Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Domo Alto: um novo dinossauro canadense


Se tem um grupo de dinossauros simpáticos é o dos paquicefalossauros, dinossauros de porte pequeno a médio com hábitos predominantemente herbívoros e uma peculiaridade, uma cabeça reforçada por domos ósseos e espinhos! Independentemente da utilidade desses domos, esses dinos eram impressionantes e bizarros e até hoje estão entre alguns dos mais populares. Recentemente foi publicado um estudo nomeando mais um gênero e espécie de dinossauro desse grupo, um pequeno exemplar descoberto na América do norte! Clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre o novo dino!

O bicho foi descoberto há 50 anos por pesquisadores do Royal Ontario Museum (ROM) do Canadá, mas nunca havia sido estudado. Em 2008 o estudante de graduação da Universidade de Toronto, Caleb Brown, descobriu mais fósseis do mesmo dinossauro em uma saída de campo com uma equipe de paleontólogos.
Depois disso o dinossauro foi armazenado e estudado cuidadosamente e agora em 2013 a pesquisa foi publicada oficialmente nomeando um novo gênero e espécie, Acrotholus audeti, que significa "Domo Alto de Audet". O nome do gênero foi bem escolhido e o nome da espécie é uma homenagem a Roy Audet, dono das terras onde o bicho foi encontrado.
O dinossauro era um herbívoro de 1,80 metros e devia pesar algo em torno de 40 quilos, um animal bem pequeno se comparado a outros de seu ecossistema. O fóssil de 2008 foi achado em Alberta, na Formação do Milk River, datada de 85 milhões de anos. Isso faz dele o paquicefalossaurídeo mais antigo da América do Norte e talvez do mundo. 
Seu domo tem cerca de 5 centímetros de puro osso, fazendo juz ao nome, algo surpreendente para um dinossauro tão antigo em relação ao próprio grupo. Isso pode indicar que a evolução dos paquicefalossauros começou bem antes do que se imagina.




1 comentários :

Unknown disse...

Incrível esse dinossauro,eu li num site que este animal podia ser uma vitíma do tiranossauro rex,mas eu fiquei em duvida se eles estavam mesmo junto,pelo que eu sei o t-rex viveu 75 a 65 milhões de anos atrás,você sabe me dizer isso?