Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 17 de novembro de 2009

Kellner descreveu mais um pterossauro chinês

Reconstrução do esqueleto do pterossauro
© Mike Hanson

Alexander Kellner, do Museu Nacional do da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), vem já há algum tempo pesquisando na China com outros paleontólogos de lá mesmo e a parceria rendeu diversos achados bons. A mais nova publicação de Kellner e da equipe de cientistas de Xiaolin Wang, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleontropologia de Pequim foi um pterossauro diferente, de características mais primitivas. Veja toda a matéria expandindo a postagem.


O fóssil foi encontrado nos famosos sítios fossilíferos de Liaoning, nordeste da china, onde já foram achados muitos outros fósseis em ótimo estado de conservação. O animal, já batizado como Wukongopterus lii, parece ter quebrado a pata em vida e a machucadura dificultou a locomoção levando-o à morte. O animal não é grande como muitos já conhecidos, mas é muito interessante porque contém características primitivas, como dentes e cauda longa, assim como a maioria dos pterossauros do Triássico e traços mais modernos, como o pescoço longo dos exemplares do Cretáceo.
O animal que tem ainda o quinto dedo das patas bem curvado, talvez para apoiar membranas para o voo, ajudará a compreender a evolução dos Pterossauros.Segundo indica o fóssil, o animal seria coberto por uma penugem fina, o que já está se tornando comum em fósseis da China, principalmente em Liaoning onde foram achados muitos dinossauros emplumados com ótimo estado de preservação, mostrando que os dinos eram diferentes do que se pensava há 50 anos e que o ambiente em que viviam pode também ter sido diferente.
Características assim só provam que os dinossauros evoluíram para as aves atuais, mas vale relembrar que os pterossauros não são dinossauros e nem têm descendentes vivos hoje.

Fonte

0 comentários :