Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Titanoboa, a anaconda extinta!

Titanoboa e outros répteis ao fundo
©
Jason Bourque
Descoberta notável para a paleontologia é uma serpente parecida com a Anaconda ou Sucuri, com aproximadamente 13 a 15 metros segundo os paleontólogos, viveu na Colômbia e provavelmente no resto da América do Sul. Lendo o post todo você pode saber o que dizem os paleontologistas a respeito.

Seu nome é Titanoboa cerrejonensis, nome que significa Jibóia Titânica de Cerrejón, que é a mina de carvão onde encontraram os fósseis. Acredita-se que viveu como a Sucuri que hoje habita os rios e pântanos na Amazônia e Pantanal, além de matas dos países vizinhos. Devia se alimentar de crocodilos e tartarugas da época, ou pequenos mamíferos que se aproximassem da água para beber. Dificilmente seria venenosa, um animal deste tamanho usa sua força muscular para espremer a vímita até matar por sufocamento.
Talvez pudesse crescer ainda mais, porém somente fósseis podem comprovar tal hipótese. Não foi encontrado o crânio da cobra, mas as buscas continuarão.
Vértebra da Titanoboa à direita e de uma Anaconda de 5 metros à esquerda
Ray Carson / Universidade da Flórida
O animal viveu logo após a extinção dos dinossauros, no período Paleoceno, que segundo o paleontólogo Jason Head devia ser bem mais quente do que hoje para permitir um crescimento destes na serpente, pois animais de sangue frio se desenvolvem melhor em ambientes mais quentes. Isto pode ajudar a entender o clima da época, que devia girar em torno de 34º de
A estimativa de peso para esta serpente é de 1 tonelada, mas pode ser um tanto exagerada, somente novos estudos podem mostrar se realmente está correta.
Vale lembrar que já foram encontradas animais como estes vivos, seriam estes as cobras Sucuri Verde (Eunectes murinus) e Píton Reticulada (Phyton reticulatus), ambas consideradas enormes, sendo a primeira encontrada no Brasil e em outros países que abrigam parte da floresta Amazônica. A segunda proveniente da Ásia, área da Indonésia e Bornéu. A píton é considerada maior, já encontradas exemplares de 14 metros e quase 500 quilos, comprovadamente com vídeos, fotos e que possivelmente ainda hoje vive em cativeiro.
Sucuris ou como é mais conhecida mundialmente, Anaconda, são praticamente legendárias, há relatos de espécimes enormes, de mais de 15 metros, mas até hoje não se tem comprovação por meio de vídeos, fotos e medições reais que possam comprovar tal tamanho. Caçadores que vinham ao Brasil no início da colonização caçavam estes animais e há relatos de uma Anaconda de até 18 metros, mas parece ser somente história de caçador.

Caso você tenha interesse em ver o estudo publicado oficialmente, pode fazer o download do mesmo em formato PDF, clicando aqui!

Fontes

0 comentários :