Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



quinta-feira, 23 de julho de 2009

Alguns dinossauros conseguiam vivem em tocas

© Divulgação

Você já tentou imaginar como viviam os dinossauros que nasciam em locais muito frios e não podiam migrar para outro mais quente? Pois é, na época dos dinossauros, o planeta estava com bem menos áreas frias do que hoje, mas assim mesmo, a parte que hoje é a Austrália e Antártica.
Clique para expandir a postagem e confira mais sobre esta descoberta intrigante.

Paleontólogos encontraram a resposta para isto, ou pelo menos o que parece uma resposta. Na Costa sudeste da Austrália, o paleontologista Anthony Martin da Universidade de Emory encontrou uma caverna no solo que parece ter servido de toca a dinossauros. O buraco que pelo tamanho, 182 x 30 centímetros, e a julgar pela datação das rochas e pelo seu formato, cavada em solo com a entrada na margem de um rio e com um corredor em espiral que leva à câmara subterrânea, acredita-se que fossem Ornitópodes que se escondiam do frio e de predadores enfiando-se na toca. Este abrigo data de 110 milhões de anos atrás, sendo a toca de dinossauro mais antiga já descoberta.
Martin acredita que a toca era o artifício que o animal usava para driblar o frio intenso, que vinha da Antártica, já que a Austrália estava praticamente grudada nela. Poucos imaginam dinossauros em climas frios, com neve e gelo, mas pode ter ocorrido, talvez os pequeninos escavadores usavam o buraco para hibernar.
A primeira toca de dinossauros foi descoberta nos Estados Unidos, em 2006, no estado de Montana, e foi uma descoberta importante. Com idade aproximada de 95 milhões de anos, a toca foi achada por uma equipe, da qual Martin também participou. A toca australiana é bem parecida em tamanho e forma com a americana e isso pode indicar que dinossauros semelhantes em lugares totalmente opostos tinham comportamentos parecidos. Na América do Norte, os dinossauros deviam cavar para esconder os filhotes ou ovos, pois o clima era quente, mas predadores não faltavam.
A descoberta da nova toca deu origem a um artigo que foi publicado na edição deste mês do periódico científico Cretaceous Research.

Fonte

1 comentários :

Bruno disse...

eae ikessauros blz,vc ja está no meu blog entre no meu blog e me link blz!