Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cinodonte é encontrado no Rio Grande do Sul

Parte do fóssil sendo removido do solo
©
Leo Munhoz

Estudantes de doutorado em paleontologia que faziam pesquisa de campo junto com seu professor, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), encontraram no estado gaúcho um fóssil que parece importante. Confira abaixo mais sobre o achado.

O fóssil parece ser de um Cinodonte, animal que era uma espécie de réptil misturado com mamífero, geralmente datados do Triássico. O esqueleto, ou melhor, o crânio achado, estava às margens da rodovia Pantano Grande (BR - 471), em um bairro chamado Santuário da cidade de Santa Cruz do Sul.

Um simples reconhecimento no local resultou no achado, que levou cerca de um dia para ser removido do solo.

— Por sorte, encontramos parte dos ossos aparecendo. Distribuímos gesso para retirá-lo com segurança e, hoje, voltamos para removê-los. Para nossa surpresa, o fóssil era completo — explicou o acadêmico Téo Oliveira, 27 anos.

Oliveira e três colegas ficarão no local mais algum tempo analisando o terreno. O fóssil será encaminhado para a universidade onde será estudado com mais detalhes.

Fonte

0 comentários :