Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 21 de março de 2008

Nomes de Dinossauros

Eu, sempre achei os nomes dos dinossauros curiosos, estranhos e até feios. Mas um dia me perguntei "Como os paleontólogos fazem para determinar o nome de um dinossauro?" Observei que cada nome tem uma coisa em comum, e essa "coisa" seria primeiramente que todos derivam do Latim, alguns do grego talvez, raramente usando outros idiomas, porém sempre latinizando os termos.
Os nomes são decididos com um padrão básico por paleontólogos do mundo todo. Antes de tudo, devemos compreender a estrutura dos nomes científicos e para isto um bom exemplo é o Tyrannosaurus rex, muito conhecido. O nome é duplo, composto do nome do gênero (Tyrannosaurus) e do epiteto específico que junto com o gênero define a espécie. Neste caso o epíteto é (rex). O nome da espécie então é Tyrannosaurus rex, e sim, o nome da espécie sempre inclui as duas palavras. Podem existir mais de um Tiranossauro, mas o "sobrenome", que define a espécie propriamente dita, deve sempre ser diferente e nunca se repetir, mesmo que o animal seja totalmente diferente.
Por exemplo, se um inseto tem um nome científico, este nome não pode ser usado em nenhuma outra espécie. Abaixo cito os principais padrões escolhidos para nomenclatura de dinossauros e outros animais pré-históricos:


O dinossauro recebe o nome de acordo com sua aparência e características principais
Exemplos: Tyrannosaurus rex, nome que significa Tyranno = tirano, Saurus = lagarto ou réptil e rex = rei e esses adjetivos juntos formam seu significado "Lagarto Tirano Rei ou Rei Tirano dos Lagartos". Este nome foi escolhido porque quando foi descoberto não se conhecia outro dinossauro carnívoro tão feroz, grande e assustador como o T. rex. Como era o maior e mais imponente ganhou logo status de "Rei" e por sua ferocidade o nome Tiranossauro, lagarto tirano que pode fazer alusão de que ele fosse cruel e inbatível. O Velociraptor também se encaixa neste caso pois seu nome Veloci = Veloz ou rápido + raptor = ladrão ou caçador explica sua aparência em geral como um conjunto, ou seja, um "Ladrão Veloz".
Tyrannosaurus rex ou Lagarto Tirano Rei
© JWK/Paleoguy/DinoRaulVelociraptor mongoliensis
© Melissa Frankford


O dinossauro é nomeado a partir do local onde foi descoberto
Exemplos: Argentinosaurus huinculensis que recebeu seu nome por causa do local, país ou cidade onde foi achado. No caso do Argentinosaurus, ele foi encontrado na Argentina. O seu nome significa Réptil/Lagarto Argentino de Huincul e foi definido da seguinte forma: Argentino = que é da Argentina ou que vem da Argentina + Saurus = lagarto ou réptil. O segundo nome que é o da espécie propriamente dita, é huinculensis = de Huincul ou que vem de Huincul, província onde estava o fóssil do dinossauro.

Argentinosaurus huinculensis ou Réptil Argentino de Huincul
© Felipe Alves Elias

O dinossauro recebe o nome relacionado a um mito ou povo do local do seu descobrimento
Exemplos: O saurópode Jobaria tiguidensis que faz referência a Jobar, criatura mítica de lendas africanas.
Outro exemplo é o Zuniceratops, um dinossauro ceratopsídeo da América do Norte, que recebeu esse nome porque foi encontrado nas terras dos indígenas Zuni, ou seja, seu nome quer dizer Cara com Chifre dos Zuni.
Zuni = Povo indígena norte americano + ceratops = cara com chifres.

