Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil

Capa do livro
© Editora Peirópolis/ Prof. Anelli/Felipe Elias
E aí meu caro leitor, tudo legal? Hoje estou postando para contar da mais nova aquisição que fiz relacionada a dinossauros. Foi o novo livro lançado pela Editora Peirópolis, escrito pelo Professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP, curador da exposição "Dinos na Oca", e ilustrado pelo nosso grande paleoartista Felipe Alves Elias! O livro fala especificamente da fauna mesozóica brasileira e traz um conteúdo completíssimo como nunca visto antes no Brasil e no mundo sobre dinossauros de nossa terra, tudo num livro de 244 páginas repletas de ilustrações, fotos e textos de primeira! O livro já está à venda nas livrarias e em algumas online, como no site da editora, Peirópolis (que inclusive é o nome de um sítio paleontológico de Minas Gerais).
O livro mede 25 cm de x 19 cm de largura e tem acabamento excelente, papel de qualidade, capa em brochura muito bem tabalhada. Aproveite e confira a promoção da Saraiva, que está vendendo o livro com desconto e ainda dando frete grátis! Se quiser conferir a página pessoal do Felipe, o ilustrador, acesse Felipe Alves Elias.

2 comentários :

Daniel disse...

esse livro parece ser mto legal; mais eu tenho uma duvida ja q o assunto é esse eu estava vendo na wikipedia e reparei q entre os dinossauros brasileiros esta o deinonico é o meu dinossauro preferido, entao eu qria saber se isso e verdade.

Patrick disse...

Oi Daniel
Sinto te dizer, mas o Deinonychus não viveu no Brasil.

O que temos aqui é um maniraptor desconhecido, ou seja, encontraram a agarra enorme do pé dele, nada mais. Ou seja, como não há como dar nome a um dino com apenas uma garra, a espécie não tem nome. Seria um parente do Deinonico.

O que acontece é que a mídia brasileira é idiota demais para entender diferença entre gênero e espécie ou entre espécie e classe, etc.

O Deinonico pertence ao gênero Deinonychus e foi encontrado nos EUA. Como o dino brasileiro não tem nome, eles (a mídia) divulga que tem um Deinonico no Brasil, quando na verdade deveriam explicar que é um parente, um maniraptor, mas não do mesmo gênero.

O mesmo aconteceu com o Irritator, Angaturama. Antes de receberem nomes, eram chamados de espinossauro, em vez de espinossaurídeos, que é o certo. Espinossauro é um gênero africano, nossas espécies são brasileiras, gêneros diferentes, embora ainda sejam espinossaurídeos.

O costume de chamar de espinossauro gerou o mito de que o E. aegyptiacus viveu aqui.