Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Velociraptor Speedy Predator (Safari Ltd.)

Este post é focado em uma miniatura da empresa Safari, produtora de brinquedos educativos que há anos vem fazendo réplicas de dinos. Essa peça de 1993 é um pouco controversa, há uma espécie de "mito" envolvendo sua origem e a original intenção de seu lançamento. De qualquer modo é um belo modelo e além de mostrá-lo aqui vou contar a vocês como foi que eu descobri que na verdade esse dino não faz e nunca fez parte da coleção Dinossauros da China, da mesma fabricante, como muita gente pensa. Clique em "Leia Mais" e acompanhe!

Este modelo de dinossauro era vendido pela Safari Ltd. de forma individual, ou seja, sem uma coleção definida, o que só fui descobrir essa semana, apesar de estar desconfiado disso por alguns anos.
A questão é que o Velociraptor era vendido em uma caixa com a "janelinha" transparente pra ver lá dentro, propagandeado como uma réplica cientificamente adequada, peça educativa e autêntica, pintada à mão. Na frente da caixa estava estampado em letras brancas bem grandes "Velociraptor Speedy Predator" que podemos traduzir do inglês para o português como "Velociraptor Predador Veloz". A miniatura, segundo o catálogo, é feita em plástico PVC, 70% é originado de reciclagem e a miniatura é anunciada como escala 1:5.
A caixa é adornada com uma pintura do Velociraptor atacando um Protoceratops (ou o seu ninho) no meio do deserto.  Uma frase de impacto usada na embalagem do boneco é "An authentic museum quality dinosaur replica" que se traduz por "Uma autêntica réplica de dinossauro com qualidade de museu". Talvez a empresa estivesse buscando um toque de sofisticação e seriedade com essa jogada de marketing, indicando que a peça é realmente cientificamente correta.


Velociraptor (1993)
Modelo nº 250029 - Esta é uma ótima miniatura do ponto de vista científico, foi lançada em uma época em que dinos emplumados ainda não eram tão comuns na cultura popular, portanto apresenta uma pele nua, levemente escamosa, uma cabeça perfeitamente adequada, extremamente fiel ao crânio fóssil do Velociraptor. O focinho alongado, levemente curvado para cima. Porém, devo lembrar que a cauda provavelmente não poderia ser curvada como vemos aqui, pois teria tendões ossificados. Para mais detalhes, veja o vídeo no link abaixo.
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura.
Preço: fora de produção.
Display (1993)
Modelo nº 450323 - Pelo que pode ser visto na foto de catálogo da Safari, de 1993, o modelo possuía um display vendido separadamente. O background não passava de um painel com o nome do dinossauro, há algumas coisas escritas nele, porém não pude descobrir o que o texto diz. Nada muito impressionante. Pra falar a verdade, nunca tinha ouvido falar disso até semana passada quando vi no catálogo de 1993 da Safari, que é até o momento, a única prova de que tal display existiu. De fato nunca vi fotos de colecionadores mostrando o display, por isso é difícil dizer de que ele é feito, a única foto do catálogo tem resolução baixa demais para permitir a identificação, no entanto parece meio brilhante, pode ser papel cartão com um acabamento do tipo "glossy" ou até mesmo algum tipo de plástico. Pode até ter sido projetado e nunca posto à venda, e mesmo que tivesse, duvido que tal item tenha muito sucesso no mercado. Outra explicação para a falta de exemplares é que eram facilmente perdidos ou danificados e por isso descartados.
Tamanho: indisponível.
Preço: R$??,00 reais + frete (consulte na Dino Loja).

