Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Será que em breve conheceremos dinossauros angolanos?

Não entendeu o que eu quis dizer com o título da postagem? Provavelmente você já conseguiu captar o que eu quero passar a todos os visitantes do blog. Pode ser que em breve paleontologistas divulguem descobertas de dinossauros da Angola - África. Saiba mais sobre isto lendo a postagem na íntegra.

Dinossauros da Angola são praticamente desconhecidos, porque até hoje nenhum paleontologista se aventurou a cavar em solo angolano depois que a guerra civil se iniciou em 1975 e que deixou várias áreas do país com o solo recheado de minas terrestres, que explodem facilmente.
Antes da guerra Miguel Telles Antunes, da Universidade Nova de Lisboa e colaborador do Museu da Lourinhã havia pesquisado um pouco sobre vertebrados no país, mas ele é um dos poucos que fez isto e só conseguiu porque naquela época não havia ainda minas espalhadas pelo país.
Agora o paleontologista português Octávio Mateus quer achar fósseis lá, o que com o fim da guerra é mais fácil e menos perigoso. Mateus e Louis Jacobs da Universidade Metodista do Sul, do Texas, viajaram para a Angola a fim de vasculhar o solo somente como reconhecimento, o que inesperadamente rendeu um achado, composto de alguns ossos da perna e pata de um dinossauro, que Mateus julga ser um saurópode do Cretáceo. Além disso eles encontraram fósseis de répteis marinhos, tartarugas e outros animais extintos.
As descobertas ocorreram no deserto da província do Namibe, no sul de Angola, e em barrancos costeiros da província de Bengo e foram armazenadas no museu de Geologia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Alguns fósseis que foram levados para Portugal há alguns anos, onde foram preparados no Museu da Lourinhã e estudados, expostos por certo tempo até serem devolvidos a Angola, o que aconteceu em 2006.
Agora em 2009 as pesquisas continuarão e segundo os paleontologistas, há lugares que prometem render ótimos achados, pois os fósseis são abundantes.

Fontes

0 comentários :