Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 15 de setembro de 2015

Coleção Mamíferos Pré-históricos AAA

Esta empresa chama-se AAA, um nome estranho que eu não sei bem o que significa. A empresa fabricou diversos dinossauros, mas sem dúvida as melhores réplicas de animais extintos que fizeram são os mamíferos. A coleção conta com 5 espécies, sendo elas Mamute Lanudo, Rinoceronte Lanudo, Smilodon, Entelodonte e Hyaenodon. Consegui finalmente completar minha coleção após uns anos de busca e agora quero mostrar os modelos a você, que busca conhecer melhor os itens que coleciona.  Para saber mais sobre a coleção, clique em "Leia Mais" e confira as fotos também!

Esses modelos da AAA são brinquedos mais comuns na Europa, sendo que o Smilodon, o Mamute Lanudo e o Rinoceronte Lanudo consegui comprar da Inglaterra, já o Hyaenodon e o Entelodonte vieram da Alemanha.
Os três que consegui na Inglaterra são mais comuns, embora o Rinoceronte seja relativamente raro, ainda é fácil achar com um pouco de paciência e não sai tão caro. Até algum tempo atrás acreditava que estavam todos fora de produção, porém hoje já não sei bem ao certo. Acredito que a fabricante continua fazendo os modelos, porém não distribui para vários lugares, deixando a maioria da produção, para não dizer toda, na Europa. As lojas que vendem geralmente são pequenas ou lojas de museus e por isso não há divulgação. Isso faz destes brinquedos peças de difícil acesso e por isso quando aparecem em sites de leilão mais populares custam preços muito altos.
O Entelodonte e o Hyaenodon são as melhores réplicas, sendo que parecem ter saltado da tela, diretamente do documentário Caminhando com as Bestas, da BBC. Até as cores são copiadas e talvez por isso ficaram tão bons. O Smilodon é particularmente interessante porque é muito musculoso, retratando bem o animal e o Rinoceronte é bem legal porque parece entediado, com uma cara engraçada e perninhas atarracadas, escondidas em meio à pelagem.
Até onde sei, foram feitos no começo da década passada, entre 2001 e 2005 provavelmente, uma vez que alguns foram copiados de WWB que foi ao ar em 2001. Além da versão padrão de cada animal, a empresa produziu as versões "jumbo", duas vezes maiores. Os bonecos são feitos de borracha e os pequenos são sólidos, os maiores parecem ser ocos.

