Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sexo no Devoniano

Austrophyllolepis, observe o filhote logo atrás do adulto
© Reuters/Museum of Victoria/Handout
Pesquisadores publicaram hoje na revista Nature, um estudo provando que o sexo como conhecemos hoje já era praticado por peixes do período Devoniano. Sim! Eles faziam o "rala e rola" para reproduzir-se. Confira tudo sobre esta curiosidade no resto da notícia.

Antes imaginou-se que apenas houvesse a fecundação externa, quando a fêmea expele os óvulos e o macho os cobre com o sêmen na água, para fertilizá-lo, neste caso os filhotes nascem de ovos. A maioria dos peixes ósseos atuais se reproduz desta forma. Somente peixes cartilaginosos se reproduzem com fecundação interna, quando o macho introduz seu órgão na fêmea para fecundar os óvulos dentro da mesma.
Há 380 milhões de anos os peixes placodermos, que eram cobertos de placas ósseas, já realizavam a fecundação interna como os tubarões, de acordo com os especialistas, estes animais tinham algumas modificações anatômicas que facilitavam o ato da cópula, com estruturas chamam-se Clasper, para segurar à fêmea.
Austrophyllolepis, observe as estruturas das nadadeiras
© Reuters/Peter Trusler/Museum Victoria/Handout

Os peixes placodermos já tinham mandíbulas, mais um sinal evolutivo de adaptação, achados de seus fósseis mostram que pareciam ser fortes predadores e vorazes, por esta aparência natural de predador os paleontólogos não estranharam ao encontrar no interior de um peixe, o esqueleto de um peixe menor, já imaginando que o pequenino animal foi devorado pelo maior. Foi este fóssil, guardado no Museu de Londres desde a década de 80, achado no Oeste da Austrália, que permitiu a constatação das adaptações do peixe para cópula, pois as nadadeiras pélvicas, que se situam na parte de baixo do peixe e mais próximas da cauda, eram modificadas de forma a permitir que o macho se prendesse à fêmea para inserir o sêmen.
Assim foi constatado que o pequeno animal dentro do peixe maior não foi sua última refeição e era na verdade um filhote em desenvolvimento dentro do corpo.
Este peixe é conhecido como Austrophyllolepis, foi encontrado por John Long na Formação Gogo da Austrália.

Austrophyllolepis
© Reuters/J. Long/Handout

Fontes

0 comentários :