Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 28 de junho de 2014

Coleção Carnegie - Dinossauros do Museu Carnegie de História Natural de Pittsburgh (Safari Ltd.)

Display de montanha com alguns modelos da coleção
© Safari Ltd.


A Coleção Carnegie é uma linha de brinquedos produzidos nos Estados Unidos pelo Museu Carnegie de História Natural de Pittsburgh, servindo como brinquedos oficiais do museu. Foram fabricados em grandes quantias e anualmente novos modelos eram adicionados à coleção. A fabricante dos brinquedos foi a Safari Ltd, que produziu a linha até 2015. A Safari tem fama por ser uma importante produtora de réplicas de animais atuais, pré-históricos além de outros brinquedos diversos, todos com grande qualidade de realismo e pintura feita à mão. Uma de suas marcas era a Coleção Carnegie, que incluía dinossauros, pterossauros, répteis marinhos, répteis primitivos, sinápsidos e mamíferos pré-históricos. Para saber mais sobre a coleção, ver fotos dos modelos ou saber como comprar alguns, clique em "Leia Mais".


A Coleção Carnegie foi uma das mais importantes linhas de dinossauros de brinquedo já produzidas, tendo revolucionado o mercado de miniaturas de dinos por trazer réplicas cientificamente acuradas para a época, com material de qualidade em escala bem definida e mais importante ainda, totalmente coloridos pintados à mão.
Antes disso, a maioria dos dinossauros de plástico fabricados era feita no estilo da antiga coleção Invicta, resultando em brinquedos monocromáticos, sem pintura ou quando pintados, com uma pintura extremamente simples. Raros eram os bonecos de dinossauros acurados e grande parte do que existia era baseado em cartoons, quadrinhos ou alguma mídia qualquer.

Iguanodon da Invicta: repare que não há nenhuma pintura


Na Europa a Schleich e Bullyland começaram a realizar parcerias com museus de história natural para produzir brinquedos de animais com o selo de qualidade científica do museu e no geral a Safari Ltd. nos Estados Unidos apenas trabalhava como importadora de produtos deles, além de importar os dinos Invicta. Nessa época a Safari não era uma fabricante de brinquedos, apenas importava e distribuía aos lojistas. 

A coleção de dinossauros mais famosa era a Invicta , com o selo de aprovação do Museu Britânico, instituição de grande prestígio, mas que ainda se tratava de dinos sem pintura e que eram, a pedido da fabricante, vendidos quase que exclusivamente em museus e instituições renomadas. Na época a própria Invicta não considerava suas miniaturas como brinquedos e sim como réplicas autênticas para colecionadores.
Isso dificultava o acesso dos consumidores ao produto e por isso a Invicta não era tão bem distribuída. A Bullyland por outro lado, já vinha fazendo seus primeiros dinos de borracha, pintados, porém pequenos e sem muita qualidade comparado ao que viria a surgir.
Carrol Carmen, então diretora da loja do Museu Carnegie nos fins da década de 80 percebeu a oportunidade de que podiam fazer nos Estados Unidos o que a Invicta vinha fazendo no Reino Unido, isto é, uma linha de museu de dinossauros para crianças e colecionadores. Coincidentemente ela tinha contato com Bernard Rubel, um dos donos e fundadores da Safari e propôs que a empresa fizesse os dinossauros para o Museu Carnegie, a linha oficial de réplicas autenticadas.
Como inicialmente a Safari Ltd. não tinha uma fábrica nem contrato com fábricas na China, precisou começar do zero. Os modelos eram projetados e o protótipo criado nos Estados Unidos, então cópias eram enviadas a fabricantes no exterior para moldagem e fabricação. Esse trabalho ficou por conta da empresa alemã Bullyland, contratada para fazer os moldes e produzir os bonecos na Alemanha mesmo. Estes bonecos foram inclusive lançados na Alemanha pela Schleich em 1988, sob uma licença obtida da Safari, parceria que durou até 1994 quando a Schleich começou a fazer a própria linha de dinossauros.

