Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 19 de março de 2009

Ornitópode com plumas

Reconstrução do Tianyulong confuciusi
© Li Da-Xing

Dinossauros com penas não é nenhuma novidade hoje em dia, mas mais 90% de todos os "penosos" são carnívoros. Isto vem mudando com descobertas recentes, como esta do mais novo dino herbívoro com penas, que você conhecerá lendo toda a postagem.

Uma equipe de cientistas chineses e americanos descobriu na China o fóssil de um dinossauro do grupo dos ornitópodes (herbívoros) que apresenta sinais de ter tido algo semelhante a plumas, o que modificaria a teoria sobre a origem da plumagem nesses animais pré-históricos. A descoberta, relatada na revista científica britânica "Nature", ocorreu no condado chinês de Jianchang, na província de Liaoning, e o fóssil parece corresponder ao período conhecido como Cretáceo inferior entre 144 e 99 milhões de anos.
A descoberta a ajuda a entender como as penas surgiram nestes animais, porque anteriormente acreditava-se que as aves surgiram somente dos carnívoros, dinossauros terópodes que viveram desde o período Triássico e o Cretáceo.
Os paleontólogos responsáveis pelo achado são Hai-Lu You, da academia chinesa de ciências geológicas, e Lawrence Witmer, da universidade americana de Ohio, nomearam o animal de Tianyulong confuciusi, em homenagem ao filósofo chinês Confúcio. O dinossauro tem em várias partes do corpo filamentos externos semelhantes à plumas, que são estruturas sem ramificação , tubulares, dispostas em três zonas do corpo e também na cauda onde apresentam um comprimento maior, cerca de 6 centímetros.

Fonte

0 comentários :