Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 2 de abril de 2013

Você sabia que o Alossauro é o terópode mais bem estudado?

© Ilustrador Brasilio Matsumoto/Álbum Chocolate Surpresa Nestle
Você sabia que o Alossauro é o terópode mais bem estudado? Pois é pessoal, apesar de tanta atenção voltada na direção dos gigantescos Tyrannosaurus, Spinosaurus e Giganotosaurus, o dinossauro mais bem estudado dentre todos os carnossauros é o Alossauro! E por que isso? Simples, conhecemos muitíssimos fósseis desse dinossauro, esqueletos completíssimos e de vários tamanhos! Saiba mais no resto do artigo clicando em "Leia Mais"!

O Alossauro é um dinossauro muito bem estudado, conhecemos fósseis de indivíduos de várias idades e tamanhos, uns extremamente bem conservados e alguns inclusive mostrando sinais de doenças ou ferimentos que tiveram em vida. Um exemplo famoso é o espécime apelidado de Big Al. Em algumas formações rochosas, como no caso da Formação Morrison, há uma taxa de 2 exemplares de Alossauro para cada fóssil de terópode de outra espécie, e olhe que existem onze espécies de terópodes conhecidas na formação! 
Na Pedreira Cleveland Lloyd no estado de Utah foram achados mais de 40 esqueletos de Alossauro juntos! Isso não quer dizer que viviam em bando, mas parece indicar que o lugar deveria ser um tipo de armadilha natural de predadores, como um poço de lama onde herbívoros acabavam se atolando, atraindo carnívoros que acabavam presos também e morriam. Assim no decorrer de muito tempo vários predadores morreram no local acumulando os fósseis!
Temos mais esqueletos de Alossauro do que do próprio T.rex, que é o dinossauro mais famosos de todos! Espero que tenham gostado dessa curiosidade, em breve postarei algo mais completo sobre um gênero pré-histórico. Não esqueçam, curtam, compartilhem, divulguem e comentem! Até a próxima!




  • HOLTZ, Thomas R. Dinosaurs: The most complete, up-to-date encyclopedia for dinosaur lovers of all ages. Ilustrações: Luis Rey. 1 ed. New York: Random House, Inc, 2007.

3 comentários :

Iran Jr disse...



Muito legal essa informação. O allossauro é um dos meus favoritos, porém acho que nem sempre dão muito destaque para ele.

Sempre quem ganha a fama são os Tiranossaurídeos e carcardontossaurideos.


Att,

Unknown disse...

Não sabia que o alossauro foi o terópode mais estudado,achei muito interessante a parte que eles preparavam armadilhas para os dinossauros herbívoros,armadilha com ajuda da natureza para os dinossauros herbívoros se atolarem,muito legal!!

Flaubrt Marques disse...

O Alossaur, aparentemente, fui também uma das espécies melhor sucedidas de dinossauros. Animais aparentados foram descobertos em vários continentes, o que auxilia no estudo da espécie pois isso, de algum modo, garantiu uma maior quantidade de fosseis. Espero por mais informações sobre uma das espécies mais mortais de dinossauros de todos os tempos.