Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vulcão causou catástrofe há 26 milhões de anos

Época: 260 milhões de anos atrás
Local: Sudoeste da China
Situação: Catastrófica!

Bem, parece coisa de filme ou uma brincadeira doida, mas é verdade, aconteceu mesmo uma enorme catástrofe no sudoeste da China há 26 milhões de anos, incidente este que extinguiu a vida marinha da época, pelo menos a maior parte. Leia o resto da postagem e descubra como tudo aconteceu.

Isto foi dito na revista Science, em um artigo afirmando que uma erupção vulcânica devastadora ocorreu naquela época, o que foi determinado porque a camada de rocha formada pelo magma do vulcão caiu direto na água, no meio do oceano, formando uma camada de rocha com diversos fósseis de animais marinhos, conjunto de fatores que facilitou a datação.
O vulcão deve ter lançado cerca de um milhão de quilômetros cúbicos de lava e liberou grandes quantidades de dióxido sulfúrico na atmosfera, o que e prejudicou a vida em todo o planeta.
De acordo com paleontólogos da Universidade de Leeds, no Reino Unido, que estudaram o caso, o magma tinha baixa viscosidade, o que contribuiu para que fluísse mais rápido do vulcão, caindo direto nas águas rasas do mar, o que causava uma enorme explosão, como se jogássemos água em uma frigideira quente.
Todo o dióxido sulfúrico liberado se acumulou e formou nuvens que ao resfriarem, causavam chuvas ácidas por todo o planeta, o que pode ter contribuído para a extinção de diversos animais, como nota-se claramente no registro fóssil da época.


Fonte


0 comentários :