Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dinossauros anões: estudo explica porque alguns são assim

Comparação: a esquerda Zalmoxes e à direita o Magyarosaurus
Em vermelho as espécies da ilha e em cinza as do continente
© Simon Powell/ Bristol University

Quando falamos em dinossauros a maioria das pessoas lembra dos répteis gigantescos que um dia habitaram a Terra, mas geralmente não para para pensar que eles eram apenas animais, como qualquer outro que existe atualmente e estavam sujeitos à doenças, parasitas, fome, sede, necessidade de habitat adequado entre outras coisas e isso força os animais em geral a adaptar-se para evitar a extinção da espécie. Alguns dinossauros fizeram isto, adaptaram-se à vida em ilhas, tornando-se menores. Veja como os paleontólogos explicam isto a seguir.

Durante o Cretáceo, entre 70 e 65 milhões de anos atrás, a Europa estava em boa parte coberta pelo oceano e no meio do continente havia um arquipélago de ilhas que hoje corresponde à Romênia, sendo que tais ilhas eram habitadas por diversos animais. Entre os bichos que viveram lá, estavam dinossauros, que estranhamente são bem menores que os animais do continente. Saurópodes do grupo dos Titanossauros na maior parte são grandes, mas uma espécie em particular, o Magyarosaurus, que viveu naquelas ilhas, era pequeno, menor que 10 metros.

Os pesquisadores chamam o local de Ilha Hateg e estimam que sua extensão era de 80 mil km², que hoje fornece diversos fósseis, entre dinossauros, aves, Mamíferos, anfíbios e outros animais. O estudo foi feito por Mike Benton, da Universidade de Bristol, em conjunto com uma equipe de pesquisadores da Romênia e de outros países.
Mas eles não são os primeiros a falar em dinossauros anões, pois o Barão Franz Nopcsa tinha propriedades na região e escavava fósseis, comparando-os aos de animais do continente, o que o levou a perceber que os animais eram praticamente iguais, ou pelo menos muito semelhantes, porém os animais das ilhas eram muito menores, com metade do tamanho dos continentais.

Benton e sua equipe analisaram o Magyarosaurus e dois Ornitópodes, o Telmatosaurus e o Zalmoxes e perceberam que todos são anões se comparados aos exemplares correspondentes encontrados no continente. Mas você poderia imaginar que os fósseis são pequenos porque pertenciam a animais jovens, que morreram ainda filhotes. Os cientistas pensaram nesta possibilidade e providenciaram testes dos ossos e comprovaram que são mesmo animais adultos, totalmente desenvolvidos.
Como aquele local era uma ilha, os animais estavam isolados do resto do mundo em um pequeno espaço e segundo os paleontólogos, animais grandes só tem dois caminhos a seguir quando confinados em um local pequeno: a extinção da espécie ou a adaptação.
Pelo visto estes animais conseguiram adaptar-se, e a estratégia que a natureza seguiu foi diminuir seu tamanho. Foi uma seleção natural, pois os animais pequenos comem menos e precisam de menor território para viver, ou seja, a natureza fez com que os animais menores sobrevivessem porque a comida ali disponível era suficiente para estes, enquanto que os animais maiores da mesma espécie iam morrendo porque precisavam de maior quantia de alimento. Quanto mais animais pequenos sobreviviam, mais descendentes pequenos nasciam e isso com o decorrer de um longo tempo transformou os animais da ilha em miniaturas dos animais do continente.
Como os animais acabaram presos na ilha ainda é um mistério, mas pode ser que ficaram isolados com uma subida repentina do nível do mar ou se alguns acabaram nadando até lá, podendo talvez terem sido arrastados pela correnteza.
Esta notícia até me lembra do documentário do Discovery Channel, Dino Planet, cujo episódio intitulado "A Viagem de Pod" é focado em uma viagem de um Pyroraptor, que acidentalmente é carregado para a ilha e ali encontra os incomuns dinossauros anões. Vale a penas assistir, recomendo.

Fontes

1 comentários :

Mundo dos bichos disse...

Eu tenho este documentário sobre o Pyroraptor,Pod.Eu ja vi mais 1000 e ainda não canso de assistir!