Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Terópodes

Hoje conhecemos mais de 1000 espécies de dinossauros, grandes e pequenos, com dietas e formas variadas, que viveram espalhados em diversas áreas do mundo. Como os animais atuais, o homem criou termos que pudessem classificar estes répteis extintos, alguns deles em um grupo, outros em outros, mas todos os grupos no final se juntam dentro de um reino apenas, o Reino Animalia ou Reino Animal.
Hoje, pretendo abordar nesta postagem apenas um grupo de dinossauros, os quais têm características em comum, o que faz com que sejam inseridos no mesmo conjunto de animais, os Terópodes.
A palavra Terópode (em inglês Theropoda), significa "Pés de Monstro" ou " Pés de Besta", foi primeiramente usada por Othniel Charles Marsh, seu criador, em 1881, como uma subordem, para incluir a família Allosauridae.
Pés de um Tyrannosaurus rex, parece o pé de um monstro?
©
Arte de Gabriel Lio/ Adaptação Patrick K. Padilha

Mais tarde o grupo foi reorganizado como Ordem, para abrigar todos os dinossauros carnívoros, mas além destes, Marsh inseriu no mesmo grupo os ancestrais dos Saurópodes, pequenos e médios herbívoros com pescoço mais fino e longo, mas que para sua época eram bem grandes, pois a maioria viveu no Triássico.
O que não estava nos planos de Marsh, era o fato de o seu grande rival, Edward Drinker Cope já ter criado uma Ordem para agrupar os dinossauros carnívoros, chamada Goniopoda, que significa "Pés com ângulo", devido ao ângulo do pé, que somente fica apoiado nos dedos. Então a denominação de Cope deveria ser usado por ter sido criado antes, em 1866.
Mesmo assim, o "Theropoda" criado por Marsh, teve grande utilidade na classificação, a partir da aparência dos pés dos dinossauros, que segundo eles se assemelhavam aos pés de um monstro.
Estes dinossauros são classificados da seguinte forma, a começar pelo reino:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem:
Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem:
Theropoda
A seguir, a subordem Theropoda se subdivide em 6 Infraordens, que por sua vez se subdividem em clados, famílias e superfamílias, são elas as seguintes.

Obs:
Abaixo estão somente 5 Infraordens, a 6º é chamada Aviale, composta pelas aves, não é citada.

Subordem Theropoda
  • Agnosphitys
  • Chindesaurus
  • Guaibasaurus
Infraordem Ceratosauria
  • Família Ceratosauridae
  • Superfamília Abelisauroidea
  • Superfamília Coelophysoidea
Clado Tetanurae
  • Superfamília Spinosauroidea
  • Infraorder Carnosauria
  • Superfamília Allosauroidea
Clado Coelurosauria
  • Família Coeluridae
  • Família Compsognathidae
  • Superfamília Tyrannosauroidea
Infraordem Ornithomimosauria
Clado
Maniraptora
  • Família Scansoriopterygidae
  • Superfamília Therizinosauroidea
Infraordem Deinonychosauria
  • Família Dromaeosauridae
  • Família Troodontidae
Infraordem Oviraptorosauria

Por algum tempo aceitou-se este termo, mas alguns paleontologistas no início do século XX afirmaram que os dinossauros carnívoros não poderiam formar um grupo natural, assim sendo o termo Theropoda passou a ser ignorado e o termo Saurischia foi empregado. Friedrich von Huene foi um destes paleontologistas, ele criou duas subordens, Coelurosauria (na qual abrigou dos pequenos carnívoros) e Pochypodosauria (para os grandes carnívoros e Prossaurópodes, que eram considerados carnívoros). Com novos estudos, por exemplo, a descoberta do Deinonychus, o primeiro dromaeosaurídeo, publicada por Barnum Brown em 1922, foi proposta a remoção dos dinossauros Prossaurópodes do grupo dos dinossauros carnívoros e a reutilização da palavra Goniopoda, para definir novamente os animais, no entanto a ideia não agradou a todos e não foi aprovada.
Somente em 1956 a Ordem até então conhecido como Saurischia foi modificado por Alfred Romer, que a subdividiu em duas Subordens diferentes das anteriores, Theropoda e Sauropoda, classificação que permanece até hoje, com apenas algumas modificações.
Hoje, crocodilos e os herbívoros citados anteriormente não pertencem mais à subordem Theropoda, são considerados parentes mais distantes. Os herbívoros hoje são classificados como Prossaurópodes, ancestrais dos grandes "dinos pescoçudos".
Nesta classificação incluímos hoje os dinossauros bípedes, carnívoros, alguns poucos herbívoros e onívoros. A maioria tem dieta com base em carne, porém no Cretáceo, muitos desenvolveram alimentação exclusivamente herbívora, como é o caso do Therizinosaurus. Outros como o Ornithomimus, Gallimimus eram provavelmente onívoros.
Os animais que compõe esta Infraordem, eram diversificados em alimentação como vimos, também variavam em tamanho, forma e aparência, enquanto os maiores Terópodes chegavam a medir até 17 metros de comprimento (Spinosaurus), os menores, não chegavam a medir um metro como o Epidexipteryx, com 25 centímetros, fazendo com que fossem os menores dinossauros.

