Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quarta-feira, 23 de maio de 2018

Dinossauros e o Papel Modelismo

Supersaurus montado por mim - pilha AAA para comparação de tamanho
© Patrick Król Padilha
Descobri um hobby interessante chamado Papercraft ou Papel Modelismo em português. Consiste em montar objetos em 3 dimensões usando papel, cola e tesoura e é bem simples, mas exige paciência. É uma variação do tradicional origami, mas como é permitido usar cola e cortar, não se considera origami, no entanto permite realizar modelos mais detalhados, tridimensionais e consequentemente realistas. Com a popularização do computador, internet e impressoras caseiras, foram criados padrões de vários objetos e seres para impressão e hoje qualquer pessoa pode fazer uma infinidade de modelos, baixando-os gratuitamente e imprimindo em casa mesmo. Como seria de se esperar, alguém fez modelos de dinossauros e hoje é possível encontrar aí na net um montão de modelos para download. Então para ver mais sobre estes hobby e baixar uns modelos, leia o resto deste post.
Em geral, o papel modelismo é como montar um quebra cabeças usando cola para fixá-lo, com a diferença de que o resultado é um objeto em 3D, praticamente um "boneco", no caso dos dinossauros. Existem vários sites especializados só em modelos de papercraft, com temas variados, incluindo dinos, mas aqui vou ressaltar os do site da empresa Canon, os melhores de dinos que encontrei até agora, incluindo também outros seres pré-históricos. Consegui reunir os seguintes modelos aqui:
Todos estes são os do site da empresa Canon, que fabrica entre outros produtos, impressoras e câmeras fotográficas. Cada modelo de dinossauro foi adaptado em um "pattern" (padrão) para montagem e publicado em PDF, assim os visitantes do site fazem o download ou podem imprimir direto da internet. Para cada modelo há também um arquivo em PDF de instruções de montagem, com esquemas desenhados e dicas, em inglês, de como encaixar, onde vai cada peça. Achei legal porque eles ficam grandes quando prontos. O Apatossauro que montei mede um total de 67 centímetros! O Supersaurus então passa de 1 metro de comprimento se medido na linha da coluna, embora pareça menor porque pescoço e cauda estão curvados. Por outro lado as espécies menores, principalmente os terópodes, ficam em tamanho mais reduzido, mas ainda assim bem grandinhos. Hoje estou publicando este resumão sobre o que é papel modelismo e os modelos da Canon para download.

Apatossauro montado por mim - pilha AAA para comparação de tamanho
© Patrick Król Padilha
Apatossauro montado por mim - pilha AAA para comparação de tamanho
© Patrick Król Padilha
Também estou publicando dicas de montagem que acho úteis, pois ao montar me deparei com alguns problemas. Não cheguei a montar todos, mas estou quase lá! Também publico imagens dos modelos que estão prontos, montados por mim...

Amonitemontado por mim - pilha AAA para comparação de tamanho
© Patrick Król Padilha
Verso do diorama de Amonite
© Patrick Król Padilha

O Amonite pode ser aberto ao meio para ver as câmaras internas
© Patrick Król Padilha
Detalhes do Superssauro
© Patrick Król Padilha
Bambiraptor montado por mim - pilha AAA para comparação
©
 Patrick Król Padilha
Ele não tem dentes originalmente, então eu fiz alguns meio toscos
© Patrick Król Padilha
Allosaurus montado por mim - pilha AAA para comparação
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha
Futabassauro - pilha AAA para comparação de tamanho
© Patrick Król Padilha
© Patrick Król Padilha
Cabeça - ele vem originalmente sem dentes, mas eu dei um jeito de criar uns
© Patrick Król Padilha
Dicas de montagem
  • Papel: não use papel comum. O papel deve ser mais grosso, com gramatura de 120 ou mais. Eu tenho usado cartolina comum, que é barata e fácil de encontrar. Eu compro, recorto pedaços do tamanho do A4 e imprimo nestes. Cada cartolina rende 5 páginas em tamanho A4 (algumas ficam pouco menores). Mas o recomendado é aquele papel mais grosso, da marca Canson entre outras.
  • Cola: a cola branca escolar é ideal, porém deve ser usada com moderação. Cola em excesso deforma o papel, "molha" ele, amolecendo e borrando a tinta impressa. É preferível que derrame um pouco da cola num pote ou pratinho e com um palito de dentes ou outro objeto fino, vá pegando gotas de cola para espalhar só o necessário sem manchar a parte da tinta. Cola em bastão também serve.
  • Tesoura: deve ser bem afiada para cortar de forma "limpa", sem amassar o papel, o que ocorre quando a tesoura não é bem afiada e "mastiga" o papel, danificando a peça.
  • Impressora: use a melhor impressora disponível, necessitará de cores e não apenas tinta preta.
  • Régua e caneta sem tinta: os mais experientes no ramo do papercraft recomendam que use uma régua e uma caneta sem tinta para fazer vincos nas linhas de dobras, para facilitar o ato de dobrar sem amassar o papel. Você passa a caneta sobre a linha com força suficiente para marcar, criar um vinco, um sulco. Assim ficará mais fácil dobrar. Certifique-se que a caneta não tem NADA de tinta e que não voltará a escrever ou pode riscar o papel. Pode usar outro objeto, fino e que faça o mesmo efeito sem alterar o papel. Eu uso uma pinça fina que tenho, mas pode ser até uma faca sem fio.
Fontes

8 comentários :

Roberto Ricart disse...

O que foi que você usou para improvisar os dentes?

Patrick disse...

Oi Roberto

Cartolina comum. Recortei do tamanho certo da mandíbula e um a mesma quantia que os dentes tem de comprimento deixei de sobra para poder colar por dentro da boca. Aí basta olhar num desenho e recortar os dentes meio parecidos. Cola na boca dos dois lados e pronto.

ONAI ONAI disse...

Cara, muito legal. Vou ver se depois consigo montar algum também.

Niels Nate disse...

muito legal!

a maioria dos dinossauros, alias, todos os citados, foram redusidos, mais se fizessem o compsognato, é capaz que ficasse em tamanho natural.

Murillo Missaci disse...

Cada página dos PDFs você imprimiu em cartolinas inteiras ou em papel A4? Obrigado.

Patrick disse...

Oi Murillo

Eu cortava cartolinas em pedaços menores, do tamanho de uma folha A4 e imprimia 1 folha do PDF por "cartolina A4".

Murillo Missaci disse...

Ah, e por exemplo, imprimindo todas as páginas em cartolinas, todas as peças ficam na mesma escala?

Patrick disse...

Sim, fica certinho. 1 página do PDF por folha A4 (cartolina cortada em tamanho A4).