Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 30 de março de 2010

Dinossauros insetívoro chinês foi anunciado esta semana

Reconstrução do Xixianykus
© Matt van Rooijen

Mais um dinossauro chinês foi anunciado ao público esta semana em um estudo publicado com apoio da Academia Chinesa de Ciências na revista Zootaxa e ao que parece o pequeno animal não era um grande predador, muito menos assustador, mas deveria ser um bom caçador de insetos, como formigas e cupins, que ele capturava com sua agilidade. Saiba mais sobre o dino lendo a matéria completa.

O terópode datado do final do Cretáceo era um nanico se comparado a outros dinossauros, pois tinha só 50 centímetros de comprimento e não deveria ser muito mais pesado que uma galinha. Seu nome é Xixianykus zhangi e foi descoberto na província chinesa de Henan, porém seu fóssil não está muito bem preservado, o que não impediu que os paleontólogos percebessem o bom porte físico de corredor do bicho. Análises na pélvis, vértebras e pernas indicam que era veloz, muito ágil e obviamente isso seria bom para caçar pequenos animais que um grande predador jamais conseguiria capturar.
Segundo Corwin Sullivan, um paleontólogo canadense e também autor da pesquisa, o animal tem proporções extremas, ou seja, pernas e cauda bem longas e isso demonstra que era um bom corredor, embora não permita avaliar a velocidade exata que alcançava. Com base no fóssil do Xixianykus e em restos de alguns animais com parentesco próximo, os pesquisadores acreditam que ele tinha braços curtos com uma única garra, como o Mononykus, e que usava tal garra para abrir cascas de árvores ou cupinzeiros, em busca de uma refeição.
De acordo com o paleontólogo britânico David Hone, co-autor do estudo, "alguns dos animais modernos que se alimentam de cupins viajam longas distâncias entre as colônias de suas presas, então, sendo um corredor eficiente, o Xixianykus teria conseguido seguir este padrão".
Além do mais, rapidez era uma qualidade essencial para animais pequenos durante o Cretáceo, pois grandes predadores estavam por toda parte e a qualquer momento poderiam atacar dinossauros pequenos, que só poderiam se defender fugindo.

Fontes

0 comentários :