A estratégia da Safari com a coleção Carnegie foi bem mais inteligente que o caminho tomado pela Invicta, que via seus modelos como réplicas para adultos e não brinquedos. Enquanto que os modelos Invicta eram vendidos exclusivamente em museus, a Safari fez questão de espalhar os dinossauros Carnegie por todos os tipos de loja de brinquedo e hobby na América do Norte e Europa. Até as menores lojas locais revendiam, o que garantiu um enorme reconhecimento da marca em pouco tempo.
Suas réplicas atraíam consumidores por ter um aspecto moderno para a época, inovador, com cores vivas e aplicadas em várias demãos de tinta. Os dinossauros Carnegie tinham um apelo forte ao colecionador adulto, por ser cientificamente acuradas e as crianças se fascinavam igualmente pelas cores e variedade de espécies. 

Todos os modelos, segundo a empresa, são avaliados por paleontólogos para confirmar a autenticidade e dar o status de réplica à peça, garantindo um rigor científico (ou não :P) de acordo com as mais recentes pesquisas na área na época. Na prática o modelo era projetado pela escultora Forest Rogers após uma discussão com o pessoal do museu e após o design ser definido, ela esculpia a peça, levava o protótipo para ser aprovado pela Doutora Mary Dawson, então Curadora do Setor de Paleontologia de Vertebrados do Museu Carnegie. Durante todo o decorrer da coleção essa paleontóloga foi responsável por aprovar as peças, até mesmo após ter se aposentado.

A coleção foi planejada para ter inicialmente 17 modelos de 15 espécies de animais pré-históricos, incluindo além dos dinossauros, pterossauros, sinápsidos e mamíferos:

  1. Stegosaurus
  2. T.rex
  3. Brachiosaurus
  4. Apatosaurus (adulto e filhote),
  5.  Parasaurolophus
  6. Triceratops
  7. Allosaurus
  8. Australopithecus (Macho e Fêmea com filhote)
  9. Diplodocus
  10. Maiasaura
  11. Euoplocephalus
  12. Dimetrodon
  13. Pteranodon
  14. Protoceratops
  15. Smilodon
Entretanto em 1988, ano do lançamento da coleção, nem todos os modelos foram postos no mercado, alguns ficando para ser lançados em 1989. Destes 17 modelos,  os 8 primeiros (da lista acima) foram produzidos e vendidos em 1988, o restante ficando para o ano seguinte. Esses modelos de 88 foram feitos em padrões de cor bem simples, tendo sido substituídos no ano seguinte por versões repintadas mais coloridas. 
Porém após 25 anos no mercado, a coleção expandiu para 104 modelos diferentes, de cerca de 53 espécies pré-históricas, todos ricamente detalhados, pintados todos à mão, o que garantem que nunca serão encontrados modelos idênticos dizem os fornecedores, mesmo que sejam da mesma espécie e com o mesmo número de série. Isso levou também à existência de muitas variações incomuns dos bonecos, especialmente em pintura, que colecionadores mais ferrenhos buscam.
Inicialmente a coleção era feita supostamente com escala fixa em 1;40, porém não podemos dizer que atingiram isso com absoluto sucesso. A tal escala 1:40 funcionava bem para os dinossauros, com 1 centímetro no modelo equivalendo a 40 centímetros no animal real. Entretanto havia na coleção animais menores que acabaram sendo criados em escala diferente, nomeadamente os mamíferos que estavam na escala 1:15. No decorrer dos anos e com a adição de novas espécies, mais escalas foram usadas como 1:4, 1:10, 1:20 e até 1:30, o que acaba por quebrar o objetivo original de ter uma coleção toda em escala, porém que permite o uso de animais de tamanhos (do animal real) mais variados.
As peças variam de tamanho, desde o grande Diplodocus com cerca de 60 cm até somente cerca de 10 cm, como é o caso do Dimetrodon de 1989. Cada modelo contém na parte inferior, geralmente na barriga, o nome do animal, o ano que iniciou a produção e os dados sobre direitos autorais, como o nome da empresa etc.
Cada peça era acompanhada por uma pequena etiqueta, pendurada ao boneco, porém em casos especiais alguns modelos foram vendidos embalados em caixas (até meados da década de 90) com um pequeno livrinho em brochura, mostrando os animais da coleção em vez das etiquetas penduradas nos modelos. Alguns modelos mais antigos foram vendidos juntos em caixas, como é o caso do Apatosaurus adulto e seu filhote, além de outros animais vendidos juntos como um kit de espécies diferentes, dos quais um exemplo é Dimetrodon com Deinonychus e Protoceratops e Euoplocephalus.
T.rex Carnegie: versão com caixa