Após conhecer em detalhes o brinquedo, vamos finalmente agora acompanhar meu trabalho de "detetive" (grandes coisas :P) em busca da verdade sobre esse dino.
A questão é que praticamente todos os colecionadores e até vendedores de brinquedos sempre pensaram que esse dinossauro fazia parte da coleção Dinosaurs of China (DoC), como eu disse no começo do post, até mesmo eu cheguei a acreditar nisso.
Afinal, o brinquedo está identificado como Velociraptor mongoliensis, que viveu na China e foi lançado pela Safari também em 1993. Para completar, os vendedores que pensaram que ele era parte do conjunto vendiam a coleção como um conjunto de 4 modelos, os colecionadores confiaram nesses lojistas e repassavam a informação. Assim surgiu um pequeno mito que perdurou 21 anos, até que em 2014 comecei juntar alguns detalhes que havia observado e que não faziam sentido nessa história.
Claro, não estou dizendo que sou o único a ter observado tal fato, mas creio que talvez tenha sido o primeiro a tentar desfazer o mito publicamente na internet de uma vez por todas. Vejamos os 4 motivos principais que me levaram a desconfiar que este dino não era parte da coleção:
  1. A caixa tem um design completamente diferente das caixas da coleção DoC;
  2. A miniatura foi esculpida por Greg Wenzel, enquanto que Ely Kish esculpiu o set DoC.
  3. Não possui nenhum display em forma de fóssil, o display mostrado é diferente;
  4. Na caixa não há sequer uma menção à coleção Dinossauros da China;
Sempre me senti incomodado com o fato da Safari ter feito um set com 4 dinos e apenas um deles não ter o display de fóssil. Me parecia errado, simplesmente inadequado. O fato da caixa ser diferente me fez imaginar que este boneco não era parte do set, afinal, produzir um set de 4 modelos e apenas um deles ser vendido com embalagem diferenciada não só seria estranho, como inútil e mais caro. Em vez de reaproveitar um design, a Safari teria de produzir algo completamente novo e custaria mais caro.
Também não me parecia lógico ter três bonecos esculpidos em um estilo igual pela mesma artista e um quarto modelo feito por outro cara com estilo e design diferentes.
Observei também que o número de série de todos os modelos da coleção DoC começavam em 26 (260029, 260129, 260229) enquanto que o Velociraptor tinha número de série parecido, mas não batia com a série, pois começa em 25 (250029). Se ele realmente fosse parte do set, seu número deveria ser 260329, dando sequência à numeração, porém isso não ocorreu.
Pra minha sorte, sou amigo virtual do paleoartista Dan LoRusso no Facebook. Ele foi sócio do Greg Wenzel por vários anos na empresa "Dinosaur Studio" em que produziam obviamente, paleoarte. Sendo o Greg ainda sócio do Dan na época em que produziu a miniatura para a Safari, ele a reconheceu prontamente em uma foto que postei do meu modelo e comentou na foto que seu sócio a havia esculpido, confirmando o que eu já sabia.
Aproveitei isso e perguntei a ele se o dino fazia parte do set Dinossauros da China e ele negou, disse que a Safari lançou este raptor em 1993 apenas para embarcar na onda de Jurassic Park, ou seja, confirmando minhas suspeitas.
Ainda intrigado por tais observações recorri à um famoso site de colecionismo de dinossauros chamado Dinosaur Collector, do colecionador Randy Knoll. Sua coleção é monstruosa e ele produz dioramas enormes e os fotografa, postando no seu site, além de manter uma lista separada por marcas de várias  coleções já feitas, incluindo dados como datas de lançamento e disponibilidade. Imaginei que se alguém saberia a origem do "raptor" seria ele.
No site dele notei que a página da Safari tinha sido atualizada recentemente e uma das mudanças foi que a coleção DoC estava listada sem o Velociraptor, que por sua vez estava exposto como uma peça à parte desse set.
Neste momento imaginei que ele percebera a mesma coisa que eu e atualizara seu site pra indicar tal descoberta. Porém ninguém ainda havia notado isso aparentemente, porque a comunidade de colecionadores online continua tratando o dino como parte do set. Resolvi recorrer à outra fonte, um fórum estrangeiro de colecionadores. Lá expus minhas dúvidas e "evidências". Somente um colecionador se dignou a me responder, de forma meio soberba na minha opinião.
O cara veio dizendo que era obviamente um DoC porque o número de série dele acabava em 29, assim como os dinos do set, mesmo eu apontando que os dois dígitos iniciais eram diferentes.
Além disso, tentou de certa forma empurrar a ideia de que o set sempre foi composto de quatro modelos, e que, ele havia visto o lançamento na época, inclusive tendo comprado, e que no próprio catálogo da Safari o grupo era listado como um só conjunto.
Intrigado por tal afirmação eu sugeri hipoteticamente que poderia ter sido um engano dos vendedores ou mesmo que os vendedores, sabendo que o dinossauro também era chinês, vendiam-no como parte do set para lucrar mais, embora soubessem da real natureza da peça.
Este dito colecionador novamente de forma meio autoritária me "jogou na cara" que não importava o que eu pensava e que se eu quisesse pensar que o Velociraptor não era parte da coleção eu podia fazer isso, porém não mudaria o fato de que a Safari havia criado o boneco para o set.
Não satisfeito com a contribuição dele, entrei na página da Safari Ltd no Facebook e perguntei a eles. Obtive a confirmação de uma mulher cuja relação com a Safari não estava clara. Ela afirmou que o dinossauro não era realmente do set e que foi lançado independentemente. Comentei isso no fórum e o colecionador mandão continuou teimando comigo, sempre dizendo que eu estava "viajando" e inventando conspirações.
Eu neste ponto estava 100% convencido de que eu estava certo, porém um único argumento do cara me mantinha com a pulga atrás da orelha. Ele afirmou que no catálogo da própria Safari datado de 1993 os dinos eram anunciados como um conjunto completo de 4 modelos. Pedi a ele que postasse o catálogo e ele não tinha o catálogo e ficamos ambos na mesma.
Decidi correr atrás e voltei à página da Safari no Facebook e expliquei a situação, pedindo o catálogo. A empresa rapidamente se prontificou e forneceu uma página digitalizada que mostrada a coleção Dinossauros da China. Na mesma página estava o Velociraptor que tanto me intrigava. Só então, com a explicação da própria Safari e com a página disponível é que entendi o motivo desse mal entendido. Veja abaixo a página do catálogo e um print screen do comentário da Safari.
No comentário a Safari me disse que após uma breve pesquisa descobriram que houve um mal entendido a partir do catálogo. O Velociraptor era sim uma figura separada da coleção e que a linha presente na página estava ali para separar a coleção Dinossauros da China do Velociraptor que era uma peça individual.
A partir disso tudo ficou bem claro pra mim, não havia mais dúvidas, realmente o Velociraptor não faz parte da coleção Dinossauros da China. Porém uma questão surgiu numa continuação do debate com o outro colecionador. Variações na pintura.
O dinossauro foi lançado na cor que você viu acima, porém mais tarde uma cor mais escura foi lançada, que pode ser confirmada observando as fotos a seguir. Além disso o dino mais escuro tem na barriga um número 2 estampado junto com as informações do fabricante, indicando talvez que fosse uma segunda versão. Seus detalhes parecem menos evidentes, indícios de desgastes dos moldes com o tempo.
 
 
 
No final das contas chegamos à conclusão que com o passar do tempo a cor foi propositalmente modificada para um amarelo menos vivo. Depois disso outra cor foi lançada fazendo a amarela ser aposentada. A nova cor era marrom, tons próximos da areia, porém essa nova cor foi usada na coleção da Safari chamada Dino Discoveries. Porém, essa história fica para uma outra postagem!

0 comentários :