Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



sábado, 26 de setembro de 2009

Dinossauro chinês pode preencher mais um pedaço da lacuna evolutiva das aves

Um dos fósseis encontrados na China
©
Xu Xing


Como já sabemos, fósseis com penas foram muito bem preservados nas rochas da China e por isto frequentemente surgem novas espécies com penas encontradas lá. Um dinossauro pequeno pode indicar a origem das penas e aves, sendo este mais antigo que a ave primitiva encontrada na Alemanha, o Archaeopteryx. Sabia mais sobre este novo dinossauro expandindo a postagem, incluindo sobre sua aparência, descoberta, enfim, o que mais foi divulgado pelos paleontologistas.


Segundo os o Dr. Xu Xing e sua equipe, os fósseis encontrados mostram plumas que podem ser consideradas as mais antigas já encontradas, sendo que datam de uma idade maior que 150 milhões de anos.
A idade destes restos tiram o título do Archaeopteryx de ave mais antiga já descoberta dizem os pesquisadores em seu artigo publicado na revista Nature.
Muitos pesquisadores e leigos punham em dúvida a ideia de que aves surgiram dos dinossauros devido à falta de fósseis mais antigos do que o já citado animal alemão, que apresentassem penas.
A diferença de idade entre o Arqueopterix e os fósseis chineses é de pelo menos 10 milhões de anos, disse Xu Xing, da Adademia de Ciências da China. O animal que foi batizado como Anchiornis huxleyi, apresenta plumagem densa, formando aparentemente 4 "asas" como no Microraptor gui, também chinês.
Reconstituição do Anchiornis
©
Hu Dongyu/AP
O nome do novo animal indicaria que era uma ave, porque o primeiro fóssil estava um pouco fragmentado, incompleto e só com a descoberta do segundo espécime notaram definitivamente que se trata de um dinossauro e este será importantíssimo para definir a origem do voo das aves.
A característica de ter 4 asas indica que pode ser um estágio transicional da locomoção terrestre para a alada, e, consequentemente entre dinossauros e pássaros.

Foi no encontro anual da Sociedade de Paleontólogos de Vertebrados, na Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha que os pesquisadores deram mais detalhes sobre a nova descoberta.
Talves o Anchiornis fosse assim
©
Arthur Weasley

Segundo Michael Benton, paleontólogo inglês de grande prestígio, a descoberta é extremamente importante. “Ao desenhar a árvore da vida, é bastante óbvio que há registros de fósseis com penas anteriores ao Archaeopteryx”, disse ele à BBC News. “Agora essas novas descobertas fantásticas do professor Xu Xing provam isso de uma vez por todas.”
O animal era bem pequeno, medindo só 34 centímetros e com cerca de 100 a 200 gramas de peso, se assemelha muito às aves. Tanto que seu nome significa "Próximo das Aves", como interpretei em uma tradução livre.

O animal viveu há cerca de 144 milhões de anos, onde havia muita atividade vulcânica, e por isto foi tão bem preservado em rochas que são formadas pelas cinzas dos vulcões, as quais formam bons fósseis em 3D.

Fontes

0 comentários :