Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Catalogado novo crânio de Heterodontosaurus

Um crânio de um Heterodontossauro filhote estava guardado em um museu na África, perto do local de seu descobrimento porém sem nem ter sido catalogado. Só agora o fóssil veio à público e os dados sobre o material você confere nesta postagem.

Até hoje eram conhecidos apenas dois fósseis desse dinossauro e ambos de adultos, porém agora com a descoberta deste crânio no Museu Iziko na África do Sul, pesquisadores podem estudar o desenvolvimento do animal e as diferenças de um filhote para um adulto. A descoberta ocorreu quando pesquisadores, entre eles Laura Parro, da Universidade de Chicago ouviram o boato de que um crânio de 4,5 centímetros de comprimento que pertenceu a um filhote de 200 gramas apenas, estava no depósito do museu sul africano citado anteriormente e verificando o boato comprovaram e prontamente iniciaram estudos no fóssil.
Laura Parro e uma réplica do crânio
© Divulgação

Dizem os paleontólogos que o Heterodontossauro tem dentes variados, inclusive caninos afiados, mas a maior parte da sua anatomia é de um herbívoro e o crânio do filhote ajudará a entender a evolução destes animais. Segundo eles, todas as espécies descendem de animais carnívoros e por o Heterodontossauro ser um animal relativamente antigo, que viveu no fim do Triássico e início do Jurássico, ele pode representar a fase de transição de uma espécie carnívora para herbívora, vivendo com uma dieta intermediária e talvez por isso a variedade estranha de dentes, em que cada um tinha a função de mastigar um tipo de alimento.
O "Journal of Vertebrate Paleontology" é que publicará em breve este estudo mais detalhado e segundo disse Richard Butler, do Museu de História Natural de Londres, principal autor do estudo, “A descoberta é importante porque representa a primeira vez em que se se examina como os Heterodontossauros mudavam à medida que cresciam. O exemplar juvenil tinha olhos relativamente maiores e um focinho mais curto na comparação com um adulto. São diferenças iguais às encontradas entre um cão adulto e um filhote”.
Os dentes variados deste dinossauro cujo nome significa "Lagarto de Dentes Diferentes" foram motivo de discussão por muito tempo e alguns afirmavam que era onívoro, comia tanto carne quanto plantas e por isso possuía dentes de vários tipos, outros afirmavam que só machos tinham dentes maiores para luta e para se diferenciar de fêmeas, mas como o crânio do filhote tem já os dentes caninos bem desenvolvidos quer dizer que não eram diferentes de machos para fêmeas, ou seja, ambos os sexos tinham dentes grandes pois caso fossem realmente para dimorfismo sexual estes dentes só cresceriam depois de adultos e não em filhotes.
Um novo mistério surgiu com a descoberta do crânio, pois ao mesmo tempo que esclareceu muitas dúvidas, a questão sobre trocas de dentes foi trazida à tona. Por meio de uma tomografia computadorizada, um tipo de exame de raio X, foi descoberto que os Heterodontossauros não possíam dentes de substituição como outros répteis, ou seja não tinham dentes crescendo sempre e renovando-se como outros dinossauros e tubarões. Eles nesse ponto se parecem mais com mamíferos, pois seus dentes cresciam mais lentamente e se renovavam apenas uma ou poucas vezes, ou até não se renovavam, permitindo que os dentes se organizassem na mandíbula de forma mais forte e resistente como nos mamíferos que geralmente trocam de dentes uma única vez na vida.

Fonte

0 comentários :