Smilodon
Um bom modelo, não é perfeito, mas tem uma pintura relativamente realista para um felino, olhos penetrantes e bom detalhe de modelagem, com textura do pelo e musculatura bem definidas. A barriga é branca e traz o nome popular do animal em inglês, "Saber Toothed Tiger" e o símbolo da empresa AAA. Comprei no eBay da Inglaterra (Reino Unido). Um toque artístico interessante é o órgão sexual do animal ter sido esculpido. Normalmente em miniaturas de animais extintos este detalhe fica de fora. Nos dinossauros até entendo, pois não sabemos como era seu sistema reprodutor, mas nos mamíferos este detalhe é bem conhecido. Neste modelo dá pra ver claramente esta parte da anatomia, mostrando que trata-se de um macho. O preço desse modelo não é alto, varia entre 5 e 15 libras esterlinas, em alguns casos de sorte pode-se comprá-lo por preços bem baixos em leilões no eBay.
Tamanho: 14,5 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Smilodon Grande
Na minha opinião, este é melhor que a versão pequena em vários aspectos. Primeiramente a pose é bem mais dinâmica, mais ameaçadora. A textura do pelo é melhor, mais natural, assim como a musculatura. A pintura dos olhos também é melhor, dando um olhar mais adequado do que a versão pequena, que tem um tom de verde em torno dos olhos, algo que é bem estranho. Até as orelhas estão levemente abaixadas para trás, como realmente tendem a ficar quando um felino está sendo agressivo. Ao contrário do modelo padrão, esta versão Jumbo pode ser difícil de achar e seu preço é bem mais alto, custando em média 30 a 40 euros.
Tamanho: 28 centímetros de comprimento e 13 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Rinoceronte Lanudo
Foi o primeiro da coleção que consegui. Troquei com um amigo colecionador da Inglaterra. O modelo é interessante, sua pelagem é esculpida de forma detalhada, com cada tufo de pelo tendo sido esculpido diferentemente, individualmente, dando mais realismo à peça. Os chifres porém são um pouco artificiais demais, lisos e com uma cor cinza plana, brilhante. O olho é negro na parte da pupila e não se consegue diferenciar uma íris, com o resto do olho, a parte que deveria ser branca, sendo vermelho sangue. Tal característica dá ao boneco um ar sério, que é totalmente destruído pela forma da boca e pelas enormes narinas, estranhamente pintadas de branco no interior. As narinas podem ser confundidas com o canto da boca porque ficam bem próximas e por isso dá a impressão que o animal está com uma cara de tédio entortando a boca. As orelhas também são legais, embora também pintadas de branco no interior. O custo desse modelo não é tão alto, similar ao do Smilodon padrão.
Tamanho: 14,5 centímetros de comprimento e 6,5 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Rinoceronte Lanudo Grande
A versão jumbo do rinoceronte é igual em coloração com o pequeno, o que é bem legal. Tão atarracado quanto, apresenta uma pelagem mais robusta, incluindo um topete entre as orelhas, em forma de onda, o que parece na minha opinião engraçado. As narinas neste modelo pelo menos se situam mais frontalmente no focinho, não se confundindo tanto com a boca. Bem mais raro que o modelo padrão, talvez seja mais raro que o próprio Smilodon jumbo, custando também entre 30 e 50 euros.
Tamanho: 27 centímetros de comprimento e 11,5 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Hyaenodon
Esse animal na época do lançamento era incomum em forma de brinquedo e dificilmente seria corretamente identificado por uma pessoa leiga em relação à mamíferos extintos. O animal foi retratado de maneira muito similar ao apresentado pela BBC em Caminhando com as Bestas. É talvez um dos que recebeu menos atenção em relação à pelagem, embora apresente um detalhamento razoável. Apresenta dois enormes dentes caninos na mandíbula superior, mas não era um felino de dentes de sabre. Pareceria mais um cachorro. Tem uma coloração boa, copiada em parte do documentário citado anteriormente, porém os dentes caninos são grudados nos caninos inferiores, o que estraga o detalhamento dos dentes, que também são mal pintados. Também apresenta o nome embaixo e a marca do fabricante. Um detalhe interessante é a genitália esculpida. O órgão sexual do animal foi modelado também e assim como no Smilodon, dá a entender que é um macho. Mais raro que os demais modelos padrão, não aparece muito pra venda e quando é colocado em leilão pode atingir preços que variam de 30 a 50 dólares.
Tamanho: 14 centímetros de comprimento e 6 de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.
Hyaenodon Grande
A versão grande do Hyaenodon é de fato parecido com o pequeno, com algumas diferenças sutis. O pescoço não está curvado e sim mantido reto e o animal apresenta orelhas mais levantadas. No geral o resto é bem parecido, a coloração é idêntica, embora um tanto quanto mal aplicada  em alguns pontos, como nas listras e dentes. Também é raro, com preços variando entre 20 e 50 euros.
Tamanho: 28 centímetros de comprimento e 13 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Entelodon
Esse mamífero é bizarro e raríssimo em forma de brinquedo e assim como o outro citado acima, duvido que seria corretamente identificado por uma pessoa leiga em relação à mamíferos extintos. O animal foi retratado igual ao apresentado pela BBC no documentário Caminhando com as Bestas.