Verso da caixa

Atualmente caixas deste tipo são raras, pois a maioria dos modelos foram vendidos somente com a etiqueta, as caixas sendo mais uma edição de colecionador do que a embalagem padrão. Além de terem sido feitas em número pequeno, muitos compradores acabavam se desfazendo das caixas, restando poucos exemplares que raramente aparecem à venda, geralmente por um valor bem superior ao da figura sem embalagem.
Além desse, outro item adicional da coleção foi uma espécie de mostruário em forma de montanha, com diversos espaços nos quais podemos organizar a coleção de diversas maneiras. Estas "montanhas Carnegie", como são conhecidas, são displays fornecidos aos lojistas para expor a coleção em vitrines ou balcões da própria loja, sendo mostruários e não eram originalmente itens feitos para venda. Tanto é que era comum que os bonecos fossem permanentemente colados nesse mostruário, de forma que os bonecos expostos não eram vendidos, serviam apenas para o cliente escolher o qual queria.
Entretanto, como todo lojista quer é vender para manter seu negócio funcionando, muitos vendiam essa "montanha Carnegie" com os bonecos colados para colecionadores mais entusiasmados dispostos a pagar um valor alto pelo conjunto todo. Ainda hoje é possível encontrar colecionadores que possuem em suas coleções a montanha, mas não é algo comum, pois o display ocupava grande espaço e não era fácil de encontrar estante adequada em casa para deixá-lo.

Estas montanhas com alguma frequência também surgem para venda no eBay, mas o preço acaba não compensando, pois o produto é oferecido com valor alto por conter muitos bonecos e além disso é grande o que encarece muito o frete para comprar pela internet. Eu pessoalmente nunca sequer cogitei comprar uma, pois o frete internacional seria um absurdo, se é que seria viável enviar tamanho item internacionalmente. 
Houveram diversas variações do display, com diferentes inscrições na forma de um adesivo, colado na base da montanha, onde podia-se ler o nome da coleção. Vi na internet comentários a respeito de que essa montanha passou a ser vendida separadamente sem bonecos pela Safari após alguns anos, então era possível comprar apenas o display caso desejasse. À medida que a coleção foi aumentando, a montanha começou a perder seu apelo, pois não conseguia abrigar todos os bonecos já lançados e acabou sendo retirada de fabricação alguns anos antes do final da coleção.
Diversas versões de panfletos, brochuras e guias de colecionador foram produzidas para a coleção e eram distribuídos na loja em um suporte preso ao lado da montanha. Aqui vemos um exemplo de fôlder antigo bem do começo da coleção, provavelmente por volta de 1989.


