Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fósseis podem explicar a disposição das Américas

Paleontologista de todo o mundo procuram a resposta para uma dúvida há muito tempo, sendo que a dúvida em questão galera, é como os continentes estavam dispostos há milhões de anos. Temos uma ideia, mas com exatidão ainda não podemos afirmar nada. No entanto, fósseis achados há pouco tempo no Panamá podem ajudar a entender a posição das Américas há 20 milhões de anos. Leia a postagem completa para saber o que dizem os paleontologistas.

Os fósseis datados em mais de 20 milhões de anos, mais de 500 fósseis que incluem partes de diversos mamíferos, crocodilomorfos e tartarugas, foram descobertos no Panamá e talvez ajudem a explicar como e quando as Américas se uniram. Geólogos do Instituto Smithsonian, dos EUA, que tem uma base permanente no Panamá, disseram que os fósseis foram achados por engenheiros que escavam para alargar o canal do Panamá. Os pesquisadores afirmam que os animais viveram por lá antes que surgisse um istmo entre as Américas do Norte e do Sul. "Com isso podemos saber mais como a ponte terrestre contínua se formou", disse Camilo Montes, do Smithsonian. Os cientistas acreditam que as placas tectônicas da América do Sul e do Caribe se chocaram há cerca de 15 milhões de anos, provocando uma atividade vulcânica que formou o istmo centro-americano e separou os oceanos Atlântico e Pacífico. Essa ponte provavelmente já estava completamente formada 3 milhões de anos atrás, permitindo que mamíferos passassem de um lado para outro.
Analisando de onde e quando cada espécie migrou, podemos dizer mais ou menos quando houve a separação dos oceanos pelo istmo e também analisar as mudanças climáticas ocorridas de lá para cá. Alguns cientistas acreditam que o surgimento do istmo se deu devido a chamada Era Glacial ou "Era do Gelo" como é popularmente chamada, que alterou as correntes marítimas provocando o surgimento das elevações que ligaram a América do Norte com a do Sul. Por outro lado, alguns paleontologistas acham que a Era Glacial no hemisfério norte foi mera coincidência e não afetou/provocou o "nascimento" da ponte entre os continentes.

Fonte

0 comentários :