Tem uma pele nua, sem pelagem, exceto pela nuca onde há uma fina carreira de pelos formando um tipo de crina. O animal é um tipo de Javali extinto, por isso em vez de patas possui cascos bipartidos. Sem dúvida é meu favorito entre os mamíferos desta coleção. A coloração é realista, parece desgastada e velha, porém é assim mesmo, até nos bonecos novos. A dentição foi esculpida de forma impecável, com dentes feitos individualmente, ao contrário do visto no Hyaenodon. Também apresenta o nome embaixo e a marca do fabricante. Esse Entelodonte é definitivamente um macho... Comprei na Alemanha, o que foi difícil, pois o único lugar onde vendiam tal boneco, online é claro, era uma loja de animais extintos alemã. O preço foi em Euros e não conseguia fazer com que enviassem pra cá, então tive de pedir a um colecionador amigo de lá para comprar e receber na casa dele, depois mandar pra cá. Veio junto com o Hyaenodon. O preço padrão dele de venda era em torno dos 15 euros, mas hoje em dia pode passar de 30 em leilões no eBay.
Tamanho: 13,5 centímetros de comprimento e 7,3 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Entelodonte Grande
Seguindo o mesmo padrão dos demais modelos grandes, é uma cópia fiel da versão pequena, porém duas vezes maior. O estilo de detalhamento e pintura é igual, as cores também. A diferença mais evidente é a boca um pouco mais aberta e a cabeça reta, em vez de estar olhando pra esquerda como na versão menor. As patas também estão em pose mais neutra que no modelo pequeno. Acredito que o mais raro dentre os jumbos, este passa de 40 euros facilmente em leilões no eBay.
Tamanho: 28 centímetros de comprimento e 13 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Mamute
O Mamute Lanoso da coleção é um boneco bem simpático eu diria pela aparência e bem detalhado, como os demais. Assim como o Rinoceronte, tem patas roliças e atarracadas em meio a um monte de pelos longos, porém o formato do corpo desse mamute é mais delineado pela cobertura de pelo e não tão correto quanto poderia. Suas presas são bem longas e na forma razoável. As presas não tem pintura tão realista, são totalmente brancas, quando poderiam ser mais escuras na extremidade. Os olhos são negros na parte da pupila bem redonda e grande, enquanto que o resto é pintado com uma cor vermelha forte, algo um pouco extremo e nada natural para este animal na minha opinião. A tromba é legal, no entanto a ponta dela é mais ou menos mal feita, pois apresenta um único "buraco" ou narina, quando deveriam haver duas. O formato dessa ponta da tromba é redondo, perfeito como um canudo, sendo que sabemos que em elefantes a tromba não tem esse formato. A cor geral da pelagem é marrom claro com uns toques cinza e marrom mais claro ainda, enquanto que a parte de baixo é pintada de cinza, onde há escrito o nome do animal, e a tradicional marca da empresa fabricante. Aparentemente não há detalhes dos órgãos genitais como nos demais, o que pode ser assim devido ao animal ser muito peludo, o que manteria tudo escondido nos pelos ou podemos assumir que seria a representação de uma fêmea.
O interessante é que este é um dos poucos senão o único boneco que Mamute que tenho que não apresenta cauda ou sinal dela. Todos os que possuo de variadas marcas tem a cauda protuberante ou pelo menos esculpida "grudada" do traseiro do bicho, mas neste não tem nada. Primeiramente pensei que a cauda havia sido quebrada, mas notei que não há marcas de danos em parte alguma. Procurei na internet mais fotos e conversei com pessoas e de fato, este modelo não tem cauda! A explicação mais plausível é de que esta cauda seria muito curta e ficava escondida no meio do pelo. De forma geral é um bom modelo de Mamute, não o melhor e mais correto cientificamente, mas de qualquer maneira gosto muito dele. Consegui este numa troca com um colecionador dos Estados Unidos, por isso não posso dar um valor exato que paguei, mas custa em média de £5 a £10 libras no eBay do Reino Unido, onde é mais facilmente encontrado.
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Mamute Grande
O Mamute jumbo é bem interessante porém as presas são muito finas, pois a base tem quase a mesma grossura da ponta e isso tira um pouco do realismo da peça. A coloração é mais escura que o modeo pequeno, no entanto o olho é igualmente vermelho. Embora geralmente seja um Mamute bom, muitos detalhes anatômicos estão fora da realidade. É bem difícil de conseguir esta versão jumbo, foi o último que eu encontrei dentre todas as versões grandes. O preço varia e as poucas vezes que vi pra venda passava de 40 dólares.
Tamanho: 16,5 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Pássaro Dodô (Extra)
O Pássaro Dodô, eu creio, não faz parte oficialmente da coleção de mamíferos, até porque claramente é uma ave. Porém como é um animal recente e extinto, decidi adquirir o modelo fabricado pela AAA e também exibi-lo neste post. Creio que a peça é bem bonita, detalhada e retrata bem o animal. É um modelo raro, porém não creio ser muito caro, pois consegui adquiri-lo por um valor relativamente baixo, menos de 15 dólares.No entanto, o único outro que vi à venda foi leiloado por um valor consideravelmente mais alto, passando de 20 libras esterlinas no eBay do Reino Unido. Até onde sei, não há versão jumbo desse modelo.
Tamanho:  9 centímetros de comprimento e 8,5 centímetros de altura.
Análise em vídeo:  clique aqui para assistir.
Quer um? Você encomendar aqui:  Dinoloja.

Bem, essa é a coleção de mamíferos extintos da empresa AAA. Até onde vai meu conhecimento a coleção contém estes 10 modelos de mamíferos, 5 modelos pequenos e 5 modelos jumbo. O pássaro dodô está aqui como um extra, porque eu o considero informalmente como parte da coleção. Desse modo, minha coleção está completa, a menos que a empresa, se ainda estiver na ativa, volte a produzir novos modelos. Gostaria de ler seu comentário aqui no blog, o que acha da coleção? Também tem algum modelo? Não deixe de participar!


Se você ficou curioso com esses animais e gostaria de ter uma miniatura ou boneco de algum deles na sua coleção, acesse a Dinoloja e veja se temos algum disponível! Se não tivermos, podemos encomendar qual desejar, faça seu orçamento no site, www.dinoloja.com.

0 comentários :