Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aerosteon riocoloradensis: dinossauro respirando como ave?

Aerosteon com diagrama de seus sacos aéreos
©
Todd Marshall
"Ossos de ar do Rio Colorado" é o significado do nome deste dinossauro encontrado na Argentina e que vem trazendo à tona a discussão sobre a respiração dos dinossauros. Você pode saber mais lendo a postagem na íntegra.

Réplica do crânio do dinossauro
© Erin Fitzgerald Desenho da cabeça do Aerosteon
©
Todd Marshall

O dinossauro encontrado na Formação Anacleto na Argentina, tem cerca de 84 milhões de anos de idade e é diferente dos demais terópodes encontrados na América do Sul, como os abelissaurídeos ou carcarodontossaurídeos. Ele pertence a um grupo diferente e tem outra característica que fez com que paleontologistas iniciassem a discussão sobre a respiração dos dinos. Não foi seu pulmão que foi encontrado, mesmo porque nunca se achou nenhum órgão interno preservado em dinossauros, mas seus ossos é que apresentam sacos aéreos usados como auxiliares na respiração. Segundo disseram os paleontologistas, tais sacos eram interligados com os pulmões e podiam ser preenchidos com ar de acordo com a vontade do animal.
Outros dinossauros foram achados com tais sacos, mas nunca nesta quantidade e por isto este animal é tão especial para a paleontologia. Para compreender melhor o uso dos sacos aéreos visite a página do Ciência Hoje das Crianças Online, cujo link está no fim da postagem. O paleontologista Alexander Kellner explica de forma clara e simples como os sacos aéreos funcionam nas aves e qual a semelhança com os do dinossauro.
Ilustração dos ossos encontrados fossilizados
© Reprodução/PLoS ONE
Com 10 metros do focinho à cauda, o Aerosteon devia caçar dinossauros herbívoros de médio a grande porte e pode ser que possuísse penas. Seus ossos aerados estavam espalhados por todo o corpo, e segundo os pesquisadores, só poderiam ser explicado com duas hipóteses, serviam para ajudar na respiração e para tornar o animal mais leve.

Fontes

0 comentários :