Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 16 de novembro de 2008

Fóssil raro é brasileiro

O Brasil não é tão rico em fósseis de dinossauros, os mais famosos animais pré-históricos, mas em matéria de mamíferos extintos somos campeões, contando com uma fauna incrível. O animal que está sendo estudado é motivo de eu postar esta notícia, que você pode ler na íntegra expandindo a postagem.

O animal é uma Preguiça Gigante, mamífero que habitou as terras tupiniquins há 11 mil anos e mede 3 metros, bem maior do que qualquer preguiça atual. O fóssil está muito bem preservado, quase com todo o esqueleto, contando com cerca de 350 ossos, incluindo até minúsculos ossos do ouvido do animal. Foi encontrado no interior da Bahia, em um gruta e agora está sob estudo minucioso.

Cástor Cartelli, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e alguns colegas afirmam que nenhum mamífero desta espécie já encontrado se compara a este em conservação.Outras preguiças gigantes de espécies variadas foram achadas na Argentina, Estados Unidos e até no Caribe, mas como o espécime brasileiro está muito bem preservado pode ser considerado um dos mais importantes.

O animal depois de montado será exposto no Museu de Ciências Naturais da universidade.Este exemplar é de um animal jovem, o que os cientistas determinaram analisando as articulações do animal, que não estavam completamente unidas. Com este fóssil, os pesquisadores esperam determinar com maior exatidão como era o modo de vida do animal e sua aparência. Se jovem estava com 3 metros, adulto era maior ainda.

Fonte

0 comentários :