Caminhando com os Dinossauros Especial: A Balada de Big Al, é um dos documentários da BBC da série Walking with...
Este especial conta a vida de um dinossauro do momento de seu nascimento ao dia de sua morte. O dinossauro em questão é Big Al, um Allosaurus encontrado nos Estados Unidos, o qual apresentava um fóssil com várias marcas de doenças e ferimentos, dando aos paleontólogos uma noção muito boa de como viveu, porque o fóssil estava muito bem preservado. Mergulhe nessa aventura e viva junto com Big Al, lendo o post completo!
Este especial conta a vida de um dinossauro do momento de seu nascimento ao dia de sua morte. O dinossauro em questão é Big Al, um Allosaurus encontrado nos Estados Unidos, o qual apresentava um fóssil com várias marcas de doenças e ferimentos, dando aos paleontólogos uma noção muito boa de como viveu, porque o fóssil estava muito bem preservado. Mergulhe nessa aventura e viva junto com Big Al, lendo o post completo!
Com os restos do Big Al, foi possível reconstruir sua vida toda, até sua juventude, pois ele morreu com apenas 15 anos, que para um Allosaurus é um adolescente entrando na idade adulta.
O documentário tem apenas 1 episódio e um Making off que é praticamente um 2º episódio, e a seguir você confere os resumos de cada um deles.
Episódio: A Balada de Big Al (The Ballad of Big All)O documentário tem apenas 1 episódio e um Making off que é praticamente um 2º episódio, e a seguir você confere os resumos de cada um deles.
O primeiro episódio mostra a vida de Big Al, desde seu nascimento, sua luta pela sobrevivência ainda pequeno, escapando de predadores, encontrando alimento. Primeiramente vemos os ovos no ninho, nasce Big Al e seus irmãos.
Logo saem explorar o embiente junto com a mãe Allosaurus, mas quando esta precisa ir caçar outro Allosaurus jovem acaba devorando um dos irmão de Al. Depois de escapar Al segue com seus irmãos caçando insetos.
Mostram também uma armadilha natural, uma pequena lagoa com o fundo repleto de um tipo de areia movediça, material que faz os animais atolarem ao tentar beber água. No centro há um Estegossauro e ao seu lado um Alossauro que na tentativa de comer o cadáver do herbívoro também acabou preso. Logo surge outro predador da mesma espécie, uma fêmea, disposta a comer o grande dinossauro de placas preso no lodo. Al observa tudo do alto de uma colina, inclusive presenciando uma nova vítima do lodo, a fêmea de sua espécie que está se aventurando em busca da presa fácil.
Depois Al entra junto com vários de sua espécie em uma caçada a um gigantesco Diplodocus doente, que viaja com o bando através de uma planície de sal, onde antes havia um mar. Após algumas horas conseguem capturar a presa e fartam-se com comida.
Big Al está crescendo e entrando na maturidade sexual, seu instinto indica que ele precisa achar uma parceira, sua crista sobre os olhos fica com cores vivas. Encontra uma fêmea, maior que ele e tenta investir em um cortejo, mas ela não está disposta a acasalar com Al e diante de sua insistência inicia uma violenta luta, machucando o jovem e inexperiente macho.
Mesmo ferido, Al ainda pode sobreviver, agora com mais experiência, ele nunca mais enfrentará outra fêmea maior. Sua busca eterna por comida o leva a atacar os Driossauros, mas numa passada errada bate em uma árvore seca e acaba machucando o pé gravemente. Sem poder caminhar direito, muito menos correr, acaba ficando fraco demais e sem comida ou água por perto cai no leito seco de um rio, a esperar o momento da morte, que logo chega.
Durante este episódio mostram como é que ele sofreu os ferimentos que deixaram vestígios nos ossos. Claro que não há como ter certeza como tudo ocorreu, mas as teorias apresentadas são muito boas.
Neste episódio aparecem vários dinossauros, sendo eles:
Making of: Big Al Descoberto (Big Al Uncovered)Neste episódio vemos como tudo foi feito, de onde vem as evidências, como filmaram a vida de Big Al. Mostram sua descoberta, onde foi encontrado, como estava o fóssil e focam nas características dos ferimentos encontrados nos ossos, e quais destes tinham maiores marcas de doenças entre outras curiosidades, que levaram os produtores a escolher este espécime para ser o astro do documentário.- Apatosaurus
- Ornitholestes
- Allosaurus
- Estegossauro
- Othnielia
- Dryosaurus
- Diplodocus
- Anurognathus
- Brachiosaurus
Na versão em DVD, temos ainda como extras a galeria de fotos entre outras opções, como seleção de cenas pelo menu.
Foi lançado um livro infantil chamado Allosaurus: The Life and Death of Big Al, que tem algumas diferenças, como por exemplo, o fato de no documentário um Alossauro macho jovem ter devorado os irmãos de Al, enquanto que no livro é um Ornitholestes. No livro o Estegossauro aparece vivo e tentando afastar o par de Alossauros que seguem para devorá-lo. No filme ele já está morto. Ele caça alguns Driossauros no programa, que foram substituídos pelos Othnielias no livro, além de que ele tropeça em um monte de terra e machuca o pé, em vez de bater em um galho de árvore como no show.
A BBC elaborou um game muito legal, que chega a ser viciante. É muito simples, mas demorado para terminar e temos de jogar online no site. Você que vai jogar será o Big Al, ainda filhote e precisa seguir por uma espécie de tabuleiro que representa o local onde ele viveu e ali encontra perigos, comida entre outras aventuras. O objetivo é fazer ele crescer, caçar, reproduzir-se antes de morrer. Se desejar jogar, acesso o site "BBC - Big Al Game" e jogue à vontade, de graça!
Fontes
- WWDS: The Ballad of Big Al em DVD
- Wikipedia - The Free Enciclopedia
0 comentários :
Postar um comentário