Zuniceratops
© Todd Marshall

O dinossauro é nomeado em homenagem a uma pessoa
Exemplos: Um bom exemplo é o dinossauro ornitópode Leaellynasaura encontrado na Austrália. Seu descobridor o batizou em homenagem a sua filha chamada Leaellyn, então isso quer dizer que Leaellyn = nome da homenageada + saura(us) = réptil ou lagarto, que forma o significado do nome Lagarto de Leaellyn. Outro exemplo é o dinossauro encontrado no Brasil, o carnívoro Staurikosaurus Pricei, tem o nome da espécie "Pricei" em homenagem ao seu descobridor Lewellyn Ivor Price um dos primeiros paleontólogos brasileiros. Neste caso, o nome que faz a homenagem é o da espécie (o segundo nome) e não o nome do gênero (o primeiro nome).
Leaellynasaura
© BBCStaurikosaurus Pricei
© Russell Gooday

O dinossauro é nomeado a partir de uma característica particular
Exemplos: Spinosaurus aegyptiacus conhecido como o mais comprido terópode que já viveu, é nomeado de acordo com uma característica particular do animal. No seu caso Spino = espinho + Saurus = lagarto ou réptil, juntos formam um significado que é Lagarto Espinho. Ok, aí está o significado de Spinosaurus, mas de onde retiraram isso? Bem de acordo com seu fóssil (que por sinal eram poucos ossos mal conservados, que foram destruídos na 2º Guerra Mundial durante um bombardeio o museu onde estava) ele possuía nas costas uma "vela" de couro que recobria "espinhos", que eram sua coluna vertebral alongada, que se projetava para fora bem no meio do dorso ou costas se assim preferirem.

Spinosaurus Aegyptiacus ou Lagarto Espinho
© Sergio Pérez

O Dilophosaurus tem também seu nome derivado de uma particularidade anatômica. Seu nome Di = dois/duas + Lophos = crista + Saurus = lagarto ou réptil. O resultado é Lagarto de Duas Cristas como se pode ver na imagem ele possui na cabeça duas cristas que formam um V.

Dilophosaurus Wetherlli
© Gabriel Lio
Bem aqui eu citei os critérios mais usados para se nomear dinossauros e também outros animais, mas sempre existem exceções, pois tudo depende de quem encontra o animal e estuda-o primeiro ou quem o batiza. As vezes nomes são baseados em financiadores das expedições de pesquisa para encontrar fósseis, como é o caso do Futalognkosaurus dukei que tem o nome "dukei" porque a empresa que financiava as escavações era a Duke Energy. Alguns dinossauros como o Maisaura que significa Lagarto Boa Mãe, são nomeados a partir de seus hábitos, neste caso foi nomeado a partir de seu costume de cuidar dos filhotes por longo tempo até crescerem e poderem viver sozinhos. Os outros animais pré-históricos geralmente tem o mesmo método de nomeação mas com algumas diferenças. Por exemplo, os Pterossauros geralmente tem "ptero" no nome, que significa asa, então um réptil voador que tem ptero em seu nome, vai significar "asa de ... ou asa ... e alguma característica sua". O "Gnathus' é outro termo bastante usado na nomeação que significa mandíbula. Então um animal com esse termo no nome, significaria "mandíbula de...", por exemplo o Compsognathus, significa mandíbula bonita. Abaixo cito termos comuns e seus significados e uma espécie de legenda em vermelho.
Termo = significado (exemplo de uso do termo e o significado do nome).


  • Saurus = lagarto ou réptil (usado para indicar que o animal é um réptil, como o Stegosaurus, Lagarto Telhado)
  • Gnathus= mandíbula ( Compsognathus, Mandíbula Bonita)
  • Ceratops= rosto ou face (usado para indicar características específicas na face de uma nimal, Triceratops, Rosto com 3 Chifres)
  • Lopho/Lophus = crista (usado em animais que tem crista, como o Parasaurolophus, Lagarto com Cristas Pararelas ou Paralelo ao Saurolophus)
  • Di= 2 (dois) ou duplo (geralmente usado para indicar que um animal tem algo em par, como o Dilophosaurus, lagarto com duas cristas)
  • Tri = 3 (três) ou triplo (geralmente usado para indicar que um animal tem uma característica triplicada, como o Triceratops, rosto com 3 chifres)
  • Micro = significa pequeno (geralmente usado em animais pequenos como Microraptor, pequeno raptor)
  • Titan = Grande ou titânico (usado para animais grandes como Titanosaurus, Réptil Titânico)
  • Cephalo = cabeça (usado em animais com características marcantes na cabeça como o Pachycephalosaurus)
  • Pro = anterior a alguém ou alguma coisa (Proceratosaurus, significa anterior ao Ceratosaurus)
  • Don/donte = dente (Usado para indicar alguma característica dos dentes, como no Iguanodon, Dente de Iguana)
  • Para = Paralelo (Parasaurolophus, lagarto com cristas paralelas ou paralelo ao Saurolophus)
  • Ptero= asa (para répteis voadores como os Pterossauros, como o Pteranodon, Asa sem Dente)
  • Suchus/Sucho = crocodilo (Deinosuchus, Crocodilo Terrível - Suchomimus, Imitador de Crocodilo)
Existem mais termos, mas citei só os mais usados. Acredito que com essa explicação, muita gente que não compreendia os nomes dos animais vai começar a entender. Espero ter ajudado a desvendar esses nomes complicados e se cometi algum erro, por favor, me corrijam, deixando um comentário, pois assim corrigirei o mais rápido possível. Por favor, seu alguém conhece uma fonte segura sobre nomes de dinossauros, envie para mim. Esta postagem foi elaborada com o conhecimento adquirido em leituras através do tempo, não usei uma fonte, então se houver alguma coisa incorreta, não hesite em entrar em contato. Sugestões também são bem vindas.

