Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Coleção Dinossauros da China

No ano de 1993, a empresa Safari, localizada nos Estados Unidos, produziu uma coleção de miniaturas intitulada  Dinossauros da China, obviamente porque somente continha espécies de dinossauros chineses. Hoje em dia a coleção não é mais fabricada e está indisponível em praticamente todas as lojas, mas mesmo assim não é tão rara e difícil de encontrar. Este post foi feito para mostrar a coleção completa em detalhes, então clique em "Leia Mais" e saiba tudo sobre ela.

O objetivo da coleção era mostrar espécies de dinossauros chineses, diferentes dos tradicionais dinos que todo mundo já está cansado de ver. As espécies fabricadas foram ótimas escolhas, representam bem o tema da coleção e na época eram exóticos o suficiente para chamar a atenção de crianças e colecionadores. As espécies são Mamenchisaurus, Therizinosaurus e Yangchuanosaurus.
São apenas três modelos, porém muito bem feitos e com uma excelente apresentação, vendidos com um display especial e embalados em caixas do tipo que apresentam aquela janelinha transparente para ver o modelo lá dentro (não sei o nome, se você sabe, poste nos comentários).
As primeiras caixas da coleção tinham um logo amarelo com o texto "Dinosaurs of China" e um subtítulo que não consigo lembrar bem o que era (algo como "réplicas autênticas" e coisas desse tipo). Os colecionadores, para facilitar, com o tempo adotaram uma versão mais curta, "Dinos of China" o que posteriormente levou à abreviação completa em forma de sigla, para DoC. Abaixo você confere o logo da coleção, como originalmente projetado. As caixas antigas possuíam umas faixas verde e amarelas na parte inferior, como pode ser visto nas fotos dos catálogos mais abaixo.
Posteriormente a Safari modificou as caixas, alterando o logo de amarelo para vermelho e abandonando as faixas. Com o tempo não se sabe o motivo a empresa desmantelou a coleção e parou de fabricar o Mamenquissauro. O que restou continuou em produção, mas foram unidos com novos modelos para forma um novo conjunto chamado de Dinosaur Discoveries (Descobertas de Dinossauros). O próximo a receber a "tesoura" da Safari foi o Therizinosaurus, restando apenas o Yangchuanosaurus em produção. Acredito que atualmente até ele esteja aposentado.
Os displays e os modelos todos foram esculpidos pela mesma escultora, Ely Kish, que na época era a paleoartista de plantão no Museu Tyrrel no Canadá. Confira abaixo cada uma dessas figuras com detalhes.

Yangchuanosaurus (1993)
Modelo nº 260029 - O primeiro modelo da série é este carnívoro, um tipo de alossaurídeo. Além da caixa caprichada e do belo display em forma de fóssil, a miniatura feita em plástico de poli-vinil está posicionada em uma postura nada convencional. Parece que o dino se abaixou para coçar o focinho com a pata dianteira, talvez na tentativa de remover algum parasita. Sem falar que está com a boca fechada! A cor é bem natural, um marrom avermelhado, quase laranja, com o dorso preto que se torna listras curtas pelas costas, sobre um tom amarelado na barriga. Muito legal e diferente do que estamos acostumados a ver. A primeira foto é do catálogo de 1993 da Safari, as demais fotos são do meu exemplar.
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.
Preço: fora de produção.

Therizinosaurus (1993)
Modelo nº 260129 - O segundo modelo da coleção é o estranho terópode Terizinossauro que você vê aqui. Naquela época dinossauros emplumados eram apenas especulações distantes do conhecimento popular e brinquedos representando dinos com penas eram praticamente inexistentes. Esse modelo seguia este mesmo padrão, representando o Terizinossauro com uma pele numa, pintada de verde com tons marrons amarelados em certas extremidades. Em questão de anatomia o dinossauro está razoavelmente bem esculpido, pois não se conhece o esqueleto completo, apenas partes dele foram achadas e o resto foi reconstruído com base em dinos aparentados. A coloração me faz imaginar uma girafa verde, o que combina com a estrutura corporal do bicho. Abaixo você confere duas fotos de divulgação, a primeira do catálogo de 1993 da Safari e a segunda é uma foto de divulgação do protótipo. Compare com as demais fotos do meu modelo e confira as diferenças em detalhes da pintura, o quanto de qualidade é perdida no processo de fabricação em massa.
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.
Preço: fora de produção.

Mamenchisaurus (1993)
Modelo nº 260229 - Chegamos enfim ao maior, mais longo e último dino da coleção. A primeira vez que vi esse dino online achei legal, interessante. Porém quando descobri seu tamanho, fiquei ainda mais empolgado e impressionado. Com 63,5 centímetros de comprimento é o brinquedo produzido em massa mais longo que tenho representando um dino saurópode.
Tamanho: 63,5 centímetros de comprimento e 11 centímetros de altura.
Preço: fora de produção.
Vídeo: clique aqui para ver a vídeo análise desse modelo.
Então, estes são todos os dinossauros da coleção. Espero que tenha gostado de saber mais sobre eles. Mas o post não acaba aqui. Se acabasse, muito provavelmente você viria me contar nos comentários que eu esqueci de um dinossauro da coleção, o Velociraptor, lançado pela Safari junto com estes três, que você provavelmente viu em algum outro site sendo descrito como parte dessa coleção. Preciso antes de finalizar, deixar este recado. O Velociraptor que me refiro é o da foto abaixo. Pois é, ele não faz parte da coleção!!! Eu acabei descobrindo isso essa semana mesmo! Quer saber a verdade? Então fique de olho no Ikessauro, vou postar logo em seguida um artigo sobre esse dino e você poderá saber tudo sobre meu trabalho de detetive em busca da verdade (cultura inútil, eu sei... mas divertida hehe)! Clique neste link aqui, Velociraptor Speedy Predator, que você será levado ao post sobre essa miniatura e entenderá de uma vez por todas o motivo da confusão!
Não faz parte do set/Not part of the set!
Se você quiser incrementar sua coleção de dinossauros com essas ou outras miniaturas da Safari Ltd. acesse a Dinoloja e confira os produtos que temos da marca. Caso não encontre o que procura pode sempre nos contatar por e-mail para encomendar o modelo desejado. Conseguimos a maioria dos dinossauros em miniatura que estão em produção e até mesmo réplicas raras já retiradas de linha.

0 comentários :