Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



domingo, 23 de agosto de 2009

Descoberto raptor com braços curtos

Galera, descobriram um dinossauro da família Dromeosauridae na China, mas com características diferentes das esperadas, como você pode conferir lendo toda a postagem.

O terópode foi batizado como Tianyuraptor ostromi e tem algumas características que o diferenciam dos outros raptores encontrados no que era a Laurásia, o supercontinente do hemisfério norte. Não que ele seja completamente diferente, pois compartilha características que só estão presentes nos raptores de Liaoning, porém ele apresenta partes da anatomia semelhantes às de raptores da Gondwana, o supercontinente do hemisfério sul, o que reduz a lacuna evolutiva entre os dois grupos.O animal foi descoberto nas Formações Jiufotang e Yixian de Liaoning - China, sendo datado do Cretáceo Inferior a partir de um esqueleto quase completo.
© Nobu Tamura

Uma coisa interessante neste dino é que sua fúrcula é bem menor que a dos outros e consequentemente seu braços são proporcionalmente menores. Com isto, a capacidade de voo, mesmo que planado em animais deste grupo seria nula, ao contrário de outros microraptorídeos que são conhecidos por sua provável capacidade de voar. Tais diferenças mostram que durante a evolução dos maniraptoriformes, os animais se diversificaram em animais de diversos tamanhos e eram anatomicamente variados também, o que prova que o Cretáceo inferior não tinha algumas espécies de raptores, mas sim muitas delas.

Fonte

4 comentários :

deck disse...

qual as diferenças Anatomicas(Fisicas) dos Raptores dos dois Super Continentes,pois na postagen
voçe mensonou que avia diferenças

Patrick disse...

Oi Deck
A principal delas é o tamanho dos membros dianteiros (braços), que nos raptoriformes chineses são na maioria longos e nos raptores da Gondwana, como os achados na Argentina, tem braços bem mais curtos e menos adaptações ao voo do que os parentes asiáticos, que se assemelham mais ainda com aves e suas características de voo. Tanto que alguns raptores pequeninos, como o Microraptor da China, diversas vezes aparece em imagens planando, usando os braços plumados para deslocar-se no ar.

Geckomovies!!! disse...

O texto esta muito bom. E qual a altura e comprimento desse raptor?

Patrick disse...

Oi Henrique
Na fonte que utilizei não diz exatamente o comprimento total.Pelo tamanho de um osso do braço, que media pouco menos do que um Velociraptor, acredito que fossem bem semelhantes em tamanho.