Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 19 de setembro de 2009

Jurassic Fight Club - Luta Jurássica (2008)

© History Channel
Sem dúvida, Jurassic Fight Club, ou Luta Jurássica como é chamado no Brasil, é uma das séries de documentários mais legais. Foi produzido pelo The History Channel e exibido em 2008. Até o momento só foi produzida uma temporada com 12 episódios, cada um contando sobre lutas ocorridas na pré-história, descobertas por achados fósseis. As batalhas naquela época eram ferozes e não ocorriam por vingança, raiva ou inveja, mas por necessidade, como o slogan da série mesmo diz, "Só há uma regra: Sobreviver!". Para ver um resumo de cada episódio, fotos e muito mais, basta expandir a postagem.

Todos os episódios são baseados em um achado fóssil real, ou seja, a partir de fósseis encontrados em algum lugar e que indicam que ali houve um combate, pesquisadores, paleontologistas e os técnicos em computação gráfica recriaram os animais e suas batalhas, para no fim obter como resultado esta série muito interessante. Para facilitar a compreensão, podemos dizer que são empregados técnicas forenses para descobrir como foi que a "cena do crime" acabou fossilizada e como foi a luta, realizando uma verdadeira investigação criminal, como na série CSI.


São diversos animais que aparecem nesta série, sendo eles os seguintes:

Dinossauros
Albertosaurus

Tirannosaurus rex

Gastonia

Utahraptor

Allosaurus

Stegosaurus

Tenontosaurus

Edmontosaurus
Dromaeosaurus

Deinonychus
Ceratosaurus

Nanotyrannus

Majungatholus (Majungasaurus)

Camarasaurus

Mamíferos

Brygmophyseter

Panthera leo atrox (Mega-Leão ou Leão Americano da Caverna)

Arctodus simus (Urso de Cara Curta)

Peixes

Carcharodon megalodon

Confira abaixo a lista de cada episódio, um resumo e fotos de alguns programas.

Episódio 1: Cannibal Dinosaur (Dinossauro Canibal)
O primeiro episódio nos leva ao começo do Cretáceo, na ilha de Madagascar, onde um Majungatholus macho enfrenta uma Majungatholus fêmea em uma sangrenta e violenta batalha pela sobrevivência. Pesquisadores opinam sobre cada característica dos animais, sobre como seria o ambiente na época e quais fatores podem ter iniciado a briga e influenciado a vitória de um dos lutadores.
Majungassauros se encontram

© History Channel

Episódio 2: T.rex Hunter (Caçador de Tiranossauros)
Neste episódio conhecemos o Caçador de Tiranossauros, um terópode de porte médio que viveu com o Tiranossauro rex durante o fim do Cretáceo. O nome deste predador é Nanotyrannus, um dinossauro de mais de 5 metros de comprimento e que no episódio é mostrado como um matador de Tiranossauros, matando os filhotes do "Lagarto Tirano Rei" enquanto pode para evitar concorrência por comida e território no futuro, quando o animal seria grande demais para ser derrotado. Além disto, os especialistas debatem a origem do Nanotirano, que por muitos foi considerado um filhote de T.rex, mas que por outros é considerado como uma espécie diferente.
T.rex e o Nanotirano

© History Channel
Episódio 3: Gang Killers (Bandos de Assassinos)
Este é um dos melhores episódios, pois traz uma batalha épica, recriada a partir do famoso achado de um esqueleto do herbívoro Tenontosaurus rodeado por esqueletos de vários exemplares do pequeno predador Deinonychus, o "Garra Terrível". A partir desta descoberta, os produtores recriaram a cena da luta, analisando como o Tenontossauro morreu e porque seus predadores morreram junto, como ele foi comido se os carnívoros morreram e tudo mais, mostrando como seria esta longa e cruel batalha, onde força e tamanho enfrentam velocidade, inteligência e armas mortais.
Deinonychus espreita o Tenontossauro
© History Channel
Tenontossauro acuado
© History Channel

Episódios 4: Bloodiest Battle (A Batalha mais Sangrenta)
Quando uma fêmea e um filhote de Stegosaurus atolam na lama de um lago quase seco, o som de seus gritos atrai um Ceratosaurus, que consegue atacá-los. Mas isto é só o início da batalha, afinal, surge um grupo de Allosaurus para o banquete, que termina com mais alguns Camarasaurus envolvidos. Toda esta batalha surgiu de um achado surpreendente, que foi explorado em detalhes neste episódio que nos mostra o quão cruel era a luta pela sobrevivência no período Jurássico.
Alossauro

© History ChannelEstegossauro

© History Channel

Episódio 5: Ice Age Monsters (Monstros da Era do Gelo)
Em "Monstros da Era do Gelo" a batalha fica por conta de dois dos mais ferozes mamíferos carnívoros de todos os tempos, o Urso de Cara curta ou Arctodus contra o Mega-Leão., também conhecido como Leão Americano da Caverna. Ambos viveram na América do Norte durante a Era Glacial e durante um encontro entre as feras o clima esquenta e o que resulta disto é patada e mordida de todo lado. As evidências fósseis encontradas em uma caverna milenar mostram como foi esta batalha que você confere neste episódio.

Episódio 6: Hunter Becomes Hunted ( O Caçador vira Caça)
Dois predadores do Jurássico vão se encontrar e um deles o Ceratosaurus, que se julga o caçador, vai virar presa para o terror daquele período, o Allosaurus. Cientistas mostram como chegaram a esta conclusão a partir dos fósseis e também as "armas" de cada animal, para definir com mais precisão possível o vencedor da batalha.


