Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Terópodes são pais cuidadosos e não formavam casais fixos diz paleontologista

Ovos de Troodon
© Museu das Rochosas
Mais uma vez os americanos com uma interessante pesquisa paleontológica informam o mundo todo sobre novas descobertas. Desta vez foram "fuçar" em fósseis de dinos, seus ninhos, ovos e embriões de dinos. O objetivo é estudar e deduzir os cuidados entre os Terópodes e suas crias e o que deu de resultado você confere nesta postagem.

Diz o paleontólogo David Varricchio, da Universidade de Montana (noroeste) que estudaram animais que foram encontrados sobre ou perto de muitos ovos fósseis, como o caso do Citipati osmolskae, Oviraptor philoceratops
e Troodon formosus. O estudo foi publicado na revista Science, neste 19 de Dezembro.
O paleontólogo afirma que um único macho, sortudo diga-se de passagem, fecundaria muitas fêmeas, as quais "botavam" os ovos num único e grande ninho deixando-o aos cuidados do pai, que chocava e cuidava dos ovos e depois dos filhotes. Isto foi baseado em observações nas aves atuais, comportamento onde o macho é que cuida dos ovos e os choca quando os ovos são numerosos e grandes. Os dinossauros estudados se encaixam muito bem nesta teoria, pois não seria de se estranhar que o macho chocasse os ovos, pois a fêmea come e descansa muito devido ao cansaço gerado pela postura dos ovos, que requer energia muito grande deixando a fêmea enfraquecida por algum tempo. Assim, para garantir o sucesso da próxima geração o macho realmente devia ter várias fêmeas à sua disposição e depois cuidar sozinho do ninho. Mas como os benditos americanos chegaram a essa conclusão?
Troodon no ninho
© Bill ParsonsTroodon no ninho
© Bill Parsons
Eles foram fundo no estudo, dissecaram os fósseis destes dinos, seus ovos e embriões. Estavam a procura de tecido medular. Esse Tecido Medular é encontrado em ossos longos das aves fêmeas, mas apenas nas fêmeas em época de reprodução, pois o tecido serve de fonte de cálcio, o mineral que vai formar a casca dos ovos assim como formam os ossos.
Observando ao microscópio, os ossos longos dos dinossauros adultos estudados, constataram que nenhum possuía o tecido medular, ou seja, provavelmente eram machos.
Há muito tempo se debate se o macho cuidava sozinho ou o casal cuidava junto, neste caso sendo apenas uma fêmea. Porém o sistema de apenas o macho vigiar e aquecer o ninho parece mais viável no caso dos dinossauros aparentados às aves. Muitos deles têm sistemas reprodutivos semelhantes aos das aves modernas, como ovos assimétricos e cascas iguais. Sendo assim, talvez o Oviraptor, tão famoso por roubar ovos não fosse tão ruim como parece, estando no ninho onde foi achado porque era dele e não de Protoceratops como se pensou.
Depois desta notícia dá uma vontade de saber mais sobre os dinos não é?. Continue aqui neste blog, visitando e acompanhando, em breve novas postagens.
Oviraptor cuidando dos ovos
© Julius C. Csotony
Fontes

0 comentários :