Fôlder da Coleção Carnegie de 1989

Fôlder da Coleção Carnegie de 1989

Os modelos eram feitos inicialmente da seguinte maneira: fabricava-se um modelo em um material emborrachado cinza, então o modelo era pintado com uma cor base do boneco e sobre esta camada de cor eram então pintados os detalhes do animal em diversas etapas. Esta pintura com camada múltipla de tinta acabava preenchendo as reentrâncias do boneco fazendo com que alguns detalhes da escultura fossem perdidos ou ofuscados. Por este motivo os bonecos originais eram feitos com a textura bem marcada, exagerada, já para compensar a perda de textura durante a pintura. Várias destas peças mais antigas tinham um acabamento mais brilhoso.
A partir de 1996, para evitar esta perda de qualidade dos detalhes e cortar tempo e custos de produção, as figuras começaram a ser fabricadas com um material já da cor base para a pintura. 
Então o dinossauro já saía da fábrica parcialmente colorido, feito de um plástico tipo vinil e os detalhes eram pintados diretamente sobre o modelo, sem precisar da camada intermediária de tinta. Isto fazia com que detalhes ficassem bem evidenciados, melhorando a qualidade da peça. Por esta razão é notável a diferença na pintura entre modelos pré 96 e modelos após essa época, que tendem a ser mais opacos, com a pintura mais suave e fina.
Ainda em 1996, a empresa decidiu aproveitar essa mudança no estilo de fabricação para renovar alguns modelos que já apresentavam desgaste de molde. Assim várias peças foram "remasterizadas", tendo sido parcial ou completamente re-esculpidas. 
Porém os modelos modificados continuavam à primeira vista iguais aos antigos e não tiveram o número de série da coleção alterado, o que causa até hoje confusão entre colecionadores, pois um único número de série serve para as duas ou mais versões diferentes do mesmo modelo.
Após 96 não houve nenhuma mudança dramática no estilo de produção, mas a escultora Forest Rogers continuou aprimorando suas habilidades, o que resultava em modelos cada vez melhores. Além de várias novas espécies, muitas espécies clássicas foram substituídas por versões mais modernas, como o Diplodocus, T.rex, Triceratops e Allosaurus.
Era comum haver todo ano ao menos dois novos modelos lançados e alguns anos até mais. Porém a partir de 2008 a coleção foi enfraquecendo, sofrendo com competição de outras marcas, também pelo fato dos seus modelos serem bastante caros em comparação com a média do mercado. Vinte e cinco anos após sua estréia a coleção já não tinha mais o apelo de novidade e não era mais a única fazendo dinos de qualidade bem coloridos e detalhados. A era de ouro dos dinossauros linha de museu vinha acabando.
Infelizmente no mês de março de 2015, a empresa Safari Ltd. emitiu comunicado oficial de imprensa anunciando o cancelamento da sua parceria com o Museu Carnegie e consequentemente o cancelamento da coleção Carnegie. Portanto, a partir deste mês, todos os modelos Carnegie podem ser considerados "Retirados". O último modelo produzido foi uma versão emplumada do Velociraptor que arrematou a Coleção Carnegie.
Muitos colecionadores ficaram extremamente desanimados com o final da linha, outros nem tanto, pois apesar de inicialmente serem inovadores, a coleção sofria com alguns problemas clássicos como modelos usando a cauda como apoio, cores e espécies repetitivas.
Confira na lista os modelos, desde 1988-1989 até os dias atuais. Porém antes veja o que significa cada termo usado na lista para compreender melhor.

Stegosaurus
Número: #400-01.
Escala: 1:40.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Descrição: A primeiríssima versão do Stegosaurus Carnegie vinha com uma cor bastante simples, um verde escuro aplicado no dorso e placas sobre a cor base da borracha maleável usada na fabricação. Estes primeiros modelos eram feitos de um material mais macio e a pintura era geralmente simples com cores sóbrias, pouco coloridas. Este modelo viria a ser repintado inúmeras vezes no decorrer dos anos.

Tyrannosaurus rex 
Número: #401-01.
Escala: 1:40.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Descrição: A primeiríssima versão do T.rex Carnegie vinha com uma cor bastante simples, um verde escuro puxando ao cinza aplicado no dorso havendo um degradê para verde nos flancos e laranja no ventre. Como todos os modelos de 88, é uma versão bem menos colorida que as posteriores, relativamente difícil de encontrar nos dias de hoje. Sendo um modelo antigo, acabou sendo feito com uma pose mais ereta, com a cauda abaixada e o tronco empinado. Este modelo viria a ser repintado inúmeras vezes no decorrer dos anos.



Brachiosaurus 
Número: #402-01.
Escala: 1:50.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Descrição: O Brachiosaurus de 1988 é um dos modelos com pintura mais simples, usando somente tons de cinza e ocasionais detalhes em marrom amarelado. É um modelo também em borracha mais macia e consideravelmente raro nos dias de hoje. Futuramente seria repintado várias vezes em cores diferentes.




Apatosaurus
Número: #403-01.
Escala: 1:40.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja). 
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Descrição: Uma representação clássica do "Brontossauro", trazia o dino representado com a cauda tocando no chão e o pescoço curvado. As cores sóbrias, praticamente só um tom acinzentado realmente invoca memórias do tempo que dinossauros eram vistos como répteis lerdos e apáticos, os velhos tempos da paleontologia. Mais um dos modelos denominados como "Gold Wash", termo informal usado para descrever os modelos de 1988 pelo modo como a aplicação da pintura era feita, com um wash de cor amarelo sobre o fundo escuro.

Apatosaurus filhote
Número: #404-01.
Escala: 1:40.
 
Status: renumerado para #4004-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: 

Parasaurolophus 
Número: #405-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4005-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Triceratops 
Número: #406-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4006-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: 


Allosaurus 
Número: #407-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4007-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.