8 comentários :

Anônimo disse...

Isso me ajudou muito! voçê sabe onde posso saber o que significa "sarcophagus" no nome da espécie "Albertosaurus sarcophagus"? Não quero incomodar mas me ajudaria.

Patrick disse...

Olá

sarcophagus, significa em uma tradução livre é claro, "Comedor de Carne", como eu postei no texto sobre o Albertossauro:
http://ikessauro.blogspot.com/2008/11/albertosaurus.html

O nome completo seria Réptil/Lagarto de Alberta comedor de carne

louslene barros disse...

AMEI ESSE SITE ELE ME AJUDOU MUITO TENHO UM AMIGO Q É ALUCINADO POR DINOSSAURO E SB TD SOBRE ELES E EU GOSTARIA DE GARANTIR O Q ELE FALA ENTÃO ENTREI NESSE SITE OBGG BJOSS XAUU

thaila e os dinosalros disse...

nossa ai tem dinossauro e coisas sobri eles q eu nem sabia

Luiz Fernando Ferreira de Oliveira disse...

Patrick, boa noite!
Não pude deixar de notar, na sua breve introdução etimológica que você disse que o primeiro nome correspondia ao gênero e o segundo a espécie, certo!
Mas, isso está incorreto!
Nota bene: De acordo com o código internacional de nomenclatura zoológica (ICZN) o nome científico deve ser escrito em latim ou derivado de outras línguas, mas este deve ser latinizado. Segundo, o nome constituí um binômio, chamado binômio lineano em alusão ao seu criador (Carolus Linnaeus/Carl Von Linné ou simplesmente Lineu), onde o primeiro termo constituí o gênero, este é sempre um substantivo de vendo ser grafado com inicial maiúscula, já o segundo que você disse ser a espécie na verdade é o epíteto específico que é um adjetivo devendo sempre ser grafado com inicial minúscula...
resumindo: primeiro termo é o gênero, segundo termo o epíteto específico os dois juntos formam a espécie (i.e., gênero + epíteto específico= espécie).
Nota etimológica: Pteranodon significa em grego´´asa sem dente`` pterós: asa; an: prefixo de negação utilizado antes de vogais; odón, odontós: dente.

Qualquer dúvida entre em contato, sou biólogo formado pelo instituto de ciências biológicas (ICBio de Minas Gerais), sei latim e grego pois, já fui seminarista (Padre) e estou especializando em taxonomia e paleontologia...

Att.,
Luiz Fernando

Patrick disse...

Oi Luiz Fernando
Grato pela contribuição. Eu tinha escrito este texto lá em 2008 e nunca mais atualizei. Na época eu havia acabado de sair do ensino médio, acabara de ingressar numa graduação em Letras Inglês e não manjava mesmo das coisas. Portanto, deve ter muito erro aí no blog, nesses posts mais antigos. Se você notar outros me avise.

Hoje, estou finalizando o curso de ciências biológicas e também seguindo o rumo da paleontologia. Corrigi o ponto sobre a espécie e se notar mais erros, me avise, ficarei feliz em corrigir.

Abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Patrick, esqueceu-se de corrigir a parte referente a definição de ptero, em que menciona pteranodon.

Conforme disse o Luiz Fernando, pteranodon significa asa "sem" dente.

Parabéns pelo site!