Às vezes o conteúdo que você procura não está na primeira página. Seja um paleontólogo no Ikessauro e procure aqui o conteúdo que deseja!



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Baleia extinta encontrava comida fuçando no lodo do mar

Mammalodon comendo
© C. Buell
Uma extinta baleia anã parece ter comido de forma estranha, sugando pequenos animais do solo marinho com um focinho curto e sua língua, dizem especialistas. Pesquisadores dizem que o fóssil de 25 milhões de anos é de um animal aparentado com as baleias azuis dos dias de hoje, os maiores animais do planeta Terra. Clique para expandir a postagem e confira mais detalhes sobre esta estranha criatura pré-histórica.

Esse método usado pela baleia extinta deve ter sido um precursor do estilo de alimentação visto nas baleias modernas que usam um sistema de filtragem para comer.
Essas baleias engolem enormes quantidades de minúsculos animais marinhos usando uma espécie de conjunto de cerdas, que crescem no lugar dos dentes.

Mas voltando ao animal extinto, cujo artigo foi publicado no Zoological Journal of the Linnean Society, dizem os pesquisadores neste estudo que o bicho foi encontrado próximo de Torquay, em Victoria - Austrália e nomeado como Mammalodon colliveri.

Os mares da Austrália foram um verdadeiro berço para a evolução de uma grande variedade de pequenas e estranhas baleias que parecem ter vivido em diversos locais diz o Dr. Erich Fitzgerald do Museu de Victoria.

Esse animal, o Mammalodon, tinha ainda dentes pequeninos e não as cerdas vistas nas baleias atuais. Apesar do Mammalodon ter sido descoberto em 1932 e nomeado em 1939, não havia sido estudado profundamente de acordo com os dados do Museu de Victoria, onde os fósseis estão armazenados.
O autor do estudo, o já mencionado Dr. Erich, disse que sua análise do fóssil levou-o à conclusão de que o Mammalodon foi um animal que sugava a comida do meio da lama depositada no fundo do mar.

A ideia poderiam concordar com as observações de Darwin sobre a evolução das baleias em seu livro "A Origem das Espécies".
No livro, Darwin especulou que alguns dos ancestrais mais antigos das baleias modernas devem ter usado a sucção para se alimentar e que isso era um método primitivo que seria transformado na atual filtragem por cerdas das baleias enormes de hoje.
O tamanho do Mammalodon era de só 3 metros de comprimento, mas parece que o grupo evolucionário a que pertenceu era bem diversificado e originou a atual Baleia-Azul.
Mammalodon em vida
© C. Buell

E foi realmente uma baleia anã, mas pesquisas sugerem que seus ancestrais eram bem maiores. O Mammalodon pertence à mesma família que Janjucetus hunderi, cujos fósseis foram encontrados em rochas do período Oligoceno, datadas de 25 milhões de anos atrás na Austrália e parece que o sudeste deste país é o único lugar onde este grupo se desenvolveu.

Fonte

0 comentários :