Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 12 de julho de 2009

O "Crocodilo Tatu" brasileiro agora pode ser visitado no museu

Réplica montada no museu
© Bruno Domingos

Vocês se lembram do "Crocodilo Tatu", descoberto aqui no Brasil há pouco tempo? Eu postei aqui uma notícia divulgando e agora volto para lhes mostrar como ficou a reconstrução de seu esqueleto. Ficou curioso? Clique para expandir a postagem e veja mais fotos e mais informações.

Na última terça-feira a réplica do esqueleto foi colocada em exposição, junto com uma réplica em tamanho natural do animal em vida, que com certeza é único. O fóssil achado no interior de São Paulo é diferente de todos os crocodilomorfos extintos já encontrados, pois sua pele era recoberta por uma carapaça dura, como um tatu. Daí o nome dele, Armadillosuchus, que vem da palavra "Armadillo", que em inglês significa Tatu. O animal, estimado em 2 metros de comprimento e 120 quilos, viveu aqui no Brasil no período Cretáceo, que apresentava um clima seco e quente, de acordo com o que afirmaram os paleontologistas do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
© Vanderlei Almeida

Datado de 90 milhões de anos, o Armadillosuchus tinha um focinho curto e estreito em um crânio largo com placas ósseas, chamadas osteodermas, distribuídas deste o pescoço, dorso até o começo da cauda. Crocodilos geralmente só são encontrados em ambientes quentes e úmidos, mas o "Crocodilo Tatu" veio para provar o contrário, pois ele só é achado no interior de São Paulo, que naquela época não era nada úmido, afirmou o paleontólogo da UFRJ Ismar de Souza Carvalho.
© Marcos de Paula

Ele habitou a Bacia Bauru, área que abrange o interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, região em que a temperatura média deveria ser de 45 graus Celsius.
Foi na cidade de General Salgado que o animal foi achado, em rochas que abrigavam o fóssil, com posto de cabeça, costelas e membros. O responsável pelo achado foi Tadeu Arruda, por isso seu nome é A. arrudai, em homenagem ao descobridor.

Fonte

1 comentários :

Mundo dos bichos disse...

Muito boa post.Este é um animal magnífico!