Pergelissolo.
O pergelissolo na verdade é um tipo de solo que nunca descongela, pois durante períodos frios acabou se misturando com gelo e como o clima não esquenta o suficiente ele permanece sempre duro e congelado, o que ajuda a preservar qualquer carcaça de animal morto enterrada ali. Esse solo só descongela por um período curto e nunca totalmente, formando geralmente um terreno pantanoso, pois a água não é absorvida pelo solo congelado.
Outra montagem de Mamute em uma geleira
© Worth1000.com

Você deve estar se perguntando agora, se isso é um mito, porque há na internet inúmeras fotos de Mamutes presos em blocos de gelo límpidos. A resposta é que tais imagens são na verdade montagens, imagens manipuladas com programas como Photoshop entre outros. Um site interessante é o Worth 1000, que promove concursos de imagens modificadas, o que gera excelentes trabalhos, que muitas vezes acabam caindo nas "mãos" de um internauta mal intencionado, que quer fazer uma gracinha e inventa uma história sobre isso, divulgando na rede. Muitas vezes no dia 1º de abril, sites sobre ciência inventam notícias como pegadinhas do dia da mentira que acabam sendo tomadas como verdade por internautas ingênuos. Eu mesmo vi uma antes de ontem, num blog de ciência/paleontologia britânico. Segundo uma matéria do autor, haviam encontrado o famoso Mokele Mbembe, o suposto monstro mitológico africano que pode ser um saurópode sobrevivente e que vive nas matas escuras do Congo. A matéria é super bem feita, com fotos, ilustrações e imagems da carcaça do bicho abatido, mostrando partes internas etc. Incluía até mesmo referência bibliográfica! Mas era tudo mentira! Por isso precisamos aprender a distinguir entre conteúdo bom e conteúdo falso na internet, e caso haja dúvida, sempre pesquisar bem antes de repassar qualquer coisa adiante. Veja a seguir como é um Mamute congelado de verdade... o corpo se deteriora, claro que menos do que se estivesse num local quente, mas não fica perfeito. São geralmente encontrados no permafrost, que é basicamente lama congelada.
Lyuba: uma filhote Mamute congelada. Foto Real
©Francis Latreille

Fontes