Episódio 7: Deep Sea Killers (Assassinos das profundezas)
O fundo do mar é misterioso até hoje e abriga diversos animais ainda desconhecidos pelo homem moderno, além de animais fascinantes já catalogados. Mas nenhum se assemelha em poder e ferocidade ao enorme Megalodon, o enorme tubarão extinto que chegava a mais de 15 metros de comprimento com mandíbulas de mais de 2 metros. O que aconteceria quando ele encontrava um outro animal feroz como uma baleia cachalote mordedora, chamada Brygmophyseter? Muitos imaginam que ele destroçaria a baleia, o que não é de surpreender se o mamífero estivesse sozinho, mas e se as baleias estivessem em grupo? Com base nos estudos mais completos destes animais os pesquisadores dão a resposta para esta pergunta, elegendo o vencedor do embate titânico nas profundezas do mar do Japão pré-histórico.

Episódio 8: Biggest Killers (Maiores Assassinos)
Este episódio é dedicado a analisar as características dos maiores predadores da história, mostrando porque eles eram aterradores e eficientes predadores, podendo matar animais maiores ou mais numerosos que eles, usando suas poderosas garras, dentes, força muscular, velocidade e inteligência.

Episódio 9: Raptor's Last Stand ( A Última Batalha do Raptor)
Na "Última batalha do raptor" vemos como um Utahraptor, um dos maiores maniraptores já descobertos, procura um modo de derrotar um Gastonia, um anquilossaurídeo couraçado e coberto de espinhos. Teorias interessantes são apresentadas, cenas eletrizantes, cheias de ação, mas tudo com base em dados científicos já confirmados.

Episódio 10: River of Death (O Rio da Morte)
O nome do episódio já conta muita coisa sobre o destino de um bando de azarados Pachyrhinosaurus, que atacados por uma dupla de Albertosaurus acabam caindo em um rio, direto para a morte. Evidências mostram que o dinossauro de chifres viveu até em regiões geladas do Alaska e os pesquisadores usam isto como um dado vital no documentário para elaborar uma história plausível de como tantos Paquirinossauros morreram juntos e ao mesmo tempo.
Episódio 11: Raptors Vs. T.rex (Raptores Vs. T.rex)
Um grupo de Dromaeosaurus consegue matar um Edmontosaurus com muito esforço e paciência, mas o predador máximo do local, o Tiranossauro rex, aparece seguindo o cheiro do cadáver ensanguentado. Ele quer a presa para si e não tem medo de roubá-la dos raptores pequeninos. Será que os nanicos do Cretáceo vão ter coragem de lutar por sua presa? Seria uma luta do gênero "Davi e Golias" não acham? Pois na verdade eles evitam o grandalhão, que praticamente corta o Edmontossauro ao meio com apenas uma dentada e leva a maior parte para si, deixando a cauda apenas para trás, o que é uma boa quantia para os pequenos raptores. Este episódio mostra em detalhes como os Dromeossauros usavam sua velocidade e inteligência para caçar uma presa muito maior do que eles.

Episódio 12: Armaggedon (Armagedon)
O significado da palavra título já representa claramente o que é abordado neste episódio, a extinção. Armagedon significa "o fim do mundo" e isso para os dinossauros ocorreu há 65 milhões de anos. Novamente entram em ação os especialistas em dinossauros para deduzir e mostrar-nos como pode ter ocorrido a extinção.

Fonte
  • DVDs Jurassic Fight Club

5 comentários :

Son Goten disse...

adorei essa coleção mas gostaria de saber porque o mega-leão eo urso de cara curta não estão nos marcador mamiferos

Patrick disse...

Oi Lucas
Ótima pergunta. O marcador mamíferos é exclusivo para postagens específicas sobre uma determinado mamífero, grupos de mamíferos ou assuntos diretamente relacionados a eles. Como esta postagem é sobre um FILME/DOCUMENTÁRIO/SÉRIE e inclui um anúncioo de venda eu inseri apenas o marcador filmes e o DVD/LOJa que é para aparecer nos produtos.

Em breve postarei mais sobre dinos e mamíferos e aí terão mais dados sobre os animais.

Fique de olho!

Anônimo disse...

FALA AI IKESSAURO,AQUI É O WANDER PUMA DJ,SOU PALEONTOLOGO,AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DINOSSAUROS E A VIDA PRE - HISTORICA,OS DINOS FORAM E AINDA SAO AS CRIATURAS MAIS EXTRAORDINARIAS QUE JA VIVERAM SOBRE A TERRA,O JURASSIC FIGHT CLUB PRA MIM É O MELHOR DOCUMENTARIO SOBRE DINOSSAUROS QUE EXISTE,JUNTO COM O WALKING WITH DINOSSAURS( CAMINHANDO COM OS DINOSSAUROS )DO CANAL BRITANICO BBC,UM ABRAÇO PRA VC IKESSAURO,BOA SORTE AI,VISITA MEU BLOG DEPOIS BLZ,FLWWWW

Antonio T. disse...

realmente a série é muito boa, mas eles deveriam fazer um dos verdadeiros classicos: T-rex vs Triceratops. Já vi essa luta em um video do youtube, mas não sei se foram que fizeram.

Uma coisa há mais: o majungatolus estava atras de um acasalamento, não atras de comida, como foi escrito.(foi por isso que ele não matou a femea, somente o filhote para que ela ficasse fertil).

TRN-Slime disse...

Eles deviam fazer o Protoceratops vs Velociraptor ou alguns clássicos como Triceratops vs T-Rex e Anquilossauro vs T-rex.