Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 2 de março de 2008

Descoberto o menor pterossauro do mundo

Nemicolopterus crypticus
© Michael Skrepnick
Os pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) apresentaram a alguns dias atrás o menor pterossauro já descoberto até hoje. O fóssil foi encontrado na China, em rochas sedimentares de 120 milhões de anos. Para saber o que brasileiros tem a ver com a história e aprender mais sobre o bichinho basta expandir a postagem.

Batizado de Nemicolopterus crypticus (que em grego significa "habitante voador escondido do bosque") é do grupo conhecido como Dsungaripteroidea, uma família de répteis voadores mais desenvolvidas. A esta família também pertencem os últimos pterossauros a voarem no planeta antes da extinção. Nesta família o exemplo mais conhecido é o Quetzalcoatlus que chegava a mais 10 metros de envergadura.
O Nemicolopterus tinha apenas 25 centímetros de envergadura e era diferente dos outros pterossauros, pois possuía garras curvas para se agarrar nas árvores onde vivia comendo insetos. Antes acreditava-se que os pterossauros não viviam em árvores e em florestas, apenas em locais abertos e se alimentando principalmente de peixes. A descoberta foi uma parceria de paleontólogos brasileiros e chineses que receberam doações para financiar as escavações. O fóssil verdadeiro ficará exposto num museu chinês, mas o Museu Nacional do Rio de Janeiro ganhará uma réplica do fóssil e contará também com réplica do esqueleto e uma escultura em 3D que serão expostos no museu.

Fonte

0 comentários :