Stegosaurus
Número: #400-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4000-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Tyrannosaurus rex 
Número: #401-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4001-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Brachiosaurus 
Número: #402-01.
Escala: 1:50.
Status: renumerado para #4002-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Apatosaurus
Número: #403-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4003-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja). 
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Apatosaurus filhote
Número: #404-01.
Escala: 1:40.
 
Status: renumerado para #4004-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Parasaurolophus 
Número: #405-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4005-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Versão amarela:  não achei provas de sua existência, 
pode ser apenas uma foto de baixa resolução do modelo verde
 com as cores alteradas.


Triceratops 
Número: #406-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4006-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Allosaurus 
Número: #407-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4007-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.



Australopithecus (Homem)  
Número: #408-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Australopithecus (Mulher)
Número: #409-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Diplodocus  
Número: #410-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4010-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Maiasaura sentada no ninho  
Número: #411-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Euoplocephalus   
Número: #412-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1997.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Dimetrodon  
Número: #413-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1997.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Pteranodon  
Número: #414-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4014-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Protoceratops  
Número: #415-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Smilodon  
Número: #416-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 1997.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.



Deinonychus  
Número: #417-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1997.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Pachycephalosaurus  
Número: #418-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4018-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996, retirado em 2002.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.



Elasmosaurus
Número: #419-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4019-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Mosasaurus
Número: #420-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1999.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.




Iguanodon
Número: #421-01.
Escala: 1:40.

Status: renumerado para #4021-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja). 
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Spinosaurus
Número: #422-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4022-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.

Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Corythosaurus  
Número: #423-01.
Escala: 1:40.
Status: renumerado para #4023-01 em 1994, retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.



Dilophosaurus  
Número: #424-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dinoloja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Plateosaurus  
Número: #425-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 1995, recolocado em produção em 1996.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.




Stegosaurus 
Número: #4000-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Este modelo é a versão repintada e com molde atualizado de #400-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Tyrannosaurus rex 
Número: #4001-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #401-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Brachiosaurus
Número: #4002-01.

Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #402-01.

Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Apatosaurus
Número: #4003-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #403-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
 Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Apatosaurus filhote
Número: #4004-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #404-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Parasaurolophus 
Número: #4005-01.
Escala: 1:40.
Status:  retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #405-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Triceratops
Número: #4006-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado e repintura de #406-01
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Allosaurus
Número: #4007-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #407-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Diplodocus
Número: #4010-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2007 - Molde atualizado de #410-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Pteranodon
Número: #4014-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #414-01. .
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Pachycephalosaurus
Número: #4018-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado - Molde atualizado e repintura de #418-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Elasmosaurus
Número: #4019-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #419-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Mosasaurus
Número: #4020-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #420-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Iguanodon
Número: #4021-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #421-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Spinosaurus
Número: #4022-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007 - Molde atualizado de #422-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Corythosaurus
Número: #4023-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #423-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Dilophosaurus
Número: #4024-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #424-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Plateosaurus
Número: #4025-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #425-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Deinosuchus
Número: #4026-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Maiasaura
Número: #4027-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #411-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.




Carnotaurus
Número: #4028-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Kronosaurus
Número: #4029-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Saltasaurus
Número: #4030-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


Quetzalcoatlus
Número: #4031-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.
Deltadromeus
Número: #4032-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Baryonyx
Número: #4033-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ?? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.


Psittacosaurus
Número: #4034-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 2004.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Tyrannosaurus rex
Número: #4035-01.

Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Modelo atualizado de #4001-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: ? centímetros de comprimento e ? centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.

Triceratops
Número: #4036-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4006-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 17 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Tanystropheus
Número: #4037-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 18,8 centímetros de comprimento e 10,5 centímetros de altura.

Dimetrodon
Número: #4038-01.
Escala: 1:15.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #413-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 18,8 centímetros de comprimento e 10,5 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Acrocanthosaurus
Número: #4039-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 20,4 centímetros de comprimento e 8,2 centímetros de altura.



 
Styracosaurus
Número: #4040-01.
Escala: 1:40.
Status: retirado em 2005.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 15 centímetros de comprimento e 6 centímetros de altura.

Camarasaurus
Número: #4041-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 37,8 centímetros de comprimento e 17,4 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.

 
Mamute Lanudo
Número: #4042-01.

Escala: 1:24.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 20 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Velociraptor
Número: #4043-01.
Escala: 1:10.
Status: retirado em 2006, recolocado em produção em 2007.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura.
 

