Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Encontradas as pegadas de dinossauro mais antigas da América do Sul.

© Efe

É galera, as pegadas de dinos estão aparecendo com frequência este ano. Depois das pegadas do raptor europeu, das pegadas de dinos achadas aqui no Brasil, que a propósito esqueci de postar aqui, acharam na Bolívia pegadas de vários dinos em uma laje de rocha, provavelmente calcária ou de material semelhante, sobre a qual você vai ler nesta postagem.

Há alguns meses camponeses encontraram na Bolívia uma trilha de pegadas de dinossauros em uma laje de rocha e que agora pesquisadores afirma serem as mais antigas já achadas na América do Sul. Sebastián Apesteguía, paleontologista que analisou as pegadas, disse que são cerca de 300 pegadas datadas de 144 milhões de anos, localizadas na cidade de Icla em Chiquisaca.
"Tivemos a sorte de achar a localidade com as pegadas mais antigas do continente, cuja data dobra todas as demais conhecidas", assegurou Apesteguía, citado pelo jornal La Prensa.
Além de Apesteguía, outro paleontólogo argentino chamado Pablo Ariel Gallina, estudou as pegadas, ficando cerca de 10 dias no local das pegadas coletando dados e fazendo observações, cujos resultados indicam que as pegas foram feitas por diversos animais, sendo possivelmente um saurópode com filhotes seguidos por um predador, além de indícios de dinossauros couraçados, podendo ser um anquilossaurídeo, um ceratopsídeo ou até um estegossaurídeo.
Segundo o paleontologista, após os estudos mais aprofundados que serão feitas na argentina, "se saberá com toda certeza que tipo de animais foram os que deixaram suas pegadas nesse setor". "Estamos começando a registrar uma nova fauna de dinossauros desconhecida que até agora não tinha sido registrada na Bolívia", afirmou o cientista. Para Apesteguía, outro dado interessante é que as pegadas do adulto estão junto às dos filhotes, o que "significa que há um comportamento de manada e proteção e isso é importante na hora de estudar o comportamento".
© Efe

Fonte

0 comentários :