Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Corythosaurus Papo: Verdade ou Farsa?


Hoje recebi aqui no blog um comentário de um visitante perguntando se a Papo, empresa francesa que faz brinquedos, havia lançado ou pretendia lançar um Corythosaurus como parte da linha de dinossauros. A dúvida surgiu porque este visitante havia visto na internet fotos de um suposto Corythosaurus Papo, pintado igual ao do JP3, mas com o corpo igual ao Parassaurolofo da mesma marca. Para saber sobre esse tal Coritossauro e se é original ou falso, leia o resto do post.

Fui investigar e encontrei as fotos que disponibilizo aqui. Infelizmente não sei quem é o autor das imagens nem dono do boneco e por isso não sei a quem dar os créditos das imagens. Se o dono ler isso, por favor, envie um e-mail requisitando que eu insira os créditos das fotos.

O que acontece é este Coritossauro Papo é ao mesmo tempo verdadeiro e falso. Verdadeiro porque existe realmente, não é montagem de imagens. Falso porque não passa de uma modificação, é um custom.

O que é um custom?
Custom vem do inglês, da palavra Customização, que indica modificação, adaptação, personalização de algo através da alteração de suas características originais.

Resumindo, algum colecionador de miniaturas que tem boas habilidades artísticas, comprou um boneco do Parasaurolophus Papo e com cuidado cortou fora a crista do boneco, adicionando em seu local uma crista de Corythosaurus, provavelmente, imagino eu, feita de epóxi ou material de escultura semelhante.
O artista simplesmente esculpiu uma nova crista de formato diferente no corpo do Parassaurolofo e depois de tudo esculpido, detalhado e seco, o modelo todo foi repintado com as cores do Coritossauro de Jurassic Park 3.
Devo admitir que essa customização ficou excelente, parece coisa de alguém que tem boa experiência em modificação de modelos e pintura. Sei isso porque o site que continha imagens dizia que era um custom.
Enfim, a empresa Papo NÃO LANÇOU NENHUM CORYTHOSAURUS... ainda. Espero que um dia façam um bem legal, de preferência em pose diferente dessa. Parabéns ao artista que fez o modelo.



3 comentários :

Rafael Augusto disse...

Valaeu;)

Max disse...

é concordo

João Gustavo disse...

Eu faço esse tipo de modificação naqueles dinos da china pequenos