Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 2 de março de 2008

Nigersauro: o novo velho

© Divulgação

Bem, o Nigersaurus, da família do Diplodocus, tem 15 metros de comprimento, tinha esquisitices anatômicas, como uma boca em forma de aspirador, centenas de dentes minúsculos, pescoço longo e ossos cranianos tão finos que chegavam a ser translúcidos. Para conhecer mais sobre as bizarrices deset dino, leia a postagem inteira.

O paleontólogo Paul Sereno começou a seguir a trilha dessa enigmática criatura na década de 1990, no nordeste do Níger e só agora em 2008, 18 anos depois se chegou a uma conclusão de como era esse dino estranho. Por isso no título da postagem eu o chamei de "o novo velho", pois sua aparência verdadeira é nova, mas sua descoberta é do ano em que eu nasci, ou seja, 1990.
O Nigersaurus tinha um focinho largo e truncado, que servia pra que ele pudesse pastar bem perto do chão, como um cortador de grama. Na boca 600 dentes que parecem incisivos de criança, estavam apinhados, com uma única fileira de mais de 50 deles em cada maxilar, prontos para serem usados a qualquer momento. Uma tomografia revelou a existência de até oito conjuntos adicionais atrás de cada dente, de modo que os novos dentes pudessem substituir de imediato os que se gastavam. No ponto em que os músculos do maxilar se fixam no crânio, o osso é tão fino quanto uma folha de papel. "A boca dele parece mais adequada para apertar que para morder ou mastigar", diz Sereno, sugerindo que os dentes deslizavam uns sobre os outros, como as duas lâminas da tesoura.
Como foi possível recuperar quase 80% do esqueleto do dinossauro, dispomos do retrato de uma bem ajustada máquina de comer, projetada para cortar plantas macias que cresciam à beira dos rios existentes na região que hoje é o flanco meridional do Saara. O longo pescoço teria permitido ao Nigersaurus dominar uma enorme área de vegetação, sem precisar dar um único passo.
Várias dessas características, presentes de forma exagerada no Nigersaurus, reaparecem, após intervalos de milhões de anos, nos seus primos diplodocídeos, os quais prosperaram em quase todas as áreas terrestres importantes. De acordo com Sereno, isso indica que essa estratégia de alimentação surgiu, em forma primitiva, muito antes. Mas poderia essa tendência evolutiva na direção da perfeita máquina de comer ter, em última análise, levado à extinção da linhagem?
"A seleção pode favorecer uma especialização que se mostra vantajosa no curto prazo, mas cria vulnerabilidades em períodos maiores", diz o biólogo David Jablonski. Nunca saberemos com certeza se o Nigersaurus foi mesmo vítima da própria estranheza. Enquanto durou, esse gigante devorador de samambaias revelou-se bizarro e belo.

Nigersaurus
©
Todd Marshall

Fontes

5 comentários :

sil disse...

A grafia do nome do dinossauro está incorreta. Deve ser Nigersauro com um s só.

"Essa dupla [rr e ss] só aceita ser usada entre vogais (a,e,i,o,u) e nunca aceitam ser enrroladas (escrita incorreta) ou enssaboadas (escrita incorreta).
Nunca se esqueça : RR e SS só são usadas entre vogais."

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2439833

Patrick disse...

Oi Sil
Obrigado pelo aviso, nem havia percebido esse erro no uso do SS. É comum o uso desta terminação "ssauro" no final dos nomes de dinossauros quando os mesmos nomes são alterados do latim para o português. Virou padrão sempre escrever com dois "S" para ressaltar a pronúncia. Será que se mudar não vai confundir as pessoas que não saberão que a pronúncia é de "S" e não de "Z" como em ASA. Aliás não há concenso sobre qual o modo certo de traduzir os nomes do latim para o português quando se tratando de dinos, por isso eu prefiro fazer assim.

sil disse...

Oi, Patrick, há uma regra na língua portuguesa de que se há consoante antes da letra s ou r, o som é de "ss" e "rr" como em "cansaço", "adversidade", "Conrado". Desculpe a implicância, é que sou revisora de texto de uma editora de livros infantojuvenis. Há muitos livros sobre dinossauros e quando fui pesquisar sobre este Nigersauro apareceu como Nigerssauro e achei muito estranho. Como há a regra, mesmo que ninguém conheça, acho importante usá-la, não haverá confusão e nem a anomalia de três consoantes juntas e as crianças não aprenderão errado. O que você acha?

Patrick disse...

Mudei o nome do dino Sil. Obrigado pelo aviso. Vou prestar mais atenção. Por favor, corrija sempre que encontrar erros no Ikessauro. FAço o meu melhor, mas quando se trata dessas palavras que provém do latim ou grego, que é o caso dos nomes científicos, fico meio confuso. De qualquer maneira sua ajuda é extremamente bem vinda. Abraço.

sil disse...

Disponha e também vou pedir sua ajuda nas dúvidas sobre dinossauros.