Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dinossauros Furuta

Existem diversas empresas asiáticas (principalmente chinesas) responsáveis pela produção de praticamente 98% dos modelos de dinossauros que vemos hoje em dia, sejam de marcas próprias ou apenas como trabalho de mão de obra contratado por marcas estrangeiras. De qualquer modo, alguns dos melhores modelos, tanto brinquedos quanto colecionáveis de alta qualidade, são projetados e criados por escultores e companhias japonesas. Uma dessas companhias é a Furuta, que produziu este conjunto de 8 dinossauros de brinquedo como brinde de um tipo de bebida vendida no Japão. Vamos então hoje, olhar mais a fundo nestes modelos. Clique em "Leia Mais" e aproveite!
Como já comentei na introdução do post, estes modelos eram vendidos como brindes de bebidas chamadas de "Ramune",  uma espécie de corruptela (palavra corrompida, deformada) do inglês "Lemonade" que nada mais quer dizer do que "Limonada". Essas bebidas gasosas engarrafadas originalmente tinham origem da Inglaterra, mas posteriormente começaram a ser produzidas (eu suponho) no Japão mesmo. Como brinde para atrair clientes, imagino que o foco sendo crianças, pequenos modelos montáveis, também chamados 'gashapons" eram oferecidos.
Normalmente gashapons são oferecidos como brindes de doces ou bebidas em quantias limitadas por algum período de tempo, lembrando os brinquedinhos que encontramos no Brasil no Kinder Ovo. Sempre compõem uma série com tema definido e com um número limitado e pré-definido de modelos. Alguns casos, um mesmo brinquedo é posto no mercado em mais de uma cor, sendo uma delas "secreta" e mais rara de achar, uma vez que os brindes permanecem lacrados e desmontados em um saquinho plástico, não podendo o cliente escolher o modelo. 
No final das contas é preciso ir comprando o produto e abrindo as surpresas até completar o set, estratégia de marketing similar à usada por vários produtos no Brasil na década de 90, alguns dos mais memoráveis sendo o Chocolate Surpresa da Nestlé e vários tipos de salgadinhos da empresa Elma Chips com seus "tazos" e afins.
Este kit de dinossauros é chamado de "Dinomodels" e especificamente continha apenas os 8 modelos padrão, não havendo modelo secreto. Não consegui descobrir a data original de lançamento da coleção e nem quanto tempo sua venda durou. O que consegui descobrir conversando com colecionadores que conheço e visitando sites estrangeiros sobre o tema é que os dinos desse set tendem a ser bem raros e difíceis de conseguir. Não é de se espantar, afinal, eram dados como brinde, são pequenos e frágeis, fáceis de perder ou quebrar. Os poucos vendidos eram extraviados e alguns poucos conjuntos completos foram guardados por colecionadores desse tipo de figura. 
No Japão não acredito que sejam tão raros, mas no ocidente de fato são e por algum tempo custavam um valor razoavelmente alto em leilões. Surpreendentemente nos últimos meses alguns sets completos começaram a aparecer para venda por preços mais baixos o que permitiu que muita gente comprasse esses belos modelos. As espécies são demarcadas com números, sendo de 1 a 8 na seguinte ordem respectivamente: Tyrannosaurus, Stegosaurus, Spinosaurus, Parasaurolophus, Triceratops, Pachycephalosaurus, Brachiosaurus e Apatosaurus.
Cada modelo é montado geralmente a partir de cinco ou seis peças principais, sendo cada um dividido em:
  • Cabeça e pescoço
  • Lado direito do Tronco
  • Lado esquerdo do Tronco
  • Barriga
  • Cauda
  • Base com os pés (nos bípedes)
Na minha opinião são modelos bem fáceis de montar, embora não recomendados para crianças pequenas a fim de prevenir que engulam peças. O fato de haver partes finas e pontiagudas poderia também causar ferimentos se colocadas nos olhos ou caso a miniatura quebre e gere pedaços afiados, afinal o plástico é seco e rígido.

Tyrannosaurus rex
001 - O famoso T.rex foi esculpido em uma pose tradicional, nada muito dinâmico, inclusive a boca também não está aberta completamente, embora os dentes sejam visíveis. Creio que a boca fechada foi uma medida para facilitar a produção das peças, a moldagem se torna mais fácil neste caso por não precisar se preocupar com a individualização dos dentes. A aparência é bem reptiliana, demarcada pela textura escamosa e acentuada pelos olhos com pupila fendida. A posição dos braços está correta e as proporções do corpo parecem adequadas, embora a cauda pudesse ser um pouquinho mais grossa na base. Se levarmos em consideração alguns achados mais recentes de outras espécies, pode-se especulativamente é claro, dizer que faltam penas ou algum tipo de cobertura de plumas primitivas. Por motivo de estabilidade, os pés foram esculpidos fundidos em uma base pequena.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 11 centímetros de comprimento e 5 centímetros de altura.


Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Stegosaurus
002 - Parece haver uma tendência na mídia de sempre retratar o Stegosaurus com tons de verde e marrom no corpo e placas vermelhas ou laranjas. Este modelo parece seguir este costume, apresentando um padrão interessante, realista em alguns aspectos, mas pouco inovador. Sendo quadrúpede não requer base para manter-se em pé. A pose é mais dinâmica que a do T.rex com certeza, mas nada de impressionante também. Cientificamente está bem correto, apresenta até a armadura óssea na garganta, mesmo que suave, algo sempre esquecido em modelos deste dino.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 9 centímetros de comprimento e 5 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Spinosaurus
003 - Agora sabemos mais sobre o Spinosaurus e sobre sua real aparência. Mas este modelo foi feito bem antes dessa descoberta, então ainda tem aquela aparência mais clássica. A coloração é de fato bem legal, realista, suave no corpo como um todo, com variações de tonalidade na cabeça para um amarelo em vez de marrom. As listras e as cores laranja e vermelho dão mais vivacidade à peça. Como o Tiranossauro apresenta base para mais suporte e boca fechada, porém neste caso os escassos dentes presentes estão menos visíveis. O crânio não parece tão ruim, embora lembre mais a cabeça de um Barionix do que do Espinossauro.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 12 centímetros de comprimento e 5,5 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Parasaurolophus
004 - Na minha opinião, um dos mais elegantes modelos do set, este bonito Parassaurolofo apresenta coloração em tons de verde com toques de amarelo e laranja na crista. A variação de verde torna a cor natural, complementada por unhas em marrom claro. Gosto também da cauda esticada, com a ponta levemente caída, como se o peso dela estivesse puxando-a para baixo. No geral, anatomicamente está bem adequado.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 9,5 centímetros de comprimento e 5,4 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Triceratops
005 - O clássico Triceratops foi bem retratado, embora novas descobertas indiquem que deveria ter escamas de tamanhos variados, na maioria circulares e pequenas com algumas escamas maiores entre elas, sendo estas escamas grandes bases de cerdas longas presentes do dorso. O escudo deveria ser coberto de queratina também. A pose das patas dianteiras também não está bem correta, a frente dos pés deveria estar mais virada para as laterais do corpo.
Escultor: Kazunari Araki.  
Tamanho: 8 centímetros de comprimento e 4,5 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Pachycephalosaurus
006 - Cientificamente este Pachycephalosaurus está bem adequado, talvez com exceção da posição das mãos. No geral a cor é realista, plausível, talvez as manchas azuis devessem ser menos vivas, mas não afeta tanto a naturalidade. A pose é tradicional deste animal, correndo para dar uma cabeçada em um adversário. A pose é dinâmica, mas isso compromete a estabilidade, daí a presença da base para suporte.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 10,5 centímetros de comprimento e 3,8 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Brachiosaurus
007 - Este saurópode é o mais alto modelo da coleção, de fato como deveria ser. Isso já se mostra um ponto positivo. Cientificamente razoável, apresenta a posição do pescoço bem vertical, mas ao menos não em forma de S, como se costumava representar este dino há algumas décadas. Poderia ter sido posicionado um pouco mais baixo. O corpo parece bem feito, mas as patas dianteiras não têm o formato correto de ferradura. A coloração é bem suave e interessante, aprecio bastante esquemas de pintura intrincados, repletos de manchas irregulares.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 7,3 centímetros de comprimento e 8,3 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Apatosaurus
008 - O Apatossauro foi um dos primeiros modelos que vi dessa coleção e sem dúvida é um dos que mais gosto. O único problema anatômico desse modelo é a forma das patas dianteiras, ovais e não em forma de ferradura, com várias unhas pintadas, não apenas uma como deveria ser. De resto é um modelo muito bom. Cauda longe do chão, pescoço robusto condizente com as vértebras desse dino e uma coloração plausível. A textura, escamosa e ao mesmo tempo enrugada dá um charme especial à peça, um toque meio retrô.
Escultor: Kazunari Araki.
Tamanho: 12,3 centímetros de comprimento e 3,4 centímetros de altura.
Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Verso do Cartão que acompanha a figura
© Patrick Król Padilha
Para finalizar, deixo aqui um vídeo sobre a coleção, mostrando os oito dinossauros da coleção. Espero que goste. 

0 comentários :