Reconstrução do Epidexipteryx hui
Confira nesta postagem mais uma descoberta importante para a compreensão da evolução das aves e dos dinossauros. Foi encontrado mais um dinossauro emplumado na China e para saber mais sobre ele acesse o conteúdo integral desta postagem.
O animal foi descoberto na Mongólia, China, terra do famoso Velociraptor, e parece ser mais um integrante do grupo dos terópodes emplumados. Parece que este animal é uma mistura de dinossauro e ave e até agora já foi verificada a presença de penas no corpo e na cauda, porém a possibilidade de vôo é nula. Isso mesmo, o pequeno animal que não era maior do que um pombo não conseguia voar, porém suas características morfológicas/anatômicas eram muito semelhante à dos terópodes.
Seu fóssil pode ser a transição dos dinossauros terrestres para as aves, fixando ainda mais o conceito de que os dinossauros terópodes de pequeno porte é que originaram as "penosas" de hoje.
Fóssil do Epidexipteryx hui
O dinossauro recém descoberto já tem nome, chama-se Epidexipteryx hui, que significa "desdobramento de penas" do grego e hui é o sobrenome de um paleontólogo chinês famoso que morreu este ano e recebeu a homenagem. Possuía apenas 160 gramas aproximadamente e como dito anteriormente era emplumado e não voava. O animal possuía na cauda penas alongadas em forma de laço e também penas contornando as extremidades do corpo, característica que impede o vôo. Suas penas deviam servir mais para isolar do frio e atrair o sexo oposto como algumas aves atuais.Este dinossauro viveu no perído Jurássico, entre 152 a 168 milhões de anos atrás e é ainda mais antigo que o Archaeoteryx! Um estudo sobre este animal foi publicado na revista inglesa "Nature" descrevendo o animal.
Fontes
0 comentários :
Postar um comentário