Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dinossauros eram sortudos

Pura sorte ou evolução?
© Autor da foto desconhecido: favor
entrar em contato se souber quem é o autor
Até agora pensávamos que os dinossauros eram superiores aos demais répteis crocodilianos,do grupo de arcossauros chamados Crurotarsi ou Crurotársios, e que possuíam algo que os fizesse mais evoluídos. Porém essa semana, pesquisadores publicaram na revista Science, um artigo dizendo que os dinossauros sobreviveram por tantos milhões de anos apenas por sorte, pois não eram superiores aos Crurotársios, pesquisa esta que você conhece nesta postagem.

Segundo o paleontólogo Steve Brusatte, do Museu de História Natural e professor da Universidade de Colúmbia, e Mike Benton, do Departamento de Ciências da Terra na Universidade de Bristol - Reino Unido, existiram poucas diferenças entre os dinossauros e os Crurotársios, e que no Triássico competiam por comida, território entre outros recursos, o que mostra que alguma das famílias seria superior à outra e evoluiria mais com o decorrer do tempo.

Mas se os dinossauros fossem realmente superiores teriam que ter evoluído mais rápido do que realmente ocorreu. Analisando fósseis dos dois grupos de animais, pode-se notar que os Crurotársios eram até melhores que os dinossauros, mais adaptados e mais abundantes em número e forma, mas isso não foi suficiente para que se tornassem os animais dominantes. No Triássico, período chave desse estudo, haviam bem mais Crurotársios do que dinossauros, o que tornava os dinos os "azarões" da corrida evolutiva e os Crurotársios eram os "favoritos", mas em um golpe de sorte na corrida evolutiva, pelo menos para os dinos, algo ocorreu que os exterminou, o que ainda é um mistério para nós, porque a causa de tal desaparecimento não foi desvendada.
A extinção se deu no fim do Triássico e é ela que marca a divisa entre Triássico e Jurássico, catástrofe esta que segundo os paleontologistas foi tão destruidora quando o evento K-T que extinguiu os dinossauros. Assim sendo, esta é uma das grandes 5 extinções em massa que ocorreram na Terra e de acordo com as pesquisas, os Crurotársios foram extintos e os dinossauros sobreviveram, mas por pura sorte, afinal, não há como se preparar biologicamente para uma extinção em massa. Talvez tenha acontecido como milhões de anos mais tarde aconteceria com os dinossauros. Eles reinavam no Planeta, tinham formas, tamanhos e aparências variadas e todo um aparato biológico que os tornavam superiores aos pequenos mamíferos que viviam escondidos em tocas ou na mata. Por azar dos dinos e sorte nossa, o evento K-T extinguiu os grandalhões e a "zebra" da vez foram os mamíferos que evoluíram para dominar o mundo.

Fonte

0 comentários :