Albertosaurus
Número: #4044-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 20,5 centímetros de comprimento e 6,5 centímetros de altura.
Sinraptor
Número: #4045-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 18 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.



Oviraptor
Número: #4046-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 17 centímetros de comprimento e 10 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Ankylosaurus
Número: #4047-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 19 centímetros de comprimento e 5,2 centímetros de altura.
Vídeo: para ver análise em vídeo desta miniatura clique aqui.
Adquirido??: Sim.


 

Beipiaosaurus
Número: #4049-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 201 centímetros de comprimento e 11,7 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Microraptor
Número: #4050-01.
Escala: 1:4.
Status: em produção atualmente.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 14 centímetros de comprimento e 9,8 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Caudipteryx
Número: #4012-01.
Escala: 1:4.

Status: em produção atualmente.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 18 centímetros de comprimento e 13,5 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Dilong
Número: #4013-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 13,3 centímetros de comprimento e 6,3 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.


 

Amargasaurus
Número: #4052-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 21,5 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Oviraptor
Número: #4053-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4046-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 13,5 centímetros de comprimento e 10,5 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Tanystropheus
Número: #4101-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4037-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 30,5 centímetros de comprimento e 5,5 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Velociraptor
Número: #4106-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4043-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura.
Adquirido??: Sim.
Iguanodon
Número: #4108-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4021-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 17 centímetros de comprimento e 10,5 centímetros de altura.
Allosaurus
Número: #4109-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4007-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 22 centímetros de comprimento e 12 centímetros de altura.
Spinosaurus
Número: #4110-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4022-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 21 centímetros de comprimento e 13,5 centímetros de altura.
Parasaurolophus
Número: #4111-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4005-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 14 centímetros de comprimento e 11,5 centímetros de altura.
Triceratops
Número: #4115-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4006-01.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 17 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.

Quetzalcoatlus
Número: #4116-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4031-01.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 14 cm de comprimento, 17,5 cm de envergadura e 2,5 cm de altura.

Elasmosaurus
Número: #4117-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4019-01.
Preço: 
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 27 centímetros de comprimento e 17 centímetros de altura.

Carnotaurus
Número: #4118-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4028-01.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 16 centímetros de comprimento e 8,5 centímetros de altura.

Stegosaurus
Número: #4119-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4000-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 15,5 centímetros de comprimento e 8,7 centímetros de altura.
Brachiosaurus
Número: #4120-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Repintura de #4002-01.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 28 centímetros de comprimento e 33,5 centímetros de altura.

 

Diplodocus
Número: #4054-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4010-01.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 56 centímetros de comprimento e 13 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.
Giganotosaurus
Número: #4122-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 27,5 centímetros de comprimento e 14 centímetros de altura.
Vídeo: para ver análise em vídeo desta miniatura clique aqui.
Adquirido??: Sim.



Tylosaurus
Número: #4215-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente.
Preço:
R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 31 centímetros de comprimento.
Adquirido??: Sim.
Spinosaurus
Número: #4216-01.
Escala: 1:40.
Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4110-01.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 38 centímetros de comprimento e 12 centímetros de altura.

Adquirido??: Sim.


Ichthyosaurus
Número: #4217-01.
Escala: 1:10.
Status: em produção atualmente.
Preço:
 R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 19,8 centímetros de comprimento e 5 centímetros de altura.

Vídeo: para ver análise em vídeo desta miniatura clique aqui.
Adquirido??: Sim.
Cryolophosaurus
Número: #4218-01.
Escala: 1:25.
Status: em produção atualmente.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
Tamanho: 22 centímetros de comprimento e 9,5 centímetros de altura.
Vídeo: para ver análise em vídeo desta miniatura clique aqui.
Adquirido??: Sim.



    Carnotaurus
    Número: #4123-01.
    Escala: 1:30.
    Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4118-01.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: 25,5 centímetros de comprimento e 14 centímetros de altura.
    Adquirido??: Sim.
    Miragaia
    Número: #4126-01.
    Escala: 1:30.
    Status: em produção atualmente.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: 22,5 centímetros de comprimento e 9,5 centímetros de altura.
    Adquirido??: Sim.



