Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 16 de março de 2009

Pliossauro recém descoberto

Os restos de um pliossauro, réptil marinho, que habitou os mares no Jurássico e superou em tamanho o famoso Tiranossauro rex, foram descobertos em uma ilha do arquipélago ártico de Svalbard. O jornal "The Guardian" publica hoje em sua edição eletrônica que um grupo de "caçadores" de fósseis da Noruega encontrou a parte de trás do crânio do animal no sudoeste da ilha de Spitsbergen, na Noruega. Continue lendo sobre este achado...

A descoberta, afirma o jornal britânico, "foi descrita como uma das mais significativas do Jurássico". O predador foi identificado como uma nova espécie de pliossauro, um grupo já extinto de répteis aquáticos caracterizados por um crânio enorme, um pescoço curto e quatro nadadeiras para se deslocar na água.
As medidas da parte de trás do crânio e outros 20 mil fragmentos ósseos encontrados na ilha ártica mostram que a criatura ocupava o cume da cadeia alimentar e vivia à base de lulas, peixes e répteis marítimos. A cabeça do animal era duas vezes maior que a do Tiranossauro rex, e sua mandíbula possuía vários dentes de quase 30,5 centímetros de comprimento.
Os paleontólogos calculam que o animal, cuja mordida era quatro vezes mais poderosa que a do Tiranossauro, media 15 metros de comprimento, pesava 45 toneladas e dominou os oceanos há 147 milhões de anos.
Os pesquisadores viram os primeiros vestígios do animal durante o último dia de uma expedição realizada em 2007, na qual encontraram ossos de pliossauros menores.
No entanto, Jorn Hurum, diretor da expedição e membro do Museu de História Natural da Universidade de Oslo, percebeu que havia ossos maiores no terreno e marcaram o local com um GPS. Em agosto do ano passado, a equipe retornou ao lugar da descoberta e ficou assombrada ao comprovar que os restos eram do maior pliossauro encontrado até o momento. Pra quem não sabe, os Pliossauros são animais como o Liopleurodon.

Fontes
Terra

0 comentários :