Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 5 de julho de 2008

Gallimimus

© Sérgio Perez



Veja quando viveu o Gallimimus!
Descoberto em 1970 na Mongólia, mais precisamente no deserto de Gobi, o Gallimimus bullatus é um dos mais famosos "dinossauros avestruz" já descoberto. Ele chegava a medir até 6 metros de comprimento, era de dieta onívora, ou seja comia tanto plantas como carne e ovos de dinossauros e pequenos animais. Seu nome de origem latina significa "Imitador de galinha". Esse nome foi concebido por três paleontólogos e paleontólogas dois anos após o descobrimento do fóssil, os paleontólogos eram R. Barsbold, H. Osmólska e E. Roniewicz. A espécie G. mongoliensis foi nomeada mas nunca confirmada, segundo estudos era menor chegando a 4 metros e agora já é considerada como sendo outro gênero de ornithomimosauridae.

© Brian Franczak


Reconstrução de esqueleto de G.bullatus
© L. Kalla
O galimimus tinha um corpo parecido com a avestruz em quase tudo, pequena cabeça, pernas longas e fortes para correr, bico desdentado, braços curtos com um a mão pequena e ao contrário da ave atual, anteriormente citada a cauda era longa. Usada para como contrapeso, a cauda ajudava na hora de correr, tanto para caçar quanto para fugir de predadores, pois o galimimus podia correr muito devido às longas pernas e poderosos músculos que eram muito bem distribuídos num corpo esguio. A possibilidade de que tivesse penas não é descartada, embora no fóssil nada demonstre ser penas.


Copyright M. Shiraishi
Sua velocidade exata é desconhecida mas sabe-se que corria bem, tanto que no famoso filme Jurassic Park ele aparece correndo num descampado, quando são atacados pelo Tyrannosaurus Rex. O Galimimus é famoso, inclusive aparece em várias coleções de brinquedos que reproduzem dinossauros.

Arte conceitua de Gallimimus bullatus para Jurassic Park

2 comentários :

Enrico disse...

puxa me emocionei com os gallimimus do jurassic park quando vi alan correndo achei que ele ia ser atropelado(0

Paulo Vinícios disse...

muito bom patrick eu estou pensando em falar sobre o galimimos no meu blog, mas eu só vou escrever no meu blog o que eu entendi por que eu estou estudando ai depois eu vou postar. eu NÃO vou copiar o que esta no seu blog, só vou colocar o que eu entendi. o seu blog é muito bom continui.