Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 22 de fevereiro de 2009

Como eram os dinossauros realmente?

Estudos mostram como os dinossauros eram em vida, de acordo com pesquisadores que fizeram testes com modelos computadorizados de 5 dinossauros, como você pode conferir abaixo, na notícia divulgada por periódicos científicos e por toda a mídia mundial.

Foram utilizados corpos reconstruídos de cinco dinossauros para a experiência, sendo estes feitos em 3 dimensões, modelos virtuais articulados do corpo do réptil, com todos os ossos na posição real no corpo.
Para montar estes modelos, os paleontologistas e especialistas em biomecânica da Universidade de Manchester - Inglaterra usaram uma máquina de scanner à laser chamada Lidar, para escanear e projetar os modelos em três dimensões de cada esqueleto, que automaticamente são preenchidos com uma "carne" transparente dando a noção de como o animal era em vida, o modelo pode ser colocado nas mais diversas posições, tudo é claro em imagens tridimensionais dentro do computador.Dos cinco animais montados, dois Tyrannosaurus rex foram usados, um adulto e um juvenil. O primeiro pode ter pesado até mais de 8 toneladas, enquanto o menor pesou entre 5,5 e 7 toneladas.
Modelo de T.rex gerado pelo Lidar

Já o Acrocanthosaurus, outro terópode norte americano, foi estimado em torno de 6 toneladas, bem ao contrário do Strutiomimus, um dos "dinos avestruzes" do Cretáceo, que também foi usado no teste e teve massa estimada em apenas 0.4 a 0.6 toneladas.
Modelo de Acrocanthosaurus atokensis gerado pelo Lidar
© 2009 Bates et al.
Modelo de Struthiomimus gerado pelo Lidar
© 2009 Bates et al.
O Edmontosaurus, com o tamanho do T.rex foi estimado em 0.8 a 0.95 toneladas, porém para esta espécie utilizou-se um animal jovem.
Modelo de Edmontosaurus gerado pelo Lidar
© 2009 Bates et al.


Graças à esta tecnologia, hoje em dia o calculo da massa corporal de animais extintos pode ser calculada com mais precisão, além de permitir que o pesquisador observe detalhes mínimos dos ossos, como cavidades onde se colavam os músculos do animal em vida.

Fontes

1 comentários :

incognito disse...

os dinos tinham cartilagem"erro e cálculo"