Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Você sabia que as fenestras são importantes para classificar os animais?

Você sabia que as fenestras são muito importantes para classificar os animais, principalmente répteis, em grupos diferentes? Talvez você esteja pensando que eu sou doido por perguntar isso sendo que você não sabe nem o que é uma fenestra, certo? Calma que eu explico. As fenestras são os buracos que vemos nos crânios dos répteis, claro, não contando neste caso buracos causados por traumas, apenas os naturalmente desenvolvidos. Geralmente abrigam músculos do crânio, pescoço ou mandíbula. Podemos assim definir a diferença entre animais e dividi-los em 4 grupos, os Anápsidas, Sinápsidas, Euriápsidas e Diápsidas. Clique em "Leia Mais" e saiba qual a diferença entre eles!

Anápsidas: Os animais cujo crânio só apresenta a abertura para o olho, são denominados Anápsidas porque não possuem nenhuma fenestra grande adicional. Os anfíbios e as Tartarugas são exemplos deste grupo, pois não têm nenhuma fenestra.
Crânio de Tartaruga
© David Stang

Sinápsidos: Os animais deste grupo já apresentam 1 fenestra no crânio, na parte mais posterior, atrás da cavidade do olho. Entre os sinápsidos temos répteis como Dimetrodon e outros parentes, sendo que estes foram os antepassados dos mamíferos, daí os grupos Synapsida e Mammalia estarem inclusos nesta categoria.
Crânio do Dimetrodon 
© Smokeybjb
Euriápsidos: São basicamente iguais aos Sinápsidos em número de fenestras, a diferença está na localização da fenestra. Enquanto que nos Sinápsidos ela fica na parte mais baixa do crânio, entre os ossos esquamosal, pós-orbital, jugal e quadrado-jugal; nos Euriápsidos ela está mais no alto, entre os ossos parietal, pós-orbital e esquamosal. Existe uma hipótese que sugere que animais deste grupo na verdade tinham duas fenestras na parte traseira do crânio como os Diápsidos, porém a mais de baixo teria sido perdida. Exemplos deste grupo são os Plesiossauros e Ictiossauros.
Crânio de Plesiosaurus
© Storrs (1996)
Diápsidos: Os diápsidos são animais cujo crânio apresenta duas fenestras na parte posterior do crânio. Alguns animais uma na parte anterior da órbita. Os dinossauros, aves, crocodilos são exemplos deste grupo. Observe as fenestras temporais do Tiranossauro, ou seja, as duas da parte traseira do crânio. Podem parecer uma só, mas são duas.
Crânio de Diápsido e Sinápsido: fenestras em azul
© Karen Carr
Crânio de Tyrannosaurus rex
© Adaptado de foto original do Chicago Field Museum




2 comentários :

MESOZOICA INFO disse...

As fenestras anterorbitais poderiam ser usadas para produzir sons como a boca de um violão nos terópodes?

Patrick disse...

Provavelmente não, pois não eram vazias como as cavidades nasais. Elas continham músculos. https://i.pinimg.com/originals/14/cb/f2/14cbf2de19df828b31aae560a30a2492.jpg