Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 17 de maio de 2008

Herrerasaurus

© Vlad Konstantinov


Esqueleto e réplica de Herrerasaurus no Museu de Chicago

Este terópode é um dos mais antigos conhecidos, tendo vivido no período triássico. Foi descoberto em maio de 1961 em San Juan na Argentina na formação de Ischigualasto, rica em fósseis do triássico, pelo morador local Victorino Herrera. Só foi nomeado em 1963 por Osvald Reig. É um terópode de porte médio a pequeno medindo 3 metros de comprimento, porém pode ser que chegasse a 6 metros, era um dos maiores predadores de sua época na Argentina. Caçava animais como os répteis sinapsídeos da época, entre outros bichos e devia ser solitário.

Herrerassauro observa réptil sinapsídeo
Herrerasaurus comendo presa Herrerasaurus em dupla atacando mamíferos pré-históricos
Vivia na Argentina onde foi encontrado pela 1º vez, mas pode ser que vissesse no mundo todo considerando-se que na época dele os continentes estavam todos ligados formando a pangéia. Seu nome vem do morador que o encontrou e o nome posterior é devido o local onde foi achado, a formação de Ischigualasto.
Herrerasaurus
Como todo bom predador ele possuía dentes afiados curvados e seu crânio possuía ao todo 5 pares de aberturas sendo 2 desse pares para os olhos e narinas e os outros 3 para deixar o crânio leve. Caçava alguns outros dinos além dos sinapsídeos, mas como no triássico dinos eram raros ele não se alimentava muito deles. Um crânio de herrerasaurus encontrado tinha sinais de mordida de um Saurosuchus, espécie de crocodilo terrestre muito comum no triássico, isso sugere que o maior predador da época talvez não fosse o herrerasaurus.

Se você ficou curioso com esse animal e gostaria de ter uma miniatura ou boneco de Herrerasaurus na sua coleção, acesse a Dinoloja e veja se temos algum disponível! Se não tivermos, podemos encomendar qual desejar, faça seu orçamento no site, www.dinoloja.com.

2 comentários :

Aquiles disse...

Ótimo blog! Texto de fácil compreensão, navegação simples... espero que obtenha ainda mais informações e torne esse trabalho mais rico!

Aquiles disse...

A propósito, tava dando uma olhada em outras seções... tenho matérias de algumas revistas como a SUPERINTERESSANTE, uma da CAMINHOS DA TERRA de 1993, muito boa por sinal, voltadas para o tema "dinossauros", com imagens, entrevistas, reportagem, enfim... tenho como scanear, embora não tenha muito tempo para isso. Se pudesse gostaria de contribuir, mesmo que aos poucos, a não ser que você tenha, claro... Seria uma boa disponibilizar para quem não tem também! Eu poderia postar em um link para download ou enviar para o seu e-mail, se lhe interessasse. O que acha?