Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dinossauros foram encontrados no Rio Grande do Sul

Crânio do terópode encontrado
©
Claudio Vaz
Em Novembro de 2009 André Brodt, estudante do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas procurava fósseis na região de São João do Polêsine junto com uma equipe do Projeto Ulbra Paleontologia, da Ulbra de Canoas, e Museu de Ciências Naturais, que há cerca de 12 anos faz pesquisas e trabalho de campo na região. Ele andava pelo sítio fossilífero quando viu uma vértebra no solo, mas devido à época chuvosa em que estavam, preferiram apenas marcar o local, proteger o fóssil para escavar outra hora. Para saber mais como foi a escavação e como é o fossil, clique em Leia Mais.


Chegado um tempo bom para escavar, uma equipe composta de 4 paleontólogos, 3 biólogos e uma estudante de biologia montaram um acampamento ao lado do local do fóssil, que fica dentro de uma propriedade privada.
A escavação revelou um crânio com mandíbula incluindo dentes e mãos e pernas articuladas de um adulto, indicando um terópode de pequeno porte, com aproximadamente 1,30 metros de comprimento e 60 centímetros de altura, datado do período Triássico. Este animal deveria comer pequenos animais, anfíbios e insetos, que viviam na região na mesma época. Não é o primeiro fóssil deste dinossauro a ser encontrado, pois outro foi desenterrado há uns 5 metros de distância neste mesmo terreno, em fevereiro de 2009, sendo reconhecido como um indivíduo juvenil de aproximadamente 1 metro de comprimento e 50 centímetros de altura.
Apesar de termos encontrado estes dois exemplares bons do dinossauro, ele ainda não foi catalogado e permanece sem nome ou classificação, que deve ser definidos nos próximos anos.

Fonte

1 comentários :

Unknown disse...

olá meu nome é geovani são natural da região de Santa Maria RS,fico muito feliz quando encontram um fóssil dessa importancia aqui na minha região,vamos aguardar os estudos deste exemplar pois ele talvez seja o mais antigo dos terópodes do triássico..