Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pesquisadores dizem que Saurópodes estão com postura errada

Pesquisadores britânicos publicaram um artigo na revista acadêmica Acta Paleontológica Polonica, dizendo que representações de dinossauros Saurópodes, os herbívoros de pescoço longo, que aparecem na mídia e nos museus estão incorretas. Segundo eles, os saurópodes teriam o pescoço levantado para cima, na vertical, como um cisne e não na pose usualmente retratada, que mostra o pescoço na horizontal. Para saber mais sobre isto, leia o resto da postagem.

Segundo eles, dinossauros deste grupo apresentados em filmes, séries e até em museus, estão com o pescoço na posição horizontal, seguindo a altura do corpo, o que seria incorreto. Eles, os pesquisadores, até dizem que ficaria mais bonito o dinossauro retratado com o pescoço na vertical, pois como nos cisnes, formaria uma graciosa curva em "S".
Mike Taylor, da Universidade de Portsmouth, é o líder da equipe que estudou diversos dinossauros e animais atuais para comparar e chegar a uma conclusão. Segundo ele, o animal ficaria a maioria do tempo com o pescoço erguido e a base deste seria fortemente curvada para cima.
Esta afirmação provocou alvoroço na comunidade paleontológica, sendo que até o Museu de História Nacional de Londres se pronunciou de imediato: "As críticas de que vários museus apresentam dinossauros em posições erradas não fazem sentido", disse Paul Barrett, um dos pesquisadores do estabelecimento. "Eu suspeito que nenhum museu tem um saurópode montado em uma posição que não pudesse atingir". Segundo Barret, o pescoço deles pode ter sido vertical "de tempos em tempos", mas eles ainda eram capazes de abaixá-lo para beber.

É pessoal, agora resolvi dar o meu palpite na matéria. Do meu ponto de vista, alguns saurópodes tinham pescoço na vertical, como o Brachiosaurus, outros o mantinham horizontalmente, como os Diplodocus. No entanto, uma coisa eu tenho que concordar com os britânicos, a curva em S do pescoço de um dinossauro fica bem mais legal do que estendido na horizontal. Mas só nos resta esperar novos estudos e novas descobertas para saber com mais precisão como era realmente a postura do pescoço dos Saurópodes.


Fonte


0 comentários :