Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 16 de março de 2009

Novo dromaeosaurídeo descoberto na América do Norte

Reconstrução do Hesperonychus
© Agência EFE/Autor desconhecido
Para contrariar a ideia de que todos os dinossauros eram grandalhões, usamos exemplos de espécies pequenas, como o Compsognathus. Agora o time de "nanicos" ganha mais um integrante, descoberto na América do Norte, como você pode ver nesta postagem.

Cientistas canadenses identificaram um dinossauro carnívoro, até então desconhecido, com a estatura equivalente a de um gato que acreditam ser o menor exemplar da América do Norte. Segundo os paleontólogos, apesar do tamanho, o animal era muito feroz e viveu no período Cretáceo, como o Tiranossauro Rex. As informações são da agência EFE. Os pesquisadores Nick Longrich, da universidade de Calgary e Philip Currie, da universidade de Alberta - ambas no Canadá -, batizaram a nova espécie de Hesperonychus elizabethae no artigo publicado nesta segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. "O Hesperonychus é atualmente o menor dinossauro conhecido na América o Norte. Sua descoberta só enfatiza o pouco que sabemos e abre a possibilidade de que existam outros inclusive menores que esperam para ser descobertos", segundo Longrich. A descoberta permite aos paleontólogos "redesenhar" o mapa do ecossistema na América do Norte em pleno auge da era dos dinossauros, há 75 milhões de anos. O dinossauro pesava 2kg, media 50cm de altura e se parecia com uma versão em miniatura de seu parente bípede Velociraptor, segundo os cientistas. Ele andava sobre duas patas e tinha garras como giletes e uma garra em forma de foice no segundo dedo. Era de constituição magra e sua cabeça também era pequena, mas possuía dentes muito afiados. Os especialistas acreditam que ele caçava e comia tudo o que seu pequeno tamanho permitia, como insetos, mamíferos, anfíbios e mesmo filhotes de dinossauros. Segundo os paleontólogos, o Hesperonychus possivelmente passava a maior parte do tempo buscando alimentos nas restingas e florestas que existiam na região no final do Cretáceo. O dinossauro pertence à família dos Dromeossauros, que inclui o Velociraptor e o subgrupo dos Microraptores, que viveram na China entre 120 e 125 milhões de anos atrás.

Fonte

0 comentários :