Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 28 de abril de 2012

Pterossauros no Paraná!

© UEPG Notícias

Como vai, caro leitor? Espero que esteja muito bem. Escuta só essa novidade. Restos de Pterossauros foram encontrados no Paraná! Eu como paranaense que sou sinto um pouquinho de uma inveja boba dos demais estados brasileiros, como o Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até São Paulo que têm um registro fóssil do Cretáceo ou Triássico bem rico em material de vertebrados fósseis de grande porte No Paraná não há registro de dinossauros e pouco se fala de estratos mesozóicos. Mas você deve achar estranho que eu esteja tão animado com um pterossauro fragmentado e desconhecido só porque foi encontrado aqui, não é? Bem, eu explico porque e dou o resto dos detalhes sobre o pterossauro no resto do artigo, então pegue um cafezinho e leia tranquilamente, aproveitando para conferir fotos e o vídeo!

Fico feliz em saber que os restos do pterossauro estão pertinho de mim, em Ponta Grossa, que fica a uma hora e meia de viagem de carro daqui! Minha animação vem do fato de que primeiro porque será mais uma espécie brasileira a ganhar reconhecimento e segundo porque pela primeira vez ouço falar de vertebrados fósseis deste tipo no Paraná! Mas o mais importante de tudo é que se mais répteis voadores, marinhos e dinossauros são encontrados no país, mais investimento e interesse a paleontologia em geral recebe e mais reconhecimento no cenário mundial e mesmo nacional recebem os paleontólogos da região original do fóssil, pois estarão constantemente estudando fósseis e fazendo descobertas. Se há fósseis sendo encontrados há motivo para investir em cursos de paleontologia e outros relacionados e assim as universidades do meu estado provavelmente se interessariam em criar cursos na área. Outro ponto a se observar é que com o achado desse pterossauro o sítio fossilífero há muito ignorado ganhou mais atenção e será revitalizado, trazendo a possibilidade de que novos fósseis de pterossauros e mesmo dinossauros sejam achados. Vou ficar na torcida para que isso aconteça!
Quanto aos fósseis em si, infelizmente estão fragmentados e desarticulados, ou seja, precisarão de mais preparação e montagem para só então definir se haverá possibilidade de batismo da espécie e publicação adequada. Os fósseis originários da cidade de Cruzeiro do Oeste estavam na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e foram encontrados quando pesquisadores procuravam fósseis no acervo para fotografar e publicar no livro “Museus & Fósseis da Região Sul” coordenado por Paulo Manzig em parceria com o professor Luiz Carlos Weinschütz, da Universidade do Contestado (UnC).Confira o vídeo feito pela TV UP/UP NOTÍCIAS para mais detalhes.
©  TV UP/UP NOTÍCIAS

Fonte

0 comentários :