    Brachiosaurus
    Número: #4107-01.
    Escala: 1:50.
    Status: em produção atualmente - Molde atualizado de #4120-01.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: 47 centímetros de comprimento e 17,8 centímetros de altura.
    Adquirido??: Sim.



    Concavenator
    Número: #4112-01.
    Escala: 1:25.
    Status: em produção atualmente.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: 22 centímetros de comprimento e 10,5 centímetros de altura.
    Adquirido??: Sim.


    Tyrannosaurus (25º Aniversário da Coleção)
    Número: #4113-01.
    Escala: 1:40.
    Status: em produção atualmente.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: ?? centímetros de comprimento e ?? centímetros de altura.

    Velociraptor
    Número: #4102-01.
    Escala: 1:50.
    Status: em produção atualmente.
    Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).
    Tamanho: 19,2 centímetros de comprimento e 7,7 centímetros de altura.
    Adquirido??: Sim.

    Curiosidades

    O modelo nº 4001-01 do Tyrannosaurus rex foi originalmente produzido com um corpo muito volumoso, uma grande cabeça, sem dentes, e com uma pose ereta, como um canguru. Todas estas características foram ajustadas quando o modelo teve seu molde alterado em 1996.

    Marcado como 4002-01, o Brachiosaurus inicialmente teve um padrão de cor cinza com azul. Alguns anos mais tarde a cor foi alterada para um verde escuro, quando o modelo foi alterado em 2007.
    O Molde original de 4003-01, o Apatosaurus, tinha uma cauda que tocava o chão. O modelo foi revisado e o novo molde tinha a cauda suspensa em vez te encostada no chão.
    O modelo de número 4004-01, Apatosaurus filhote, foi originalmente moldado com o pescoço levantado virado para trás. Na grande revisão de 1996 o pescoço foi modificado, ficando agora mais esticado e apontando pra baixo.
    4007-01, o modelo do Allosaurus originalmente tinha um corpo volumoso e uma enorme cabeça, com o focinho voltado para o chão. O modelo foi substituído por uma nova versão com uma cabeça muita pequena e corpo e cor completamente diferentes, fazendo deste dinossauro o que teve a mudança de molde mais drástica dentro da coleção.
    4009-01 O Australopithecus fêmea tinha um bebê no colo.
    4011-01 O Maiasaura foi modelado sobre um ninho com ovos, como se os chocasse. Porém esta pose está totalmente incorreta, pois o peso do dinossauro quebraria os ovos. Um novo modelo foi feito anos mais tarde, porém com o ninho ao lado e a mãe apenas observando.
    4015-01 O Protoceratops foi feito com um adulto e um filhote no ninho com ovos. Ao contrário do Maiasaura, este dinossauro não foi colocado sentado nos ovos.
    417-01 Deinonychus foi lançado em uma base pequenina com 3 miniaturas; o Deinonychus da direita estava com a "Garra Terrível" faltando no pé direito.
    A versão original de 4019-01, Elasmosaurus, tinha um pescoço que era mais estendido, porém foi alterado para que o pescoço ficasse suspenso e mais alto nos novos modelos.
    Duas versões diferentes de cores do modelo 4020-01, Mosasaurus, foram feitas. Uma delas tem listras verticais cruzando o corpo, a outra versão não tem.
    4026-01 Deinosuchus tem diferentes versões de pintura nos olhos; uma com olhos totalmente negros e outra com uma pupila em fenda vertical;
    Produzido por somente quatro anos, 4040-01 Styracosaurus é o modelo que teve a produção mais curta dentre todos da coleção até agora. Ele também tem duas variações; uma com olhos verdes e outra com olhos dourados. Alguns dos modelos produzidos atualmente estão em duplicidade, ou seja, há dois modelos do mesmo animal com molde diferente na coleção, dos quais podemos destacar o T.rex, Triceratops e Oviraptor.

    A Dinoloja é a loja de dinossauros que você procura para incluir na sua coleção os melhores modelos de dinos da Safari, inclusive da coleção Carnegie. Essa coleção hoje encontra-se fora de produção, mas nós na Dinoloja podemos caçar e obter para você até os dinossauros raros da coleção. Confira nossa seleção de produtos na categoria Safari da loja.







    2 comentários :

    Unknown disse...

    porque ums nao tem preço?

    Patrick disse...

    Na verdade todos os preços estão desatualizados. Os sem preços na verdade estão na maioria fora de produção.