Alguns dias atrás no Oriente médio, mas exatamente no Iêmen, foram encontradas pegadas de dinossauros, coisa rara de se ver por lá. Veja um mapa abaixo, expandindo a postagem, para conferir o lugar onde foi encontrada a trilha e ainda foto das pegadas além do texto completo.
A idade das pegadas é de aproximadamente 150 milhões de anos atrás, possivelmente do final do período Jurássico e início do cretáceo. As pegadas estavam bem conservadas e só agora foram encontradas porque segundo informações vindas do local, estavam encobertas por escombros de alguma coisa, não me perguntem o que era, não faço a mínima idéia. Voltando ao que interessa, as ditas pegadas foram feitas por dinos de dois grupos. As primeiras pegadas foram vistas por uma jornalista perto de Madar e algum tempo depois estudadas e classificadas como sendo de Ornitópodes, dinos que são da mesma família dos Dryosaurus e outros hipsilofodontídeos, animais bípedes herbívoros. Mas agora notaram que existem mais pegadas redondas como as de elefantes, estas sendo da mesma época, criadas por dinossauros do grupo dos saurópodes, como o Diplodocus e Braquiossauro que são bem conhecidos. O grupo devia ter em média 11 animais, deduzindo pela quantia de pegadas e as suas posições, além de seus tamanhos variados que prova que o bando devia ter indivíduos adultos, jovens e filhotes que seguiam numa mesma direção.
A trilha de pegadas de um animal bípede
© Nancy Stevens
Há poucos fósseis encontrados nesse local e essa descoberta abre um caminho para futuras pesquisas, e esta é praticamente a primeira boa descoberta paleontológica da Península Arábica. Com novos estudos pode ser que descubramos mais fósseis e possamos ter uma idéia de como era o ecossistema da época dos dinossauros neste local, afirma Paul Barrett, um experiente paleontólogo do museu da Inglaterra.
Fonte
0 comentários :
Postar um comentário