Terópodes Tetanúreos
© Frederik Spindler

Legenda dos animais da imagem acima, observe pelo número.
1-Torvosaurus

2-Eustreptospondylus

3-Piatnitzkysaurus

4-Megalosaurus

5-Afrovenator

6-Cryolophosaurus


Alguns deviam ter aparência semelhante à dos répteis e crocodilos, porém, hoje a teoria mais aceita é a de que os dinossauros eram mais próximos das aves do que de répteis. Achados comprovam que algumas espécies tinham penas, ossos ocos e aberturas no crânio, chamadas fenestras, que deixavam o corpo mais leve. Também há restos de dinossauros com fúrcula, um osso do peito, em forma de forquilha, que também é presente nas aves atuais. Você já deve ter visto e ouvido alguém falando do "Osso da Sorte", quando come um frango, um ossinho fino em forma de forquilha, pois é um osso como este que os dinossauros tinham, porém bem maior. Veja abaixo a relação dos animais nos quais encontra-se a fúrcula.
  • Aves.
  • Dromaeosauídeos
  • Oviraptorídeos
  • Tyrannosaurídeos
  • Troodontídeos
  • Coelophysídeos (Syntarsus e Coelophysis)
  • Allosauroides incluindo: o novo allosaurídeo do Monumento Nacional do Dinossauro, Allosaurus fragilis, o qual a fúrcula foi identificada erroneamente por anos como uma gastrália, e o novo carcharodontosaurídeo da Argentina.
Os pés, que deram o nome ao grupo, também são muito semelhante aos pés das aves atuais, com três dedos que tocam o chão servindo de apoio, enquanto o calcanhar fica levantado, como se estivessem andando de salto alto.
Além disto, eles botavam ovos e talvez os menores até chocassem até que os filhotes pudessem eclodir.
Estes animais surgiram no final do período Triássico, foram diversificando-se e evoluindo, até dominarem os ecossistemas do Jurássico e Cretáceo e provavelmente com o decorrer das eras modificaram-se para que se transformassem no que hoje conhecemos como aves.
O paleontólogo Gregory S. Paul, propôs que os terópodes mais evoluídos descendem de aves como o Archaeopteryx, do Jurássico, que teriam perdido a capacidade de vôo e voltado a uma condição terrestre, ao contrário do que geralmente se ouve dizer, pois acredita-se que aves e dinossauros avianos como o Archaeopteryx evoluíram diretamente para aves. Somente mais provas fósseis podem comprovar a tese de Paul, o que nos resta é aguardar as novas descobertas.
Archaeopteryx, uma ave primitiva ou dinossauro?
© Felipe Alves Elias
Provavelmente estes répteis tinham sangue quente, pois seu crescimento parece ser rápido em determinadas épocas da vida, principalmente na juventude. Para crescer rápido, gastam muita energia e assim necessitam repor a mesma caçando e comendo muito. Somente um metabolismo movido à sangue quente suportaria a vida assim.
Outra característica dos Terópodos são os movimentos limitados pela sua anatomia, como os movimentos dos membros anteriores por exemplo, que eram restritos à poucos movimentos de dedos. Os ossos do braço não permitiam que o animal girasse o punho, como os mamíferos primatas, então a palma da "mão" ficaria voltada para trás, ou para dentro do corpo, não permitindo nenhuma manipulação de objetos ou presas.
Somente alguns poucos dinossauros predadores tiveram dedos móveis e mais flexíveis, como os mais primitivos Dilophosaurus e Herrerasaurus ou alguns maniraptores, como Deinonychus ou Velociraptor, pois dispunham de um osso no punho em forma de meia-lua.
Os grandes Terópodos poderiam ter dificuldade em correr e fazer curvas durante a corrida, devido ao comprimento do peso e à massa distribuída em apenas um ponto de apoio.
Mesmo com estes pequenos problemas, os animais que compõe esta categoria de seres vivos foram incríveis, até hoje são aclamados como grandes predadores e povoam a imaginação de crianças e adultos no mundo todo. A cada ano novas descobertas nos revelam animais mais impressionantes, do já muitíssimo conhecido Tyrannosaurus rex, ainda tido como o "Rei dos Dinossauros" até o maior raptor já descoberto, o Austroraptor recentemente descoberto na Argentina, variando de tamanhos, formas e até de "enfeites" como cristas e penas, os Terópodes são tema de diversos livros, filmes e desenhos animados, utilizados como vilões na mídia, geralmente perseguindo os protagonistas nos filmes ou como "chefes" a serem derrotados em jogos de vídeo-game. O que importa é que a cada dia que passa, novas pessoas interessam-se nestes incríveis animais, procurando conhecê-los ao fundo. Sem dúvida, estão entre os mais impressionantes seres vivos que já viveram no Planeta Terra.

Fonte

0 comentários :